Belenenses SAD 0-0 FC Porto: Dragão tropeça no Jamor

    A CRÓNICA: UMA MASTERCLASS DE BEM DEFENDER

    Belenenses SAD e FC Porto empataram esta noite, sem golos, no Estádio do Jamor. Em jogo a contar para a 17.ª jornada do campeonato, a equipa de Sérgio Conceição dominou mas não conseguiu desmontar a excelente organização da defesa do Belenenses SAD.

    Numa primeira parte sem qualquer golo, viu-se um Belenenses SAD a criar perigo mais nas costas da defesa portista e um FC Porto com algumas dificuldades pela falta de entrosamento na equipa. As duas grandes oportunidades de golo foram de meia distância por Sérgio Oliveira e Felipe Anderson.

    Na segunda parte, o domínio do FC Porto esbarrou numa defesa do Belenenses SAD bem montada e ainda melhor organizada. Aos 86’, Nanú tem um choque aparatoso com Kritciuk e deixa o relvado de ambulância. A partir daí, os dragões não mais conseguiram voltar ao jogo e o Belenenses SAD soube jogar com o momento.

    Com este resultado, o FC Porto deixa dois pontos em Lisboa e pode ver o líder Sporting CP aumentar a vantagem para seis pontos. O Belenenses SAD conquista um precioso ponto na fuga aos lugares de despromoção.

    A FIGURA
    belenenses SAD FC Porto
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    Defesa do Belenenses SAD – A linha da retaguarda da equipa orientada por Petit, mostrou-se muito segura e bem organizada durante o jogo todo. Extremamente concentrados, os defesas do Belenenses SAD souberam suster os períodos de maior fulgor atacante do FC Porto e concederam pouco espaço entre linhas para os azuis e brancos explorarem.

    O FORA DE JOGO
    belenenses SAD FC Porto
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    Lance aparatoso com Nanú – Num lance de extrema infelicidade, o jogador do FC Porto chocou com Kritciuk e acabou por desmaiar e sair do relvado de ambulância. O Bola na Rede deseja a rápida recuperação ao defesa dos azuis e brancos.

     

    ANÁLISE TÁTICA – BELENENSES SAD

    O Belenenses SAD apresentou-se no habitual 3-4-3, com algumas alterações face ao último jogo (derrota nos Açores frente ao Santa Clara). Na defesa, Calila e Tomás Ribeiro entraram para os lugares de Danny Henriques e Rúben Lima. Na linha intermédia, Bruno Ramires saiu do onze e Sithole ocupou a sua vaga. No ataque, Afonso Taira, Richard e Cassierra deram o lugar a Afonso Sousa, Varela e Miguel Cardoso.

    No momento defensivo, a equipa orientada por Petit colocou-se em 5-2-3, com Calila e Esgaio a juntarem-se na linha defensiva aos centrais. O movimento atacante do Belenenses SAD foi maioritariamente através de ataques rápidos, com lançamento longos a explorar a profundidade. Na primeira parte, o tridente atacante da equipa de Petit não se deu à marcação e as trocas frequentes de posição entre Afonso Sousa, Varela e Miguel Cardoso confundiram muitas vezes a defensiva do FC Porto.

    Na segunda parte, Petit equilibrou a equipa com as substituições que fez, refrescando os três setores. A equipa do Belenenses SAD mostrou-se bastante coesa no momento defensivo, deixando pouco espaço entre linhas para o adversário explorar.

     

    11 INICIAL E PONTUAÇÕES

    Kritciuk (8)

    Gonçalo Silva (7)

    Henrique (7)

    Tomás Ribeiro (8)

    Calila (5)

    Cafu Phete (6)

    Sithole (5)

    Tiago Esgaio (7)

    Afonso Sousa (5)

    Varela (6)

    Miguel Cardoso (7)

     

    SUBS UTILIZADOS

    Cassierra (5)

    Taira (5)

    Rúben Lima (4)

    Bruno Ramires (4)

    Richard (-)

     

    ANÁLISE TÁTICA – FC PORTO

    A equipa de Sérgio Conceição apresentou-se num claro 4-4-2 com Taremi e Evanilson a compor a frente de ataque. Felipe Anderson era o médio ala que tinha uma maior liberdade para se juntar à dupla Sérgio Oliveira e Uribe, enquanto Fábio Vieira se fixava no corredor direito.

    Devido à falta de entrosamento e às condições do relvado, viu-se uma equipa a tentar procurar a profundidade (de forma muitas vezes desnecessária) oferecida essencialmente por Evanilson (com Taremi a recuar e a posicionar-se de costas), mas também os remates de meia-distância que acabaram por se tornar nas grandes oportunidades de golo. A variação de flanco começou a ser uma alternativa para uma equipa com poucas ideias. Em termos defensivos, foram visíveis algumas dificuldades criadas pela linha ofensiva veloz do Belenenses SAD.

    Já na segunda parte, Luis Díaz acabou por ser a substituição que prometia criar uma irreverência num ataque pouco móvel. A verdade é que mesmo com as posteriores entradas de Marega e Tecatito Corona, o FC Porto não teve capacidade de desmontar a defesa do Belenenses SAD. Foi um dia não só marcado pela incapacidade e cansaço da equipa, como pelo incidente com Nanú que influenciou sem dúvida os minutos finais.

