Carta aberta a Sérgio Conceição

- Advertisement -

Caro míster,

Antes de mais permita-me que, em nome de todos os portistas, o congratule a si e à sua equipa técnica, bem como aos jogadores que briosamente comandou durante esta época desportiva, pelo título nacional conquistado. O 28º da nossa história.

Obrigado. Este título é de todos os portistas, mas é, acima de tudo, seu. E é seu porque o clube estava moribundo e só alguém com o seu carácter e paixão pelo jogo, mas, principalmente, com a sua competência, poderia ser capaz de resgatar um grupo de jogadores que vinha falhando a cada momento decisivo que enfrentava.

Contas no vermelho, uma contratação, meia dúzia de jogadores em final de contrato e outra meia dúzia retornada de empréstimos mais ou menos bem-sucedidos e de quem já ninguém (ou quase ninguém) se lembrava. E assim se iniciou uma época na qual toda a crítica especializada optou por colocar, sobranceiramente, o último lugar do pódio como triste fatalidade para um clube que começava a ver um duradouro ciclo hegemónico terminar. Os arautos do penta reservavam o Marquês, confiando num Benfica forte, mas acomodado nos seus tentáculos, os eternos sonhadores confiavam nos milhões de um Sporting pujante (qual poço de petróleo encontrado para os lados de Alvalade) e nós, o mar azul, acreditámos em si, Sérgio. Aposta ganha.

A união fez a força
Fonte: FC Porto

O FC Porto não foi uma enciclopédia de bom futebol (como já aqui disse) mas desengane-se quem pensa que o clube ganhou este título pela raça. Revolta e uma vontade enorme de vencer, sem dúvida. Mas foi pela competência, sua e dos jogadores, que o FC Porto voltou a vencer contra tudo e contra todos. Chega a hora de citar algumas palavras que lhe enderecei há algumas semanas aquando da vitória na luz: “O FC Porto não é, como já o referi, uma máquina de bom futebol, mas é, sem sobra de dúvidas, uma equipa de autor. A marca do seu timoneiro está bem patente em tudo o que a equipa faz em campo e a forma como este tem sabido gerir os recursos à sua disposição para obter os resultados pretendidos tem sido de uma competência imensurável. Pujança física, busca incessante pela profundidade, largura dada pelos laterais, jogo interior dos extremos, poder aéreo ofensivo e defensivo, rápida e eficiente reação à perda de bola e uma alta rotação constante são tudo impressões digitais de um treinador que recebeu em mãos um navio à deriva e o transformou num porta-aviões. Bravo mister.”

Pedindo-lhe que permaneça como líder do mar azul resta, após os festejos, preparar exigentemente a próxima época que, estou certo, se revelará ainda mais trabalhosa do que a que está prestes a findar. O Sérgio e os seus jogadores terão um alvo nas costas. Todos os canhões dos adversários, da imprensa e de todas essas máquinas de propaganda terrorista estarão apontados ao estádio do Dragão e voltará a ter que ser “contra tudo e contra todos”. Alguns jogadores abandonarão o barco na busca por melhores praias e outros chegarão com créditos, ainda, por firmar. Mas nós, o mar azul, confiamos cegamente no nosso comandante. E começará tudo de novo. Eu quero o Porto Bicampeão.

Termino como comecei. Obrigado míster. Este título é de todos nós. No entanto, este título é seu. Oh captain my captain! 

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Terem Moffi tem plano específico no FC Porto e lesão de Samu Aghehowa abre novas portas ao reforço

O FC Porto está a preparar o regresso de Terem Moffi aos relvados. Avançado fez o último jogo pelo Nice a 30 de novembro.

Tiago Margarido projeta Nacional da Madeira x FC Porto: «São muito fáceis de identificar, mas muito difíceis de anular»

Tiago Margarido fez a antevisão do encontro entre Nacional da Madeira e FC Porto, referente à 22.ª jornada da Primeira Liga.

Sporting vai gerir Nuno Santos e traça plano para o jogador após lesão

Nuno Santos não deve ir a jogo contra o Famalicão. Leões querem ter o ala a 100% para o duelo contra o Moreirense.

Há um ano o CD Nacional x FC Porto valia a liderança e foi o princípio do fim de Vítor Bruno nos dragões

Foi há pouco mais de um ano que CD Nacional e FC Porto se defrontaram pela última vez na Choupana.

PUB

Mais Artigos Populares

West Ham de Nuno Espírito Santo derrota Burton no prolongamento e avança para os oitavos de final da Taça de Inglaterra

O West Ham de Nuno Espírito Santo bateu o Burton por 1-0 e consumou a passagem aos oitavos de final da Taça de Inglaterra.

Eis os 5 clubes que mostraram interesse na contratação de Geny Catamo em janeiro e que podem voltar à carga no verão

Geny Catamo é um dos principais ativos do Sporting e houve interessados no mercado de inverno. Cinco clubes demonstraram vontade em contar com o extremo.

Treinador do Sevilha elogia Odisseas Vlachodimos e aborda futuro do guarda-redes: «Não o pressionem, não se pode falar tanto»

Matías Almeyda deixou elogios a Odisseas Vlachodimos e abordou o empréstimo do guarda-redes, proveniente do Newcastle United.