Sumário: Como dar capote tático no Benfica | FC Porto

- Advertisement -
FC Porto Cabeçalho

Banho, batismo, afogamento. Ensinamento, lição, masterclass. Qualquer um dos vocábulos, seguido de “tático/a”, serve para designar aquilo que o FC Porto de Sérgio Conceição fez ao Benfica de – consta – Roger Schmidt. Os 1×1 foram dos dragões. As superioridades numéricas nos corredores, com grande projeção dos laterais, foram dos dragões. O controlo do meio-campo com bola foi dos dragões. O controlo do meio-campo sem bola foi dos dragões.

As bolas paradas perigosas foram dos dragões. Os lances de bola corrida periclitantes foram dos dragões. A construir curto e largo e a acelerar por dentro, o FC Porto dinamitou as linhas encarnadas do primeiro ao último minuto. Ao contrário das águias, que, pela falta de laterais dignos do nome e pela presença de dois médios a construir desde trás, não tem quem ligue o jogo ao último setor, os azuis-e-brancos encontravam quer Pepê, quer Evanilson entrelinhas para ajudar a saltar a pressão.

Arthur Cabral no jogo entre o FC Porto e Benfica.
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Quando não, encontravam um dos laterais bem abertos para criar superioridade e ajudar os alas a provocar desequilíbrios no drible. As dinâmicas de Francisco Conceição e João Mário, já cimentadas, e as que se vão construindo entre Wendell e Galeno – dois dos melhores em campo – não deram hipótese a um Benfica que não tem capacidade para defender as suas laterais.

Ainda antes da expulsão, o FC Porto já parecia jogar com mais um. Com mais um em cada metro quadrado do terreno. A supremacia tática dos portistas foi plena. Foi uma verdadeira lição. Resta saber se Roger Schmidt vai a tempo de aprender.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Figura de peso do futebol ucraniano crítica Georgiy Sudakov e Anatoliy Trubin

Yozhef Sabo, antigo selecionador da Ucrânia, desvalorizou a ausência do médio do Benfica frente ao Azerbaijão e questionou ação do guarda redes diante da Islândia.

Benfica perde contra o Farense (2-1) mas mantém a liderança da Liga Revelação

O Benfica perdeu frente ao Farense no Estádio Algarve (2-1), num encontro decidido por uma grande penalidade no período de descontos, em jogo da 10.ª jornada da Série B da Liga Revelação.

Roberto Martínez contraria Luis de la Fuente: «O Vitinha foi o melhor»

Roberto Martínez falou aos jornalistas durante esta segunda-feira, de maneira a realizar a antevisão à partida entre Portugal e a Hungria.

Roberto Martínez deixa a crítica: «Ganhar 5-0 e dizer que o adversário é fraco, mas quando ganhamos por menos não jogamos bem, não é...

Roberto Martínez falou aos jornalistas durante esta segunda-feira, de maneira a realizar a antevisão à partida entre Portugal e a Hungria.

PUB

Mais Artigos Populares

Vitinha: «Temos isso bem presente nas nossas cabeças. Podemos carimbar já a qualificação»

Vitinha falou aos jornalistas durante esta segunda-feira, de maneira a realizar a antevisão à partida entre Portugal e a Hungria.

Cristiano Ronaldo tem registo negativo pela seleção de Portugal

Cristiano Ronaldo falhou uma grande penalidade na partida entre Portugal e a Irlanda, contando com uma taxa de aproveitamento inferior aos 70%.

Futuro de Rúben Semedo mais perto de ficar definido

Rúben Semedo está muito perto de rumar ao AVS SAD. O jogador encontra-se livre no mercado desde o final da última temporada.