fc porto cabeçalho

Ontem estive em Vila das Aves. Saí de casa vestida de azul e branco para mergulhar num mar vermelho, um mar vermelho que conheço bem. E, talvez por conhecer bem, sabia que não íamos ter pela frente uma partida fácil. No entanto, contava trazer os três pontos. Mais do que isso, contava ver um FC Porto como nos tem habituado esta época. Não aconteceu! Mas agora, já só pensamos no próximo.

Para além do jogo com o Sporting, em Alvalade, perdemos ontem os primeiros pontos da época. O percurso no campeonato tem sido positivo, pautado pelos bons resultados conseguidos, mesmo que nem sempre acompanhados por um futebol brilhante. Ontem não foi brilhante, de longe, e custou-nos dois pontos na luta pelo principal objectivo do ano: queremos ser campeões. Mas sim, é certo, o mundo não acaba porque empatamos. Não podemos ficar contentes, não estamos com certeza contentes, mas acreditamos que todos vocês, treinador e plantel, têm o que é preciso para aprender com os erros e dar uma resposta já no próximo jogo, sexta feira. Vem aí clássico! Mas antes disso, voltemos à partida da noite passada.

Mais uma vez, o “mar azul” acompanhou-vos e soube fazer o que compete aos adeptos: apoiar. Como se ouviu nas bancadas, apoiar não é apenas bater palmas e festejar quando as vitórias acontecem, é estar “sempre a teu lado, a ganhar ou a perder”. A vossa exibição (dos que jogaram, claro está), deixou a desejar, todos os que assistiram ao jogo, e acredito que vocês também, o saberão admitir. Queremos vencer, sempre, e, para isso, sabíamos que era preciso melhorar. Mas não aconteceu e mesmo assim não se arredou pé até que vocês deixassem o relvado. Mesmo assim, unimo-nos a vocês no momento de reunião já característico dos finais de jogo e ali, naquele estádio onde deixamos dois pontos, estivemos de pé a aplaudir-vos até à vossa ida para os balneários. Nós, adeptos, acreditamos que têm o que é preciso e estamos prontos para regressar ao Dragão sexta feira e, convosco, lutar pelos três pontos.

O “mar azul” tem sido uma constante esta época Fonte: FC Porto
O “mar azul” tem sido uma constante esta época
Fonte: FC Porto

Entretanto, aproxima-se a noite do clássico. Falta menos de uma semana. Pela frente vamos ter um SL Benfica menos vistoso do que em épocas passadas, um SL Benfica ferido com a campanha europeia, mas ainda assim, num jogo desta dimensão, tudo isso é pouco relevante e os pratos da balança estão nivelados na altura do apito inicial. Mas sinceramente, pouco nos interessam as probabilidades.

Sexta-feira é preciso deixar tudo em campo, sem desculpas! Sexta-feira são precisas a garra e atitude que mostram o que é ser Porto, temos que suar a camisola e honrar o símbolo que carregamos, todos, ao peito. Sexta feira temos que mostrar que em nossa casa, mandamos nós! Não se esperam facilidades, mas também não é de facilidades que se fazem as conquistas. Nós, adeptos, iremos fazer a nossa parte, disso podem todos ter a certeza.

Vamos encher o Dragão e estar do vosso lado os 90 minutos. Os campeonatos não se ganham apenas com vitórias nos clássicos, já o sabemos, mas temos que ser francos e admitir que vencê-los tem um sabor especial e nós queremos isso. Queremos sentir novamente o coração a bater a cada remate e colocar à prova o “grito audaz” da nossa ardente voz a cada golo! Queremos ganhar e acreditem, vocês têm o que é preciso! Nós acreditamos e precisamos que vocês também o façam. Lutem até ao fim pelo objectivo de todos nós e, por muitas que as dificuldades sejam, não desistam nunca e saibam que vamos estar convosco até ao apito final, não só deste jogo, mas de todos, até Maio.

Contamos convosco e queremos que saibam, podem sempre contar connosco também!

Foto de Capa: FC Porto

Artigo revisto por: Beatriz Silva

 

Comentários