Uma no cravo, outra na ferradura | FC Porto

    A semana do FC Porto fica marcada, indubitavelmente, pela contratação de Fran Navarro. Embora não seja propriamente novidade (a contratação do avançado espanhol já se fala há vários meses), o jogador formado no Valência e que assumiu papel de destaque em Barcelos nas últimas duas temporadas, torna-se no primeiro reforço do FC Porto para a época 2023/2024.

    Apesar de alguma desconfiança com que é olhado por alguma opinião pública e publicada, aos 25 anos (já não é propriamente uma jovem promessa), Fran Navarro tem mostrado pergaminhos para, sem desprimor pela instituição Gil Vicente, escalar alguns patamares na sua carreira profissional.

    Com posto nos lugares cimeiros das tabelas de melhores marcadores dos últimos campeonatos, liderou essa contenda se excluirmos os big 4 do nosso campeonato. Foram 37 golos em duas épocas que convenceram os responsáveis portistas e, aparentemente, Sérgio Conceição a avançar para a sua contratação.

    Todavia, não é só de golos que vive Fran Navarro. Nas últimas duas épocas mostrou um nível muito alto nos vários momentos do jogo e mostrou que combina duas qualidades que raramente se conciliam num só jogador e que agradam sobremaneira ao treinador portista. Fran Navarro é muito forte no ataque à profundidade, tal como Evanilson ou Toni Martínez e é inteligente e capaz a jogar de costas para a baliza e na participação num futebol mais associativo, ao estilo de Taremi.

    Será preciso, ainda, perceber como se adapta ao contexto FC Porto, mas, à priori, parece ser uma operação de mercado muito interessante da parte da SAD azul e branca.

    Fran Navarro marca uma grande penalidade contra o SL Benfica
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    Ora, depois de dar uma no cravo, a direção do FC Porto decidiu dar (mais) uma na ferradura.

    Nas últimas horas foi lançado um vídeo nas redes sociais no qual, em jeito de mote e pontapé de saída para a nova época, são destacados os maiores feitos do futebol profissional portista. Por incompetência ou por incompreensível desplante, foram excluídas desse vídeo as conquistas da época 2010/2011 (surgem apenas escassos frames do golo de Falcao na final de Dublin) que contaram com André Villas Boas ao leme dos destinos da equipa principal.

    O objetivo de tal “apagão” são bastante claros e mostram não só que se vive, hoje, um regime ao estilo ditatorial que se esquece e apaga quem pensa de forma diferente, mas, acima de tudo, mostra pouca inteligência institucional.

    André Villas Boas vai-se perfilando como putativo candidato à presidência do FC Porto nas eleições de 2024 e acontecimentos como este servem apenas para dar mais força a uma porção cada vez mais relevante e significativa de adeptos extra claques que apresenta cada vez mais sinais de insatisfação com o estado atual do clube e, acima de tudo, com o rumo tomado pela atual direção.

    Uma semana que começou com uma excelente notícia, acaba com mais um incompreensível e danoso ato de gestão.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Bernardo Lobo Xavier
    Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
    Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.