    11 INICIAL E PONTUAÇÕES

    Marchesín (6)

    Nanu (5)

    Mbemba (3)

    Pepe (4)

    Manafa (5)

    Fábio Vieira (6)

    Uribe (6)

    Sérgio Oliveira (6)

    Felipe Anderson (3)

    Evanilson (3)

    Mehdi Taremi (4)

    SUBS UTILIZADOS

    Luis Díaz (3)

    Marega (3)

    Corona (4)

    Zaidu (-)

     

    BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

    Belenenses SAD

    BnR: Petit, na primeira parte os três homens da frente mostraram muita mobilidade e trocaram frequentemente de posição entre si, acabando por confundir as marcações da defesa do FC Porto. Para a segunda parte fixou Varela no meio, ele que tinha estado mais no corredor na primeira parte. O que é que pretendeu com isso?

    Petit: “O Miguel é um jogador mais de profundidade, o Varela e o Sousa são mais jogadores de entre linhas. A dinâmica e a ideia que nós passámos era que o Varela não se desse à marcação dois dois centrais do FC Porto, que são fortes no um para um e na profundidade e que pusessemos ali um espaço nas costas dos dois médios com a profundidade do Miguel, que a defesa pudesse recuar um pouco e aí abrir o espaço.

    Tivemos duas ou três situações na primeira parte que a bola entrou e podíamos ter decidido de outra maneira mas também é como eu disse há bocado, estes três jogadores que jogaram na frente há um mês atrás, tiveram covid. Mais o Richard, são quatro jogadores. Para a frente depois temos o Cassierra e o Chico, que é um menino. De resto não temos muitas opções e eu quis que este ataque fosse mais móvel, que não se dessem à marcação. Não quis pressionar mais alto os centrais do Porto porque sabia que se estivéssemos a desgastar muito o Varela, o Sousa e o Miguel depois eles iam ter muitas dificuldades para aguentar o jogo.

    FC Porto

    Sérgio Conceição não compareceu na conferência de imprensa

     

    Rescaldo da autoria de Frederico Seruya e João Castro

    Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Redação BnR
    Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
    O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Mason Mount no Manchester United de Ruben Amorim: «Sou o primeiro a dizer que preciso de tempo de jogo consistente»

    Mason Mount representa o Manchester United desde a temporada passada. Internacional inglês diz que precisa de mais consistência.

    Nuno Borges bate antigo top-10 e segue em frente na prova: «Hala Madrid»

    Nuno Borges venceu esta segunda-feira o espanhol Pablo Carreño Busta e avançou para a próxima fase do Masters 1000 de Madrid.

    Final da Taça de Portugal deverá ser mesmo jogada no Jamor

    A final da Taça de Portugal deverá manter-se no Estádio do Jamor. Falou-se na possibilidade de decorrer no Estádio do Algarve.

    Louis Saha critica estratégia de Ruben Amorim no Manchester United: «Se fizeres batota com o futebol, o futebol castiga-te»

    Louis Saha criticou o foco do Manchester United na Europa League. Ruben Amorim vai dar prioridade às competições europeias.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Xabi Alonso exige 3 novas contratações caso assuma o cargo de treinador do Real Madrid

    Xabi Alonso é o nome principal para assumir o comando técnico do Real Madrid. Técnico espanhol exige três reforços.

    Leeds United considera trocar de treinador após garantir subida à Premier League

    O Leeds United pensa em despedir Daniel Farke. Clube inglês já fechou a subida à Premier League e prepara a próxima época.

    Manchester United de Ruben Amorim quer vender jogador para atacar contratação de Matheus Cunha

    O Manchester United quer garantir a contratação de Matheus Cunha. Para tal, o emblema inglês pode vender Alejandro Garnacho.

    Kim Min-jae pode deixar Bayern Munique e há vários clubes atentos à situação

    Kim Min-jae não é considerado intocável no Bayern Munique e pode deixar clube no mercado de verão. Vários clubes atentos.

    Al Nassr de Cristiano Ronaldo terá de pagar 140 milhões de euros por alvo que atua na Premier League

    O Al Nassr de Cristiano Ronaldo está interessado numa possível contratação de Mohammed Kudus ao West Ham. 140 milhões de euros.

    Catarina Costa vence medalha de prata nos Europeus de Judo

    Catarina Costa venceu mais uma medalha de prata nos Europeus de Judo. Terceiro vice-campeonato da judoca portuguesa.

    Salvio rendido a Jorge Jesus: «Se for para o Brasil, não tenho dúvidas de que vão voltar a ser muito fortes»

    Eduardo Salvio está atualmente no Lanús, da Argentina. Antigo extremo do Benfica falou sobre Jorge Jesus na Seleção do Brasil.

    Juventus tem 2 opções para o futuro de Tiago Djaló após empréstimo ao FC Porto

    A Juventus não quer continuar com Tiago Djaló no plantel da próxima época. Objetivo é saída em definitivo do português.

    Al Hilal de Jorge Jesus não larga Raphinha e oferece salário de 176 milhões de euros

    O Al Hilal de Jorge Jesus está determinado em contratar Raphinha. Conjunto saudita oferece 100 milhões de euros ao Barcelona.

    Chelsea quer contratar mais um jovem e já iniciou contactos com a Juventus

    O Chelsea quer fechar a contratação de um novo jogador para o ataque. Os blues olham com interesse para Kenan Yildiz.