Dispensas de Inverno no FC Porto

fc porto cabeçalho 2

Nuno Espírito Santo decidiu, com a sua equipa técnica, dispensar Adrián Lopez, Evandro e Sérgio Oliveira do plantel do FC Porto, tendo-os colocado a treinar à margem do plantel. Referiu, quando foi sabida a dispensa, “O Adrián, o Evandro e o Sérgio deixaram de trabalhar por decisão comunicada, falada e entendida por parte dos jogadores. São bons profissionais e bons homens, que vão procurar seguir o curso normal das circunstâncias, as que forem melhores para eles. Têm um comportamento exemplar e são pessoas sérias”. Eram casos relativamente previsíveis devido à escassa utilização que os referidos atletas estavam a ter nesta primeira metade de época no Dragão e a colocação noutros clubes pode ser a melhor solução para o clube, que tendo os jogadores a jogar regularmente estará a valorizá-los e, quem sabe, a resgatá-los depois em melhor forma e com mais confiança (temos o exemplo recente de Otávio, que beneficiou do empréstimo em Guimarães para se cimentar nesta época no plantel portista).

Começando pelo caso de Adrián Lopez, o mais gritante e a revelar, passado três épocas, que foi um falhanço a sua contratação. Pinto da Costa, em recente entrevista, afirmou que “negócios como os de Adrián nunca mais faço” e esta frase surge na consequência do fraco desempenho desportivo do jogador com três treinadores diferentes, nunca se conseguindo afirmar e confirmar o alto valor pago pelo atleta. Esta época participou em nove jogos, totalizando 341 minutos e zero golos. Pouco, muito pouco para um jogador que custou qualquer coisa como 11 milhões de euros aos cofres portistas e a sua dispensa e, provavelmente, empréstimo fazem sentido para valorizar o jogador e para o clube conseguir tirar dividendos económicos do atleta.

Seguindo para Evandro, foi sempre um jogador muito consistente, utilizado sobretudo em jogos mais táticos e equilibrados devido à sua qualidade de passe e inteligência a jogar. Veio para o Dragão depois de duas épocas excelentes ao serviço do Estoril, sendo orientado por Marco Silva e, aí, obteve um lugar de destaque nos canarinhos mas, ao serviço dos azuis e brancos, nunca conseguiu impor o seu futebol e os números estão aí para reforçar esta ideia, participando em quatro jogos num total de 132 minutos de jogo. Um jogador calmo, silencioso mas que a sua falta de protagonismo pode ter prejudicado a sua carreira na cidade Invicta. Escassa utilização para um jogador que, na minha opinião, podia ter tido maior aproveitamento e mais oportunidades. Um empréstimo irá ser positivo para o jogador vir com mais confiança e cimentar a sua posição.

Dos três dispensados, Adrien López foi o que contabilizou mais minutos (Fonte: FC Porto)
Dos três dispensados, Adrien López foi o que contabilizou mais minutos (Fonte: FC Porto)

Por último, Sérgio Oliveira. Produto dos escalões de formação do clube, iniciou o seu percurso na primeira equipa do FC Porto no longínquo ano de 2009 com 17 anos e quatro meses, na vitória por 4-0 para a Taça de Portugal, contribuindo com uma assistência para golo de Hulk com o Sertanense e, nesse jogo, declarou que “fico muito feliz por saber que o F. C. Porto está a fazer uma grande aposta em mim e tudo vou fazer para justificar a confiança que o clube deposita no meu trabalho. Palavras fortes para um menino de 17 anos, acabado de cumprir o seu sonho de jogar no clube do seu coração tendo na altura ficado com uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros. Depois dessa estreia auspiciosa, seguiram-se sucessivos empréstimos como o Beira Mar, o Mechelen da Bélgica, regressa a Portugal para representar o Penafiel, e tem o último empréstimo em Paços de Ferreira durante duas épocas, onde foi uma figura de destaque da equipa, tendo ajudado o clube a cimentar a sua posição no panorama futebolístico nacional e jogado a Liga Europa pela equipa da Capital do Móvel. Regressado ao FC Porto, nunca foi aposta de Lopetegui mas com a vinda de José Peseiro fez uma segunda metade de época interessante tendo mais minutos de jogo e marcado três golos. Vai ser emprestado novamente para ter minutos nas pernas mas o clube tem de avaliar no final da época o que fazer com o atleta, visto ser outra vez emprestado depois de ter estado no plantel. Participou em dois jogos num total de 53 minutos.

Muito a resolver no plantel, com três excedentários a partirem (ao que tudo indica) e a estrutura a ter de resolver o futuro dos atletas de forma a não comprometer a construção do plantel para a próxima época. Apenas referir que é necessário reforçar algumas posições no plantel com um extremo, um ponta-de-lança e também um médio e promover o regresso de Ricardo Pereira no final da época porque pode ter um futuro ao mais alto nível no Dragão e não esquecer jovens como Diogo Queirós e Diogo Dalot que estão a protagonizar grandes épocas nos juniores portistas e começar a utilizar os jogadores na equipa B faz sentido para terem maior competitividade e serem mais testados (António Folha é agora o treinador da equipa B e conhece bem estes dois atletas).

Um futuro que tem de ser planeado ao pormenor para não haver mais erros de construção do plantel.

 

Foto de Capa: FC Porto

Telmo Martins
Telmo Martinshttp://www.bolanarede.pt
Eterno apaixonado por futebol, tem no Porto a sua eterna paixão. A atualidade desportiva faz parte da sua génese, lendo desde muito novo os jornais desportivos cuja leitura o avô lhe incutia. Vê jogos de futebol com o seu pai desde os três meses de idade (de pequenino é que se torce o pepino). Joga futebol e futsal com os amigos sempre que pode. Tem também pelo ciclismo um apreço especial. Fora de Portugal é adepto incondicional do Tottenham Hotspur e do Real Madrid.                                                                                                                                                 O Telmo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Daniel Cummings reforça West Ham e inicia nova aventura na carreira

O West Ham anunciou a contratação de Daniel Cummings. Avançado de 19 anos terminou ligação ao Celtic e muda-se para Inglaterra.

Reforço do Manchester United sem dúvidas: «Vou arrasar»

Diego León é um dos mais recentes do Manchester United. O jogador acredita que vai fazer parte da equipa principal dos ingleses.

Fulham de Marco Silva renova com Kenny Tete até 2028

O Fulham anunciou a renovação de contrato de Kenny Tete. Lateral-direito tem novo vínculo até ao verão de 2028.

FC Porto anuncia antigo árbitro assistente na estrutura

O FC Porto anunciou durante esta terça-feira que Bertino Miranda vai integrar a estrutura, como assessor e formador para a arbitragem.

PUB

Mais Artigos Populares

Não foi só Mundial de Clubes 2025: Guilherme Ferreira fica em definitivo no Wydad Casablanca

Guilherme Ferreira continua no Wydad Casa Blanca. Emblema marroquino ativa opção de compra pelo defesa português.

Jason Remeseiro confirmado no Al Feiha

Jason Remeseiro foi confirmado como novo jogador do Al Feiha. O jogador assinou um contrato de uma temporada, que pode ser estendido.

José Borges é o novo presidente da APAF

José Borges venceu as eleições como candidato único e torna-se o novo presidente da APAF. Dirigente sucede a Luciano Gonçalves.