SC Braga 0-2 FC Porto: Na raça estava a 19.ª Taça de Portugal

- Advertisement -

A CRÓNICA: EM JOGO (QUASE) DE SENTIDO ÚNICO, PORTO NUNCA PERDEU O NORTE E FOI JUSTO VENCEDOR

Não há festa como a da Taça e o ambiente no Jamor horas antes do início do jogo refletia isso mesmo. Piqueniques, cervejas, bifanas e cânticos de parte a parte deixaram os adeptos desejosos de verem novo desfecho da mais histórica competição do futebol nacional.

A identidade de jogo do FC Porto impôs-se na primeira parte, resultando logo em três defesas difíceis de Matheus no primeiro quarto de hora. Este domínio deveu-se muito à astúcia tática da equipa.

O Porto sobrelotava uma das alas procurando uma de duas coisas: superioridade numérica nessa zona do terreno, ou então variar rapidamente de flanco para atacar espaços mais abertos. Isto, aliado a um Pepe seguro na defesa e a uma pressão alta eficaz conferiram uma postura dominante aos dragões.

Artur Jorge avisara que este jogo não tinha margem para erros, mas alguns dos seus jogadores não o terão ouvido e cometeram erros que só retraíam ainda mais a sua equipa.

O SC Braga não conseguia sair a jogar desde trás, procurando por isso jogar longo na frente e ganhar as segundas bolas para poder respirar um pouco. Os guerreiros estavam acanhados no seu meio-campo, muito contra a sua vontade e espírito – só Ricardo Horta assustou Cláudio Ramos no primeiro tempo.

Por seu lado, os azuis-e-brancos também conseguiam progredir em velocidade e os seus avançados isolavam-se graças a movimentos de rotura.

O segundo tempo não trouxe mudanças ao jogo, excetuando uma fundamental: houve logo golo.

Numa jogada de insistência, Otávio isolou Galeno na área, que cruzou rasteiro e André Horta, a tentar impedir o golo de Toni Martínez, acabou por fazer autogolo.

Pouco depois, Wendell foi expulso devido à entrada dura sobre Victor Gómez. Deste modo, Toni Martínez deu o lugar a Zaidu e a equipa atuou em 4-4-1, com Taremi na frente. Já o Braga arriscou, tirando Victor Gómez e Tormena para as entradas de Banza e Pizzi – dava o tudo por tudo.

Os arsenalistas foram então dominantes, mas pacientes. Acercavam-se do último terço do terreno, onde a defesa compacta portista obrigava a um ataque mais lateralizado e pouco incisivo.

Até que aos 78 minutos, Niakaté foi expulso por cometer falta sobre Taremi, que se ia isolar. De seguida, Galeno acelerou na ala, irrompeu pela área e passou para Otávio só ter de encostar para o 0-2. O Porto geriu o jogo a partir daí, tendo Galeno ainda acertado na trave.

O FC Porto vence assim a Taça de Portugal pelo segundo ano consecutivo. A equipa também chega a um inédito trio de taças conquistadas numa época, após ter vencido a Taça da Liga e a Supertaça. Já Sérgio Conceição tornou-se no primeiro treinador na história dos dragões a conquistar 10 títulos pelo clube.

A FIGURA

Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Otávio (FC Porto): Com uma visão de jogo apurada, intensidade na pressão ao adversário e muita lucidez, Otávio também criou a jogada do primeiro golo e fez o segundo. Mais um grande jogo do internacional português.

O FORA DE JOGO

Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Bruma (SC Braga): Vagueou por todo o terreno, mas com pouco critério. Falhou muitos dribles e não tirou proveito da sua velocidade.

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

SC Braga

BnR: Na 1.ª parte o Braga teve problemas ao sair a jogar desde trás e acabou por apostar em bolas longas para avançar no terreno – acha que essa dificuldade em bater a pressão alta do Porto permitiu que o adversário tivesse um domínio mais acentuado no jogo?

Artur Jorge: A verdade é que teve, de facto, na 1.ª parte, maior domínio. Tentámos corrigir e sermos mais iguais a nós próprios na 2.ª parte. Quando pensávamos que o jogo teve ali um período de tempo em que nos seria favorável, quando ficámos em vantagem numérica, tentámos a partir daí arriscar tudo com substituições bem mais ofensivas, tentámos colocar a equipa mais próxima da baliza contrária e no último terço. Depois, com a expulsão do Niakaté e o golo logo a seguir, não o conseguimos.

Já muito perto do fim acabámos por ter as nossas duas melhores oportunidades, com dois remates dentro da área do Banza, mas não foi suficiente para poder discutir aquilo que era o jogo em si.

FC Porto

BnR: Na 1.ª parte vimos o Porto a atacar com muitos homens numa ala e depois variar rapidamente de flanco – fez isso para tentar ter superioridade numérica numa ala e, se isso não resultasse, para explorar o espaço em aberto no outro flanco?

Sérgio Conceição: Faz parte daquilo que é a nossa posição no futebol ofensivo, ou seja, abrir o adversário num corredor e depois sair dessa pressão e conseguirmos mudar para um espaço que nós identificámos no comportamento padrão da equipa do Braga. Eram espaços que nós queríamos explorar e tínhamos jogadores para o fazer.

É um dos momentos do jogo, não é o único, houve outros na minha opinião que foram decisivos, mas esse também é um momento muito importante.

Afonso Viana Santos
Afonso Viana Santoshttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto faz parte da sua vida. Adora as táticas envolvidas no futebol europeu e americano e também é apaixonado por wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Darwin Núñez não joga mais até ao Mundial 2026

Com a eliminação do Al Hilal da Champions League Asiática, Darwin Núñez terminou oficialmente a época na Arábia Saudita, uma vez que não está inscrito no campeonato.

Rodrigo Nogueira assina contrato profissional com o Sporting

Rodrigo Nogueira assina contrato profissional com o Sporting. O jovem médio reforçou a ligação ao clube onde vai continuar a sua formação.

Bruno Fernandes furioso com a arbitragem: «É melhor eu não dizer nada»

Bruno Fernandes mostrou-se dececionado com a arbitragem da partida entre o Manchester United e o Leeds United.

Antigo presidente do Benfica deixa aviso para Rui Costa e garante: «José Mourinho deve continuar»

Manuel Damásio falou sobre a atualidade do Benfica. O antigo presidente das águias garantiu que José Mourinho deve continuar e falou sobre a gestão de Rui Costa.

PUB

Mais Artigos Populares

Luis Enrique avisa sobre a segunda-mão frente ao Liverpool: «Podemos sofrer um golo na primeira parte e o jogo fica em aberto»

Na antevisão da segunda-mão dos quartos de final da Champions League, frente ao Liverpool, Luís Enrique, alertou que não quer excesso de confiança por parte da equipa do PSG.

Jhony Conceição anuncia saída da equipa técnica de Bruno Lage

Jhony Conceição deixou oficialmente a equipa técnica de Bruno Lage. O técnico revelou a sua decisão nas redes sociais.

Gil Vicente e Tondela empatam em final dramático

O Gil Vicente foi ao terreno do Tondela empatar a duas bolas num encontro da 29.ª jornada da Primeira Liga.