Primeira Liga, 27.ª jornada: domingo, 17h30, 18 abril de 2021
ANTEVISÃO: DRAGÕES PROCURAM CURAR RESSACA DA CHAMPIONS
O Estádio da Choupana prepara-se para receber um encontro que promete influenciar as contas finais do campeonato. O CD Nacional, último classificado, mas na luta pela fuga da despromoção, vai defrontar o FC Porto que se encontra na segunda posição da Primeira Liga e mantém-se na perseguição ao primeiro lugar.
Os insulares vêm de uma série de resultados negativos e nas últimas oito jornadas apenas conheceram o sabor da derrota. Após a rescisão de Luís Freire, Manuel Machado assumiu o leme da equipa, mas entrou com o pé esquerdo – nos dois jogos que a equipa disputou com o novo técnico saiu derrotada por 5-1, frente ao Portimonense SC e CD Santa Clara. Ainda assim, a manutenção é possível, pois apenas três pontos separam o CD Nacional do 16.º lugar.
Quanto ao clube nortenho, regista cinco vitórias nos últimos cinco encontros do campeonato e chega a este jogo com as baterias totalmente apontadas para o campeonato. Os azuis e brancos caíram nos quartos de finais da Liga dos Campeões frente ao Chelsea FC, ainda que tenham saído vencedores do jogo da segunda mão. Com o líder Sporting CP a perder quatro pontos na jornada 25 e 26, o FC Porto aproximou-se do primeiro lugar e os índices de confiança na conquista do título dispararam ainda mais. Os azuis e brancos não vão arredar a pé e a conquista destes três pontos é fundamental para a reta final de temporada.
Este vai ser a terceira disputa da época desportiva entre madeirenses e portistas. O FC Porto saiu vitorioso em ambos os jogos – para o campeonato, em dezembro de 2020, venceu por 2-0 no Estádio do Dragão; em janeiro de 2021, a contar para a Taça de Portugal, os dragões ganharam por 2-4 após o prolongamento. A última vez que o CD Nacional roubou pontos ao FC Porto remete-nos a março de 2015 – um jogo que terminou 1-1 na ilha da Madeira. O Estádio da Choupana, em determinadas condições atmosféricas, é um terreno habitualmente difícil, mas prevê-se bom tempo para o jogo de amanhã e uma luta acesa por um lugar ao sol.
10 DADOS RÁPIDOS
- Nos últimos dez encontros entre CD Nacional e FC Porto, os azuis e brancos saíram vitoriosos por nove vezes;
- A última vez que os insulares venceram os portistas no Estádio da Choupana foi em março de 2014 (2-1);
- Brayan Riascos é o melhor marcador do CD Nacional com dez golos na sua conta pessoal;
- Sérgio Oliveira, por sua vez, é quem mais fez balançar as redes nesta temporada no FC Porto (19 golos);
- A maior vitória do FC Porto frente ao CD Nacional foi em 2016/2017 por 7-0;
- Em 35 jogos disputados com os dragões, Manuel Machado saiu vitorioso por três vezes;
- Em 15 jogos oficiais como treinador contra o CD Nacional, Sérgio Conceição ganhou cinco (quatro pelo FC Porto e um pelo SC Braga);
- Nos últimos oito encontros, os madeirenses sofreram 23 golos, menos um que o FC Porto em todo o campeonato;
- Os últimos cinco jogos do FC Porto resultaram em cinco vitórias com exatamente dois golos marcados.
- Em 45 partidas entre as duas equipas, o FC Porto venceu 34, o CD Nacional sete e o empate prevaleceu em quatro ocasiões.
JOGADORES A TER EM CONTA
Riascos com unanimidade no melhor golo de janeiro https://t.co/ZnTnNSP1od pic.twitter.com/0giNCpcwcT
— C.D. Nacional (@CDNacional) April 23, 2020
Brayan Riascos (CD Nacional) – Um verdadeiro panzer no ataque do CD Nacional. Fisicamente é muito forte, rápido a sair na pressão e a jogar com ou sem bola e ostenta um pé direito canhão. Na Liga Portuguesa tem cinco golos marcados e na Taça de Portugal fez uma campanha exímia, ao marcar outros tantos. Há quem diga que o colombiano de 26 anos faz lembrar Marega pelas suas semelhanças nas caraterísticas físicas e técnico-táticas. Apesar de não fazer golos há cinco jornadas, já sabe o que é marcar ao FC Porto – foi um dos marcadores na derrota por 2-4 para a Taça de Portugal.
Mehdi Taremi (FC Porto) – Voltou a fazer gosto a pé frente ao CD Tondela como suplente utilizado e na terça-feira, com o Chelsea FC, candidatou-se ao Prémio Puskás depois da execução perfeita de um pontapé de bicicleta. O ponta de lança iraniano deverá estar nas nuvens e com os níveis de confiança restabelecidos depois da seca de jogos sem marcar. A grande questão é se Sérgio Conceição alinhará Taremi no onze inicial ou vai entrar em campo a partir do banco de suplentes.
XI’S PROVÁVEIS
CD Nacional: Riccardo Piscitelli; Kalindi, Pedrão, Rui Correia, João Vigário; Larry Azouni, Nuno Borges, Éber Bessa, Bryan Róchez, Marco Matias, Brayan Riascos.
Manuel Machado: “Este plantel com a anterior equipa técnica já conseguiu fazer um bom jogo contra o FC Porto, nomeadamente na Taça de Portugal aqui, onde chegaram ao final dos noventa minutos com o resultado de 2-2 e a jogar com um homem a menos na parte final do jogo e é com esse catalisador, não com um passado mais distante, que se trabalha para que a equipa acredite que pode fazer um jogo dentro desse nível de qualidade e com um resultado condizente.”
FC Porto: Agustín Marchesín; Wilson Manafá, Pepe, Mbemba, Zaidu; Otávio, Uribe, Sérgio Oliveira, Tecatito Corona; Taremi e Marega.
Sérgio Conceição: “Qualquer jogo do campeonato é complicado. Do último classificado, que é o Nacional, para o 10.º há sete pontos de diferença, se não estou em erro. Faltam alguns jogos e a diferença não é muito grande. A dificuldade é sempre grande, as equipas são competentes. A nossa Liga é sempre difícil, jogar na Madeira é sempre complicado.”
PREVISÃO DE RESULTADO: CD NACIONAL 0-2 FC PORTO