📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Bayer 04 Leverkusen 2-1 FC Porto: Dragões ainda têm uma palavra a dizer

- Advertisement -

A CRÓNICA:LUÍS DIAZ, O HOMEM QUE DEU ESPERANÇA À EQUIPA

O Bayer 04 Leverkusen recebeu e venceu o FC Porto por 2-1, conseguindo assim uma vantagem importante para a segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa. Apesar do VAR estar no centro da questão – envolvido diretamente nos dois golos alemães -, a verdade é que a formação alemã foi melhor e conseguiu materializar em golos essa mesma superioridade.

A jogar em casa, os alemães entraram bem na partida e nos primeiros minutos deixaram dois avisos: com a bola ao ferro de Havertz e a recarga de Demirbay. Depois da entrada pujante, que não teve reação positiva da equipa portuguesa, o Bayer 04 Leverkusen chegou mesmo à vantagem através de Alario assistido por Bender, com a bola a desviar em Volland. A equipa de Sérgio Conceição tentou reagir, mas o melhor que fez foi um remate colocado de Uribe perto do intervalo. Na segunda parte, era imperial a equipa mudar taticamente, mas as esperanças de remontada caíram por terra logo nos primeiros minutos, com Manafá a cometer um erro grave ao fazer falta sobre Volland dentro da grande área. Chamado a marcar, Havertz dilatou a vantagem. Conceição mudou a equipa, tentou mexer no meio-campo para a equipa ganhar maior criatividade, e surtiu efeito, com Luís Diaz a marcar o golo portista e a relançar a equipa portuguesa na discussão pela eliminatória.

A FIGURA

Fonte: Bayer 04 Leverkusen

Volland – O avançado da formação alemã foi uma dor de cabeça para a defensiva portista, com várias jogadas de perigo, em que a rapidez foi a sua melhor arma. O jogador esteve ainda envolvido diretamente nos dois golos da equipa. Primeiramente ao assistir Alario e depois ao sofrer a grande penalidade que originou o segundo golo do Bayer 04 Leverkusen.

 

O FORA DE JOGO

Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Manafá – A inércia do defesa tem sido enfatizada ao longo da época. Continua a ser uma aposta contínua de Sérgio Conceição, mas continua a desagradar os adeptos e, esta noite, esteve novamente em destaque negativamente. Para além de ter sido várias vezes ultrapassado pelo adversário, ainda esteve na origem do segundo golo da formação alemã, ao cometer a grande penalidade no início da segunda parte.

ANÁLISE TÁTICA – BAYER 04 LEVERKUSEN

Como já era de ter em conta, os alemães são realmente muito fortes ofensivamente e conseguiram, diante da equipa portuguesa, confirmar isso. A jogar em 4x2x3x1, o Bayer 04 Leverkusen conseguiu ter mais posse, mais domínio do jogo e pelas alas criou os melhores lances de perigo. Nos pés de Volland tiveram as melhores jogadas da formação alemã, mas foi Alario e Havertz a serem decisivos. Defensivamente – setor em que a equipa apresenta maiores debilidades -, foi uma noite em que a atenção foi redobrada e apenas num lances de bola parada é que os portistas conseguiram derrubar a muralha defensiva da equipa. Na globalidade, é uma equipa que com rapidez consegue fazer estragos.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Hradecky (7)
Lars Bender (7)
Tapsoba (7)
Sven Bender (7)
Sinkgraven (6)
Aránguiz (7)
Demirbay (7)
Alario (8)
Havertz (7)
Amiri (6)
Volland (8)

SUBS UTILIZADOS

Baumgartlinger (6)
Leon Bailey (6)
Paulinho (-)

ANÁLISE TÁTICA – FC PORTO

A equipa portista apresentou-se a jogar em 4x4x2, mas depois de uma primeira parte muito mal jogada, e a perder por dois golos, o treinador Sérgio Conceição alterou tacticamente a equipa e passou a jogar em 4x3x3. Uma táctica que impulsionou a equipa portista para o ataque e virou consideravelmente a partida, com o FC Porto a beneficiar de várias oportunidades de golo. A saída de Manafá e o recuo de Corona deu maior segurança defensiva à equipa que teve em Luís Diaz e Zé Luís os homens fortes do ataque. Depois de uma boa segunda parte, a equipa portista deixou uma boa imagem daquilo que pode fazer no Dragão.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Marchesín (8)
Manafá (4)
Mbemba (8)
Marcano (7)
Alex Telles (6)
Corona (7)
Sérgio Oliveira (7)
Uribe (7)
Luís Diaz (8)
Tiquinho Soares (6)
Marega (7)

SUBS UTILIZADOS
Zé Luís (7)
Nakajima (7)
Danilo Pereira (6)

Foto de Capa: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Filipa Mesquita
Filipa Mesquitahttp://www.bolanarede.pt
A Filipa é uma apaixonada pelo futebol e, através da escrita, encontrou a melhor forma de viver esse amor. As palavras traduzem as emoções que se sente quando o seu clube entra em campo. Apesar do jornalismo estar cada vez mais subjugado a críticas, é esse mesmo jornalismo que a faz sonhar.                                                                                                                                                 A Filipa escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Boston Celtics batem Utah Jazz com Neemias Queta em bom plano e Derrick White como MVP

Os Boston Celtics venceram os Utah Jazz fora de casa por 129-111, em mais um jogo de NBA. Neemias Queta foi utilizado e voltou a corresponder.

Yassir Zabiri desperta interesse em Itália

A Atalanta está interessada na contratação de Yassir Zabiri. O avançado marroquino tem-se destacado no Famalicão.

5 momentos no futebol lá fora em 2025

Mais um ano no mundo do futebol que acaba e é tempo de fazer um balanço. No futebol internacional, 2025 foi um ano de viragem em alguns setores.

Alverca acerta empréstimo de médio para o Athletic do Brasil

Gian Cabezas está na porta de saída do Alverca. O médio colombiano de 22 anos está a caminho do Athletic, que é treinado por Rui Duarte.

PUB

Mais Artigos Populares

Vítor Carvalho tem interessados em Itália e no Brasil: Braga já definiu preço para transferir o médio brasileiro

O Torino está interessado na contratação de Vítor Carvalho. O médio brasileiro pode deixar o Braga a troco de cinco ou seis milhões de euros.

As 5 melhores contratações do futebol nacional em 2025

Por entre alguns flops, que acabam por ser inevitáveis, houve também contratações que se destacaram pela positiva.

Cristiano Ronaldo fecha 2025 com 957 e sem hat-trick pela primeira vez desde 2009: «Estamos no caminho certo»

Cristiano Ronaldo terminou o ano de 2025 com 957 golos. O avançado internacional português finalizou um ano civil sem qualquer hat-trick pela primeira vez desde 2009.