CD Aves 1-1 FC Porto: Aves trava líder do campeonato

Cabeçalho Futebol NacionalO CD Aves e o FC Porto empataram a uma bola, numa partida a contar para a 12ª jornada da Primeira Liga. Os “azuis e brancos” marcaram primeiro, mas a equipa da casa conseguiu igualar o marcador no decorrer do segundo tempo.

Casa completamente cheia na Vila das Aves para receber os avenses e os “dragões”. A equipa da casa procurava surpreender o líder do campeonato, de modo a conseguir fugir da zona de descida. O FC Porto surpreendeu com o regresso de Tiquinho Soares ao onze inicial, algo que não acontecia há mais de dois meses.

Os pupilos de Sérgio Conceição tentaram controlar a partida desde o primeiro minuto ao construir os seus processos ofensivos desde a sua linha defensiva. O Aves, quando recuperava a posse de bola, tentava surpreender os “azuis e brancos” com transições rápidas. Salvador Agra foi o primeiro a criar perigo, com um remate ao lado à passagem do minuto 4.

O Porto pressionava alto e acabou por chegar ao golo com apenas seis minutos de jogo. Tiquinho Soares desmarcou Ricardo Pereira na perfeição e o internacional português não vacilou na cara de Quim. Colocando-se cedo na liderança, a equipa portuense controlou o jogo à sua maneira na etapa inicial. A turma da casa não baixou a cabeça e assustou José Sá aos dez minutos da partida com um remate à trave, da autoria de Amilton.

Após um início de jogo frenético, o ritmo de jogo quebrou. Por outro lado, Sérgio Conceição pedia mais concentração à sua equipa, que perdia algumas bolas no meio-campo atacante após iniciativas individuais.

O Porto procurava libertar espaço nas linhas, focando mais a sua atenção do lado direito do ataque, para dar uso das investidas de Ricardo Pereira e Corona. Apesar do ímpeto inicial, a vantagem tangencial dos forasteiros manteve-se até ao intervalo.

A segunda parte iniciou tal como a primeira: os “azuis” controlavam as operações, enquanto que o conjunto local apostava nos contra-ataques. Numa altura em que o Porto parecia “dono e senhor” do jogo, Corona foi expulso por acumulação de amarelos aos 52 minutos. O treinador do Porto reagiu de imediato com a entrada de Maxi Pereira, de modo a obter algum equilíbrio defensivo.

A verdade é que, com mais um jogador em campo, os avenses conseguiram dominar as iniciativas. Lito Vidigal queria mais lançou Ryan Gauld na partida no lugar de Rodrigo Defendi. O Aves insistiu e conseguiu chegar à igualdade, por intermédio de Vítor Gomes. O médio avense ganhou espaço na área contrária e desfez a vantagem mínima dos portistas, respondendo ao cruzamento certeiro de Amilton.

Ciente da possibilidade de perder pontos nesta deslocação ao concelho de Santo Tirso, Conceição ordenou a entrada de Marega. O maliano, que entrou para o lugar de Aboubakar, tentou pressionar os centrais do Aves na construção de jogo adversária. Contudo, os recém-promovidos à Liga NOS continuavam mais perigosos, com Salvador a tentar a sua sorte de fora da área por duas ocasiões num espaço de dez minutos. O Porto tinha pela frente uma missão muito complicada, frente a um Desportivo das Aves aguerrido e organizado.

O jovem André Pereira foi a última aposta do Porto para tentar conquistar os três pontos. O avançado, no entanto, não conseguiu intervir com eficácia. O líder do campeonato pressionou nos minutos finais, mas o empate manteve-se.

O Porto perde, assim, dois pontos na Vila da Aves e pode ver os rivais Sporting e Benfica aproximarem-se na luta pela liderança. O Aves, por sua vez, conquista um ponto importante na luta pela manutenção na Liga.

João Filipe Coelho
João Filipe Coelhohttp://www.bolanarede.pt
O desporto sempre fez parte da vida do João, apesar de não ter um clube de futebol em Portugal. Jogou futsal desde os 12 anos e terminou a sua carreira no Desportivo das Aves, optando por focar-se na área da Comunicação na universidade. Fora da quadra, mantém-se atento a todas as modalidades, desde o futebol até ao wrestling, que acompanha desde os 10 anos. Acompanha regularmente o Futsal Nacional, Futebol Argentino e MLS.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o quadro das meias finais do Mundial de Clubes 2025

O Mundial de Clubes 2025 está a chegar às suas rondas finais. Já são conhecidos os jogos das meias finais da competição.

Real Madrid ‘despacha’ Borussia Dortmund e está nas meias finais do Mundial de Clubes 2025

O Real Madrid venceu o Borussia Dortmund por três bolas a duas durante a noite deste sábado, em jogo do Mundial de Clubes 2025.

Vangelis Pavlidis prepara mudança importante na carreira

Vangelis Pavlidis prepara-se para mudar de agente. O avançado grego do Benfica vai passar a ser representado por Arturo Canales.

Benfica pediu mudança da data da Supertaça de Portugal e Sporting rejeitou

O Benfica tentou mudar a data da Supertaça de Portugal, mas o Sporting indicou que quer disputar o troféu a 31 de julho.

PUB

Mais Artigos Populares

Antigo jogador do Benfica arrasado: «Espero que não voltes a vestir a nossa camisola»

Raúl de Tomás está a ser criticado depois de uma publicação nas suas redes sociais, onde defendia a tauromaquia.

Gonzalo García a brilhar no Mundial de Clubes 2025: eis os números do avançado do Real Madrid

Gonzalo García tem sido titular indiscutível no Mundial de Clubes 2025 pelo Real Madrid. O jogador é um dos protagonistas da competição.

Kátia Aveiro sai em defesa de Cristiano Ronaldo: «Sociedade doente»

Cristiano Ronaldo tem sido criticado por não ter estado presente nos funerais de Diogo Jota e André Silva, que faleceram num acidente de viação.