Carta Portista ao Pai Natal

Querido Pai Natal,

Estamos prestes a terminar mais um ano, mas todos sabemos que isso não acontece sem que primeiro chegue o teu dia, o dia em que todos os olhos estão postos em ti e na tua missão de distribuir sorrisos pelo mundo.

Pois bem, este foi um ano em que nós, portistas, ficamos satisfeitos por nos teres dado ouvidos (depois de quatro anos, já não era sem tempo!). Recuperámos, em maio, o título de campeões nacionais e esse era o principal desejo que tínhamos. Agora, ao olhar para trás e projetar este Natal, percebo que fomos partilhando, na família portista, valores como a união e a solidariedade e esses valores estão entre os meus pedidos para este ano.

Pai Natal, vou ser o mais direta possível e começar pelo principal, aquilo que esta grande família portista verdadeiramente deseja: queremos, em maio, voltar aos Aliados para festejar o bicampeonato. Todos nós temos os nossos pedidos mais pessoais, as futilidades de que nos lembramos sobretudo nesta altura, os pedidos de bens mais essenciais e que nos estão a fazer falta… e tudo isso é importante. Esta é, acima de tudo, uma época para sonharmos e acreditarmos, uma época para tentarmos deixar de lado, nem que seja por dois dias, as coisas más da nossa vida. Para além do Natal, também o futebol, durante o ano, vai fazendo esse papel, o papel de em 90 minutos nos manter distantes do que mais nos preocupa ou assusta. E por isso é desejo da família portista voltar a conquistar o título.

Plantel unido no apoio a Nuno Pinto
Fonte: FC Porto

Mas, como essa é uma prenda que na prática só será entregue em maio, há outras coisas que gostava de te pedir. Uma delas é que nos ajudes a ajudar quem precisa. No mês de novembro o FC Porto desenvolveu uma campanha de solidariedade em que promoveu uma recolha de alimentos. Este tipo de iniciativas são importantes e queremos que continuem a existir. Queremos que o nosso clube, que chega a tanta gente, impulsione este tipo de atividades e envolva os seus adeptos, porque o futebol é mesmo capaz de mover milhares de pessoas.

Depois, não podia esquecer-me das restantes competições em que estamos envolvidos. Pai Natal, sabes há quanto tempo não vencemos uma Taça de Portugal? Desde 2011. Para além disso, há a Taça da Liga, competição que vencemos sabes quando? Nunca. Por isso mesmo, este é outro dos desejos que quero que tenhas em consideração. Ah, e não te esqueças da Liga dos Campeões. Para além do prestígio, esta é uma prova que dá dinheiro, e bem sabes que o dinheiro nos faz falta para termos margem de manobra para gerir o plantel. Sei que vencer a Liga dos Campeões parece impossível, mas pensa bem, talvez também parecesse em 2004 e conseguimos. Ainda assim, vamos pensando num passo de cada vez e, com os romanos pela frente, queremos conseguir por os olhos nos quartos-de-final.

Por último, Pai Natal, um desejo que não envolve o FC Porto mas que tocou o futebol e nos tocou a todos nós. Chama-se Nuno Pinto, é defesa esquerdo do Vitória de Setúbal e está gravemente doente. Sei que tu, como pessoa atenta que és, sabes que aquela é uma doença que, a mim em particular, me diz muito. E como a mim, tenho a certeza que a muita gente neste país. Agora, é uma doença que diz muito também ao Nuno e a toda a sua família. Por isso, Pai Natal, ajuda-os a ultrapassá-la e ajuda o Nuno a acreditar que, entretanto, pode voltar aos relvados e a fazer aquilo de que mais gosta, junto dos seus.

Foto de Capa: FC Porto

Artigo Revisto por: Ana Ferreira

Joana Quintas
Joana Quintashttp://www.bolanarede.pt
O gosto pela escrita e a paixão pelo desporto, particularmente pelo futebol, tornaram claro que o jornalismo desportivo seria o caminho a seguir. A Joana é licenciada em Ciências da Comunicação, gosta de estar atenta ao que a rodeia e tem, por norma, sempre uma palavra a dizer sobre tudo.                                                                                                                                                 A Joana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Brian Brobbey e Bertrand Traoré oficializados no Sunderland

Sunderland finaliza as contratações de Brian Brobbey e Bertrand Traoré por um total de 23 milhões de euros. Ambos os jogadores vindos do Ajax.

Yeray Álvarez suspenso por 10 meses devido a tratamento para a queda do cabelo

O Athletic confirmou a suspensão de Yeray Álvarez. O defesa central ficará fora dos relvados por 10 meses após acusar positivo em teste de doping.

Azerbaijão já definiu o 1º nome para a sucessão de Fernando Santos

O Azerbaijão já pensa na sucessão de Fernando Santos. Gianni De Biasi lidera a lista de selecionadores cogitados para o lugar do treinador português.

Foi a ousadia que permitiu ao Torreense vergar novamente o Benfica | Supertaça Feminina

O Torreense voltou a vencer o Benfica e, num espaço de poucos meses, conquistou o segundo troféu da sua história no futebol feminino português. Na Supertaça, a nova mostra de qualidade individual e coletiva da equipa de Gonçalo Nunes foi sustentada pela ousadia na pressão.

PUB

Mais Artigos Populares

Qatar SC confirma contratação de Presnel Kimpembe ao PSG

Presnel Kimpembe é a mais recente contratação do Qatar SC. O defesa internacional francês deixou o PSG a título definitivo.

Azerbaijão rescinde contrato com Fernando Santos

Fernando Santos já não é selecionador do Azerbaijão. O técnico português deixou a equipa após onze jogos onde não somou qualquer triunfo.

Carolina Correia responde ao Bola na Rede: «Como capitã digo que é fácil liderar esta equipa»

Carolina Correia analisou o encontro entre o Benfica e o Torreense da Supertaça Feminina. Conjunto de Torres Vedras venceu o troféu com triunfo por 2-1 na final.