Clássico das (in)definições

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Chegam ao fim duas angustiantes semanas de espera para aquele que pode muito bem ser o jogo do título. Dos empates registados na última ronda por cada um dos candidatos não se pode propriamente dizer que ambos tenham conquistado um ponto ou perdido dois. Aqui, entra a primeira indefinição subjacente a este clássico. Qual dos dois perdeu dois pontos e qual dos dois ganhou um? A resposta não parece nada difícil e está fácil de ver que a divisão de pontos ante Paços de Ferreira e V. Setúbal caiu bem melhor nas hostes encarnadas do que no Dragão.

É, por isso, interessante perceber quem entrará em campo com maior força mental para fazer esquecer esse último percalço e, por outro lado, de que forma esse mesmo percalço terá consequências visíveis nesta partida. Nuno Espírito Santo já alertou, na antevisão, que só um forte controlo emocional por parte dos seus jogadores poderá trazer os dividendos que tanto querem(os).

A força mental será decisiva no clássico Fonte: Porta 19
A força mental será decisiva no clássico
Fonte: Porta 19

Aspeto importante a ter em conta é, também, o desgaste acumulado que esta “paragem” provocou nos atletas de ambas as equipas. O Benfica foi quem cedeu mais jogadores às respetivas seleções, contudo é o FC Porto que os recebe mais desgastados. Nesse particular, a lateral direita dos azuis e brancos concentra todas as atenções. Layún e Maxi Pereira, por exemplo, chegam sem lesões, mas ambos com 180 minutos nas pernas, fruto de dois jogos completos ao serviço dos respetivos países. Aí, poderá entrar o aspeto mental, mas até nesse particular este clássico encerra uma indefinição: Layún venceu os dois jogos pelo México e Maxi perdeu-os ao serviço do Uruguai. Por esse prisma, a alta motivação da locomotiva de Córdoba parece ser um ponto favorável para lhe entregar a titularidade.

Foto de Capa: Alberto Fernandes

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Brian Riemer: «Portugal teve um grande selecionador que foi Roberto Martínez e agora tem outro grande treinador

Brian Riemer fez a análise ao encontro entre Portugal e a Dinamarca, encontro da terceira jornada da Liga das Nações.

Imprensa catalã reage ao triunfo de Portugal: «Portugal e Cancelo sabem golear sem Cristiano Ronaldo»

A vitória de Portugal contra a Dinamarca por quatro bolas a duas está a ser alvo de análise por parte da imprensa internacional.

Portugal: eis a hora para o regresso a solo luso da seleção nacional

A seleção de Portugal regressa a solo nacional durante a próxima sexta-feira, deixando assim Copenhaga, capital da Dinamarca.

Jorge Jesus 1-0 Cristiano Ronaldo: Tendência para manter? Ou princípio do fim da polémica?

Portugal foi ao terreno da Dinamarca vencer por quatro bolas a duas, num encontro a contar para a Liga das Nações.

PUB

Mais Artigos Populares

Nuno Mendes: «Estou a gostar muito de trabalhar com Jorge Jesus»

Nuno Mendes fez a análise ao encontro entre Portugal e a Dinamarca, encontro da terceira jornada da Liga das Nações.

Rafael Leão e a utilização do número 7: «O Cris é um ídolo de infância, o 7 é um número especial, foi a data...

Rafal Leão fez a análise ao encontro entre Portugal e a Dinamarca, encontro da terceira jornada da Liga das Nações.

Eis as contas para Portugal garantir o apuramento na Liga das Nações já no próximo jogo

Portugal tem o caminho aberto para fechar o apuramento para os quartos de final da Liga das Nações. Conhece as contas nacionais.