Clássico das (in)definições

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Chegam ao fim duas angustiantes semanas de espera para aquele que pode muito bem ser o jogo do título. Dos empates registados na última ronda por cada um dos candidatos não se pode propriamente dizer que ambos tenham conquistado um ponto ou perdido dois. Aqui, entra a primeira indefinição subjacente a este clássico. Qual dos dois perdeu dois pontos e qual dos dois ganhou um? A resposta não parece nada difícil e está fácil de ver que a divisão de pontos ante Paços de Ferreira e V. Setúbal caiu bem melhor nas hostes encarnadas do que no Dragão.

É, por isso, interessante perceber quem entrará em campo com maior força mental para fazer esquecer esse último percalço e, por outro lado, de que forma esse mesmo percalço terá consequências visíveis nesta partida. Nuno Espírito Santo já alertou, na antevisão, que só um forte controlo emocional por parte dos seus jogadores poderá trazer os dividendos que tanto querem(os).

A força mental será decisiva no clássico Fonte: Porta 19
A força mental será decisiva no clássico
Fonte: Porta 19

Aspeto importante a ter em conta é, também, o desgaste acumulado que esta “paragem” provocou nos atletas de ambas as equipas. O Benfica foi quem cedeu mais jogadores às respetivas seleções, contudo é o FC Porto que os recebe mais desgastados. Nesse particular, a lateral direita dos azuis e brancos concentra todas as atenções. Layún e Maxi Pereira, por exemplo, chegam sem lesões, mas ambos com 180 minutos nas pernas, fruto de dois jogos completos ao serviço dos respetivos países. Aí, poderá entrar o aspeto mental, mas até nesse particular este clássico encerra uma indefinição: Layún venceu os dois jogos pelo México e Maxi perdeu-os ao serviço do Uruguai. Por esse prisma, a alta motivação da locomotiva de Córdoba parece ser um ponto favorável para lhe entregar a titularidade.

Foto de Capa: Alberto Fernandes

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Regresso à La Liga: Onde ver o Real Madrid x Rayo Vallecano?

A partir das 20h deste sábado, dia 12 de setembro, o Real Madrid recebe o Rayo Vallecano na 5.ª jornada da La Liga. Jogo será transmitido na DAZN.

Negócio fechado: FC Porto sela renovação com pérola do Olival

O FC Porto já tem acordo para renovar contrato com Mateus Mide, internacional jovem por Portugal que é uma pérola do Olival.

Nova era no futsal do Sporting: o novo camisola 10 dos leões

Rúben Teixeira é o novo camisola número 10 do Sporting. O dorsal foi anteriormente utilizado por Pauleta, que deixou o clube.

Ruben Amorim visita o Estádio Olímpico: Onde ver o Lazio x AC Milan?

O AC Milan de Ruben Amorim prepara-se para o duelo da 4.ª jornada da Serie A, no terreno da Lazio. O jogo será transmitido na Sport TV 3.

PUB

Mais Artigos Populares

Premier League aposta em força no Boxing Day: os jogos marcados para o dia 26 de dezembro

Depois de na última temporada a Premier League ter colocado apenas um jogo no Boxing Day, esta época a tradição vai regressar em força.

Abel Ferreira esclarece declarações polémicas: «Sou casado há 20 anos, a minha mulher já me conhece»

Depois da vitória do Palmeiras sobre a LDU Quito, Abel Ferreira admitiu que se expressou mal numa declaração recente, que gerou controvérsia.

Arsenal já pensa em janeiro: lista de alvos ‘ameaça’ Viktor Gyokeres

O Arsenal tem dois pontas de lança na sua lista para o mercado de transferências de janeiro: Julián Álvarez e Eli Junior Kroupi.