Cruzar ou Não Cruzar, Eis a Questão

- Advertisement -

No futebol, a opção por cruzar a bola para a área apenas é positiva quando: a) o cruzamento é realizado a partir de uma zona do terreno de jogo que não permita aos defesas opositores ter a possibilidade de, na abordagem ao lance, defender de frente para a bola (situação na qual beneficiam de uma clara vantagem sobre os avançados); b) existe superioridade numérica dos avançados sobre os defesas na grande área ou, não existindo a mesma, os avançados encontram-se a atacar um espaço vazio no qual a bola pode ser colocada. Portanto, o cruzamento apenas é potencialmente eficaz quando constitui um “passe longo”, um gesto bem pensado para um espaço no qual existe possibilidade de êxito. Caso contrário, não passa de uma opção irrefletida e simplista, com reduzidas possibilidades de vir a ter sucesso e que constitui, não raras vezes, o desperdício de situações de potencial perigo para a baliza adversária.

Alex Telles e Miguel Layún são futebolistas que, tal como Ricardo Quaresma, são extremamente vistosos no que às suas qualidades individuais diz respeito. São também atletas que, no final de cada época desportiva, tendem a apresentar estatísticas ofensivas individuais extremamente interessantes e, aparentemente, reveladoras da sua qualidade futebolística. Contudo, será que são jogadores que beneficiam a dinâmica coletiva e, consequentemente, o sucesso desportivo do FC Porto?

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

«O jogador ter tapado a boca com a camisola dificulta substancialmente a prova»: Diogo Soares Loureiro, advogado especialista em Direito Desportivo, analisa caso Gianluca Prestianni...

Gianluca Prestianni e o Benfica podem ser acusados devido ao episódio de acusação de racismo no Estádio da Luz. Punições da UEFA nestes casos agravaram-se.

Baixa importante no Moreirense para o jogo frente ao Sporting

Diogo Travassos vai falhar o encontro entre Moreirense e Sporting. O extremo está emprestado pelos leões ao conjunto de Moreira de Cónegos.

Joan Laporta ao ataque: «Há certos árbitros que, quando nos apitam, nos fod**»

Joan Laporta, ex-presidente do Barcelona, deixou duras críticas às arbitragens nos jogos do clube espanhol.

Manchester United tem definido sucessor de Diogo Dalot em caso de saída do internacional português

O Manchester United prepara o cenário da saída de Diogo Dalot. Julian Ryerson, defesa do Borussia Dortmund, é o nome identificado.

PUB

Mais Artigos Populares

Caso dos emails: FC Porto condenado a pagar indemnização ao Benfica

O Tribunal Constitucional confirmou uma indemnização de 605 mil euros do FC Porto ao Benfica no âmbito do caso dos emails.

Jesse Lingard está sem clube negoceia transferência surpreendente para o Brasil

Jesse Lingard está a negociar uma transferência a custo zero para o Remo. Médio inglês pode vir a jogar o Brasileirão.

Rodrigo Zalazar deixa Braga desconfortável depois de dar entrevista sem autorização e pode sofrer consequências

Rodrigo Zalazar deu a entrevista ao jornal AS à revelia do Braga. Estrutura dos minhotos mostrou-se descontente com as palavras do médio.