Clássico das (in)definições

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Chegam ao fim duas angustiantes semanas de espera para aquele que pode muito bem ser o jogo do título. Dos empates registados na última ronda por cada um dos candidatos não se pode propriamente dizer que ambos tenham conquistado um ponto ou perdido dois. Aqui, entra a primeira indefinição subjacente a este clássico. Qual dos dois perdeu dois pontos e qual dos dois ganhou um? A resposta não parece nada difícil e está fácil de ver que a divisão de pontos ante Paços de Ferreira e V. Setúbal caiu bem melhor nas hostes encarnadas do que no Dragão.

É, por isso, interessante perceber quem entrará em campo com maior força mental para fazer esquecer esse último percalço e, por outro lado, de que forma esse mesmo percalço terá consequências visíveis nesta partida. Nuno Espírito Santo já alertou, na antevisão, que só um forte controlo emocional por parte dos seus jogadores poderá trazer os dividendos que tanto querem(os).

A força mental será decisiva no clássico Fonte: Porta 19
A força mental será decisiva no clássico
Fonte: Porta 19

Aspeto importante a ter em conta é, também, o desgaste acumulado que esta “paragem” provocou nos atletas de ambas as equipas. O Benfica foi quem cedeu mais jogadores às respetivas seleções, contudo é o FC Porto que os recebe mais desgastados. Nesse particular, a lateral direita dos azuis e brancos concentra todas as atenções. Layún e Maxi Pereira, por exemplo, chegam sem lesões, mas ambos com 180 minutos nas pernas, fruto de dois jogos completos ao serviço dos respetivos países. Aí, poderá entrar o aspeto mental, mas até nesse particular este clássico encerra uma indefinição: Layún venceu os dois jogos pelo México e Maxi perdeu-os ao serviço do Uruguai. Por esse prisma, a alta motivação da locomotiva de Córdoba parece ser um ponto favorável para lhe entregar a titularidade.

Foto de Capa: Alberto Fernandes

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Francisco Cabral sem dúvidas depois da vitória em Hangzhou: «Fomos a melhor equipa do torneio»

Francisco Cabral sagrou-se bicampeão de pares no ATP 250 de Hangzhou, na China. Tenista partilhou court com JJ Tracy e já reagiu.

Iván Fresneda desperta o interesse do Barcelona: Defesa-lateral também é seguido na Serie A

O Barcelona já seguia Iván Fresneda antes de assinar pelo Sporting. Espanhol volta a despertar o interesse dos cupés, após a chamada à seleção.

Rui Borges presente no treino antes do jogo decisivo do Sporting: «É sinal que está do nosso lado e está a acompanhar o que...

Rui Borges acompanhou os primeiros minutos do treino da equipa feminina do Sporting. Leoas preparam jogo decisivo.

Selecionador da Austrália destaca Alessandro Circati e atira: «Se tiver mais minutos no Benfica…»

Tony Popovic deixou elogios a Alessandro Circati, que brilhou na derrota da Austrália frente ao Brasil, com um golo e uma assistência.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Fernandes tem preço de venda definido pelo Manchester United e 6 interessados de peso enquanto aumenta incerteza quanto ao futuro

Bruno Fernandes está aberto a um novo contrato com o Manchester United, mas a situação não é tão simples. Médio tem seis interessados.

Imprensa italiana reage ao escândalo na seleção de Portugal: «Retumbante Ronaldo»

A polémica entre Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus atravessou fronteiras. Em Itália, também dão conta dos detalhes do conflito.

Pedro Proença chegou a Copenhaga madrugada dentro e vai reunir-se com Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus

Pedro Proença já está na Dinamarca. Presidente da Federação Portuguesa de Futebol aterrou em Copenhaga de madrugada.