Cruzar ou Não Cruzar, Eis a Questão

- Advertisement -

Já Alex Telles é um futebolista rápido, com boa qualidade no passe e na condução de bola. Pode até dizer-se que em (quase) tudo o que diz respeito a aspetos individuais, ao “aspeto”, Telles parece tratar-se de um excelente jogador. Porém, sempre que a bola chega aos seus pés, os ataques do FC Porto ficam mais próximos do insucesso. Alex Telles não procura atrair os adversários, não temporiza à espera que os seus colegas se coloquem em melhor posição para dar seguimento à jogada. Frequentemente decide de forma rápida e com verticalidade quando, no corredor lateral, muitas vezes o que o jogo pede é uma variação horizontal depois de atrair o opositor. Tal como Miguel Layún, mas ainda com défices mais significativos ao nível da tomada de decisão, as opções de Alex Telles tendem a não ir para além de cruzar a bola para a área ou esticar o jogo nos avançados.

Maxi já não tem o poder de outros tempos Fonte: FC Porto
Maxi já não tem o poder de outros tempos
Fonte: FC Porto

Em oposição, o outro lateral da equipa, Maxi Pereira, é um jogador francamente mais completo do ponto de vista ofensivo. É certo que já não tem a velocidade nem a resistência de outrora mas, talvez até por já não apresentar essas caraterísticas individuais como as suas principais armas, tem agora uma capacidade superior de leitura de jogo. Maxi procura atrair o adversário, temporizar, tocar no companheiro mais próximo para ir buscar a bola mais à frente, busca combinações interiores, etc. Ou seja, oferece à equipa, no momento de organização ofensiva, caminhos que a aproximam mais do sucesso porque, contrariamente a Layún e, sobretudo, a Alex Telles, Maxi tem a capacidade de jogar o que o jogo dá. Provavelmente, no final de cada época desportiva tem, na sua conta pessoal, menos assistências e golos marcados do que os outros dois laterais da equipa, mas contribui de forma significativamente superior para o sucesso do coletivo.

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bukayo Saka admite mau momento do Arsenal: «Baixámos muito o nosso nível e fomos punidos por isso»

Bukayo Saka falou depois do empate entre o Arsenal e o Wolverhampton. Extremo assumiu pior momento dos gunners na temporada.

Vitinha felicita Philipp Kohn pela defesa de grande penalidade no AS Mónaco x PSG e guarda-redes revela: «Tive alguma sorte»

Philipp Kohn comentou a grande penalidade que defendeu perante Vitinha, no encontro entre AS Mónaco e PSG para a Champions League.

Mikel Arteta critica Arsenal após empate contra o Wolverhampton: «O que fizemos ficou muito aquém do nível que precisamos de ter para ganhar um...

Mikel Arteta confessou o desapontamento depois do empate entre o Arsenal e o Wolverhampton. Técnico falou em necessidade de melhorar.

Botafogo de Martín Anselmi perde com Nacional Potosí na qualificação para a Libertadores e soma sexta derrota consecutiva

O Botafogo perdeu no terreno do Nacional Potosí por 1-0, na primeira mão da qualificação para a fase de grupos da Taça Libertadores.

PUB

Mais Artigos Populares

Como estão as relações de Benfica e Real Madrid após o jogo da Champions League? Eis o que se sabe

As relações institucionais entre Benfica e Real Madrid permanecem inalteradas após o encontro da Champions League disputado no Estádio da Luz.

Confederação Brasileira de Futebol com nova mensagem de apoio a Vinícius Júnior: «O racismo é mais do que uma atitude desprezível»

A Confederação Brasileira de Futebol voltou a manifestar apoio a Vinícius Júnior, na sequência dos alegados insultos racistas de que foi alvo no Benfica x Real Madrid.

Sporting confirma e identifica as candidaturas de Frederico Varandas e Bruno Sá para as eleições 2026

O Sporting anunciou a admisão das duas candidaturas, encabeçadas por Bruno Sá e Frederico Varandas, para as eleições de 2026.