Sumário: Como dar capote tático no Benfica | FC Porto

FC Porto Cabeçalho

Banho, batismo, afogamento. Ensinamento, lição, masterclass. Qualquer um dos vocábulos, seguido de “tático/a”, serve para designar aquilo que o FC Porto de Sérgio Conceição fez ao Benfica de – consta – Roger Schmidt. Os 1×1 foram dos dragões. As superioridades numéricas nos corredores, com grande projeção dos laterais, foram dos dragões. O controlo do meio-campo com bola foi dos dragões. O controlo do meio-campo sem bola foi dos dragões.

As bolas paradas perigosas foram dos dragões. Os lances de bola corrida periclitantes foram dos dragões. A construir curto e largo e a acelerar por dentro, o FC Porto dinamitou as linhas encarnadas do primeiro ao último minuto. Ao contrário das águias, que, pela falta de laterais dignos do nome e pela presença de dois médios a construir desde trás, não tem quem ligue o jogo ao último setor, os azuis-e-brancos encontravam quer Pepê, quer Evanilson entrelinhas para ajudar a saltar a pressão.

Arthur Cabral no jogo entre o FC Porto e Benfica.
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Quando não, encontravam um dos laterais bem abertos para criar superioridade e ajudar os alas a provocar desequilíbrios no drible. As dinâmicas de Francisco Conceição e João Mário, já cimentadas, e as que se vão construindo entre Wendell e Galeno – dois dos melhores em campo – não deram hipótese a um Benfica que não tem capacidade para defender as suas laterais.

Ainda antes da expulsão, o FC Porto já parecia jogar com mais um. Com mais um em cada metro quadrado do terreno. A supremacia tática dos portistas foi plena. Foi uma verdadeira lição. Resta saber se Roger Schmidt vai a tempo de aprender.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Pinto após o dérbi do Minho: «As melhores oportunidades do jogo são nossas»

Luís Pinto realizou o rescaldo do Vitória SC x Braga da 6ª. jornada da Primeira Liga. O encontro terminou com uma igualdade a uma bola.

Shabab Al Ahli de Paulo Sousa vence dérbi e mantém-se na liderança da liga dos Emirados Árabes Unidos

O Al-Ahli, orientado pelo português Paulo Sousa, venceu o Al-Nasr por 1-0 no dérbi dos Emirados Árabes Unidos, com um golo já nos descontos de Sardar Azmoun. A equipa mantém-se na liderança do campeonato, agora em igualdade com o Al-Ain.

Carlos Vicens analisa empate entre Vitória SC e Braga: «Obviamente que não estamos contentes com o resultado»

Carlos Vicens realizou o rescaldo do Vitória SC x Braga da 6ª. jornada da Primeira Liga. O encontro terminou com uma igualdade a uma bola.

António Silva atinge marca redonda na vitória do Benfica frente ao AVS SAD

António Silva somou o jogo 150 ao serviço da equipa principal do Benfica. O defesa-central português foi titular pelos encarnados.

PUB

Mais Artigos Populares

Cristiano Ronaldo enaltece vitória do Al Nassr na Liga da Arábia Saudita: «Queremos mais»

Cristiano Ronaldo deixou uma publicação nas redes sociais. O avançado português enalteceu o triunfo do Al Nassr na Liga da Arábia Saudita.

Lens vence Lille por 3-0: eis os resultados do dia na Ligue 1

O Lens venceu o Lille por 3-0, na 5.ª jornada da Ligue 1. Wesley Said, Florian Thauvin e Rayan Fofana marcaram os golos da equipa da casa.

Os destaques do Vitória SC x Braga

Confere os destaques do Vitória SC x Braga. No histórico dérbi do minho, as duas equipas empataram a uma bola.