Belenenses SAD 1-1 FC Porto: Sangue, suor e lágrimas no regresso infeliz do FC Porto ao Jamor

Depois da derrota sofrida frente ao Sporting CP nas grandes penalidades, o FC Porto regressou ao Estádio do Jamor, desta vez para defrontar o Belenenses SAD, em jogo a contar para a 13ª jornada da Liga Portuguesa.

Este é um campo tradicionalmente difícil para os dragões, sendo que o relvado não é um fator favorável ao espetáculo do futebol.

Apesar de não estarem a fazer um campeonato digno da sua história, os azuis – que agora têm a sua casa em Oeiras – vêm de uma importante vitória no reduto do CD Tondela.

Já a equipa azul e branca está num bom momento de forma, com a quinta vitória consecutiva. Recorde-se de que, recentemente, os dragões venceram o Casa Pia AC por três bolas a zero.

O juiz da partida, João Pinheiro, apitou pela primeira vez, e começou a rolar a bola no mítico Estádio Nacional.

Os dragões começaram ativos na partida. Logo aos sete minutos, grande combinação no ataque portista e Otávio esteve perto de inaugurar o marcador.  O destaque vai para a grande visão de Zé Luís, que serviu da melhor forma o brasileiro.

Pouco tempo depois, foi Marega a deixar um grande aviso à defesa dos azuis. O avançado maliano ficou a reclamar grande penalidade, mas o juiz da partida mandou seguir a partida.

Era mais que evidente a entrada em “rolo compressor” do FC Porto, com dez ataques contra dois da equipa da casa. Mas, aos 13 minutos, caiu um verdadeiro balde de água fria para a equipa azul e branca. Grande golo de André Santos que inaugurou o marcador.

Não passou muito tempo e o Belenenses SAD voltou a criar perigo. Valeu Marchesín a defender o remate do ex- FC Porto Licá.

Os comandados de Sérgio Conceição chegaram mesmo a restabelecer a igualdade no marcador, mas João Pinheiro acabou por anular aquele que seria o segundo golo de Loum com a camisola azul e branca.

Aos 29 minutos, Marchesín voltou a ganhar o duelo a Licá com uma grande defesa.

Um minuto depois, o FC Porto beneficiou de uma grande penalidade que foi convertida com sucesso por Alex Telles. O brasileiro voltou a ser feliz na marca dos onze metros em pleno Estádio do Jamor.

No regresso dos jogadores ao balneário, o resultado ditava igualdade no marcador a um golo, o que não refletiu o domínio dos dragões, mas sim as oportunidades criadas por ambas as equipas.

Alex Telles foi o autor do tento que deu o empate à equipa azul e branca
Fonte: FC Porto

Com algum atraso da equipa da casa, iniciou-se a segunda parte do encontro, em que o Belenenses SAD entrou muito melhor do que no primeiro tempo.

Quando o relógio estava quase a dar uma hora de encontro, Licá esteve perto de criar perigo para os homens da casa, mas valeu ao FC Porto a má receção do jogador português.

Aos 65 minutos, grande passe de Otávio para Tecatito Corona, mas o passe do internacional mexicano morreu nas mãos de Koffi.

Sérgio Oliveira nem deixou os adeptos portistas respirarem, mas acabou por levar o individualismo demasiado a sério.

Os dragões estavam cada vez mais a crescer na partida e a encostar a equipa liderada por Pedro Ribeiro à sua área.

As bolas paradas estiveram quase a dar o segundo golo ao FC Porto, primeiro com um grande tiro de Sérgio Oliveira na cobrança de um livre direto, e depois com um “quase” canto olímpico.

Os últimos dez minutos foram de sofrimento total para ambas as equipas, com os dragões a sufocarem completamente o Belenenses SAD, que, por sua vez, ao cair do pano, estiveram perto de marcar o golo da vitória, após aproveitarem a subida de Marchesín.

Mas não houve tempo para mais, e os azuis impuseram o segundo empate para os comandados de Sérgio Conceição no campeonato. Este resultado acabou por espelhar as oportunidades criadas por ambas as equipas, pese embora o sufoco final da equipa azul e branca.

É, pois, hora de refletir e pensar nas próximas batalhas que se avizinham, sendo que uma coisa é certa: o FC Porto já não depende de si próprio na luta pelo título de Campeão Nacional.

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES:

Belenenses SAD: Koffi; Tiago Esgaio, Nuno Coelho, Tomás Ribeiro e Chima Akas; Show, André Santos (73 ’Hakim Ouro) e André Sousa; Licá (86’ Marco Matias) e Silvestre Varela; Mateo Cassierra (69’ Kikas).

FC Porto: Marchesín; Manafá (62’ Nakajima), Pepe, Marcano e Alex Telles; Otávio, Danilo, Loum (62 ’Sérgio Oliveira) e Tecatito Corona; Marega (81’ Soares) e Zé Luís.

João Castro
João Castrohttp://www.bolanarede.pt
O João estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. A sua grande paixão é sem dúvida o jornalismo desportivo, sendo que para ele tudo o que seja um bom jogo de futebol é bem-vindo. Pode-se dizer que esta sua paixão surgiu desde que começou a perceber que o mundo do futebol é muito mais que uma bola a passear na relva.

Subscreve!

Artigos Populares

Irmãos Deus fazem história e alcançam o top-40 do ranking mundial de Padel

Portugal tem, pela primeira, dois jogadores no top-40 do ranking mundial de Padel. Os irmãos Deus estão no 39.º lugar.

Horas decisivas e 5 milhões de euros de distância: o que separa Viktor Gyokeres da mudança do Sporting para o Arsenal?

Viktor Gyokeres está muito perto de uma transferência para o Arsenal. Gunners querem fechar o acordo com o Sporting esta semana.

A festa de Patrícia Morais com os adeptos depois do empate entre Portugal e Itália

Patrícia Morais guiou a festa de Portugal após o empate diante da Itália. Guarda-redes portuguesa celebrou junto dos adeptos.

Orkun Kokçu pressiona Benfica e já escolheu o próximo clube na carreira

Orkun Kokçu quer rumar ao Besiktas. O médio turco pressiona o Benfica a aceitar a proposta do clube do seu país natal.

PUB

Mais Artigos Populares

Fechado: Pedro Russiano vai ser o novo treinador do Penafiel, sabe o Bola na Rede

As negociações entre o treinador Pedro Russiano e o Penafiel foram concluídas com o sucesso e o técnico assume a equipa da Segunda Liga.

José Boto pode apresentar demissão no Flamengo: eis o motivo

O futuro de José Boto no Flamengo pode estar a chegar ao fim. Em causa está uma contratação cancelada pelo clube brasileiro.

Alvo do Benfica falha apresentação aos trabalhos no Lyon

Thiago Almada não se apresentou aos trabalhos junto do Lyon. Médio não integra lista divulgada pelo conjunto francês.