Clássico das (in)definições

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Chegam ao fim duas angustiantes semanas de espera para aquele que pode muito bem ser o jogo do título. Dos empates registados na última ronda por cada um dos candidatos não se pode propriamente dizer que ambos tenham conquistado um ponto ou perdido dois. Aqui, entra a primeira indefinição subjacente a este clássico. Qual dos dois perdeu dois pontos e qual dos dois ganhou um? A resposta não parece nada difícil e está fácil de ver que a divisão de pontos ante Paços de Ferreira e V. Setúbal caiu bem melhor nas hostes encarnadas do que no Dragão.

É, por isso, interessante perceber quem entrará em campo com maior força mental para fazer esquecer esse último percalço e, por outro lado, de que forma esse mesmo percalço terá consequências visíveis nesta partida. Nuno Espírito Santo já alertou, na antevisão, que só um forte controlo emocional por parte dos seus jogadores poderá trazer os dividendos que tanto querem(os).

A força mental será decisiva no clássico Fonte: Porta 19
A força mental será decisiva no clássico
Fonte: Porta 19

Aspeto importante a ter em conta é, também, o desgaste acumulado que esta “paragem” provocou nos atletas de ambas as equipas. O Benfica foi quem cedeu mais jogadores às respetivas seleções, contudo é o FC Porto que os recebe mais desgastados. Nesse particular, a lateral direita dos azuis e brancos concentra todas as atenções. Layún e Maxi Pereira, por exemplo, chegam sem lesões, mas ambos com 180 minutos nas pernas, fruto de dois jogos completos ao serviço dos respetivos países. Aí, poderá entrar o aspeto mental, mas até nesse particular este clássico encerra uma indefinição: Layún venceu os dois jogos pelo México e Maxi perdeu-os ao serviço do Uruguai. Por esse prisma, a alta motivação da locomotiva de Córdoba parece ser um ponto favorável para lhe entregar a titularidade.

Foto de Capa: Alberto Fernandes

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Micael Sequeira projeta duelo entre Brondby e Sporting na Taça Europa: «Não podemos ter medo de jogar»

Micael Sequeira fez a antevisão ao duelo com o Brondby, num jogo a contar para a primeira mão da segunda eliminatória da Liga Europa Feminina

CTA admite erro grave no dérbi entre Atlético Madrid e Real Madrid: Kang-In Lee devia ter visto vermelho

O Comité Técnico de Árbitros analisou o dérbi de Madrid e reconheceu um erro grave, considerando que Kang-In Lee deveria ter sido expulso.

Carlos Espí agradece a José Mourinho: «Faz-me sentir mais cómodo, mais seguro, com mais confiança»

Carlos Espí abordou a mudança para o Real Madrid, o grande arranque de temporada e a relação com José Mourinho.

Rodrigo Mora abre o livro sobre a saída do FC Porto: «Precisava de um novo desafio na minha vida»

Em entrevista ao Canal 11, Rodrigo Mora refletiu sobre a despedida difícil do FC Porto e a mudança para a AS Roma.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica revela novos detalhes da lesão de Enzo Barrenechea

O Benfica anunciou que Enzo Barrenechea foi submetido a uma artroscopia do joelho esquerdo para tratamento de rotura do menisco medial.

Diogo Travassos ambicioso antes do jogo de Portugal frente à Bulgária em Sub-21: «Queremos ganhar os jogos com qualidade e personalidade»

Diogo Travassos destacou o percurso de Portugal na qualificação e garantiu que a equipa quer manter o nível apresentado até agora.

Frederico Varandas comenta o Relatório e Contas do Sporting: «Mantivemo-nos fiéis ao ADN que nos distingue»

Frederico Varandas descreveu a temporada 2025/26 do Sporting como «um período de crescimento e afirmação».