Sumário: Como dar capote tático no Benfica | FC Porto

FC Porto Cabeçalho

Banho, batismo, afogamento. Ensinamento, lição, masterclass. Qualquer um dos vocábulos, seguido de “tático/a”, serve para designar aquilo que o FC Porto de Sérgio Conceição fez ao Benfica de – consta – Roger Schmidt. Os 1×1 foram dos dragões. As superioridades numéricas nos corredores, com grande projeção dos laterais, foram dos dragões. O controlo do meio-campo com bola foi dos dragões. O controlo do meio-campo sem bola foi dos dragões.

As bolas paradas perigosas foram dos dragões. Os lances de bola corrida periclitantes foram dos dragões. A construir curto e largo e a acelerar por dentro, o FC Porto dinamitou as linhas encarnadas do primeiro ao último minuto. Ao contrário das águias, que, pela falta de laterais dignos do nome e pela presença de dois médios a construir desde trás, não tem quem ligue o jogo ao último setor, os azuis-e-brancos encontravam quer Pepê, quer Evanilson entrelinhas para ajudar a saltar a pressão.

Arthur Cabral no jogo entre o FC Porto e Benfica.
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Quando não, encontravam um dos laterais bem abertos para criar superioridade e ajudar os alas a provocar desequilíbrios no drible. As dinâmicas de Francisco Conceição e João Mário, já cimentadas, e as que se vão construindo entre Wendell e Galeno – dois dos melhores em campo – não deram hipótese a um Benfica que não tem capacidade para defender as suas laterais.

Ainda antes da expulsão, o FC Porto já parecia jogar com mais um. Com mais um em cada metro quadrado do terreno. A supremacia tática dos portistas foi plena. Foi uma verdadeira lição. Resta saber se Roger Schmidt vai a tempo de aprender.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

João Pereira responde ao Bola na Rede: «Faltou coragem para jogar»

João Pereira analisou o Casa Pia x Sporting. O Bola na Rede esteve em Rio Maior e fez uma questão ao treinador dos gansos.

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Isto não é PlayStation em que a gente vai para a direita e roda os bonecos»

Rui Borges analisou o Casa Pia x Sporting. O Bola na Rede esteve em Rio Maior e fez uma questão ao treinador dos leões.

Alexandre Santana: «Não é pela derrota que vamos ser a pior equipa do mundo»

Alexandre Santana analisou o encontro entre o Casa Pia e o Sporting. Primeira Liga 2025/26 arrancou em Rio Maior esta noite.

Rui Borges elogia vitória do Sporting: «Foi um dos melhores jogos, senão o melhor, desde que estou no clube»

Rui Borges analisou o encontro entre o Casa Pia e o Sporting. Primeira Liga 2025/26 arrancou em Rio Maior esta noite.

PUB

Mais Artigos Populares

Cassiano analisa derrota do Casa Pia: «Tentamos fazer uma pressão mais alta, mesmo sabendo da qualidade da equipa do Sporting»

Cassiano analisou o encontro entre o Casa Pia e o Sporting. Primeira Liga 2025/26 arrancou em Rio Maior esta noite.

Eis os 5 destaques da vitória do Sporting diante do Casa Pia na estreia da Primeira Liga 2025/26

O Sporting venceu o Casa Pia por 2-0 em Rio Maior. Eis os cinco destaques do triunfo dos leões na primeira jornada da Liga.

Sporting arranca ataque ao tricampeonato com vitória sobre o Casa Pia e é o 1º líder da Primeira Liga

O Sporting não teve grandes dificuldades em bater o Casa Pia na jornada inaugural da Primeira Liga. Leões vencem em Rio Maior.