Publicidade

Antevisão GP China: Kimi Antonelli supera George Russell e quebra recorde na Fórmula 1

Gonçalo Carneiro · 3 min

Kimi Antonelli no GP China
Foto: Fórmula 1

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

A ANTEVISÃO: ANTONELLI APROVEITA UM PROBLEMA DE RUSSELL PARA CONQUISTAR A POLE POSITION, FERRARI ESTÁ À ESPREITA E A RED BULL EM DIFICULDADES

A segunda qualificação da temporada chegou ao fim e a Mercedes voltou a fazer a dobradinha, mas desta vez é Kimi Antonelli o pole-sitter. No circuito de Xangai, o italiano tornou-se o piloto mais jovem de sempre a conquistar uma pole position na Fórmula 1, superando assim o recorde estabelecido por Sebastian Vettel no Grande Prémio de Itália em 2008. O seu companheiro de equipa, George Russell, mesmo com um problema no carro, garantiu a segunda posição, enquanto Lewis Hamilton fechou o pódio.

Em comparação com os tempos de Austrália, a distância para o primeiro lugar não foi tão acentuada. Contudo, é preciso destacar que Max Verstappen ficou a quase um segundo do tempo de Antonelli, que fez a volta mais rápida em 1:32.064s. A Mercedes entrou a dominar nesta nova era e somou mais uma vitória, depois de Russell ter vencido a Sprint do Grande Prémio da China.

O domínio até pode ser da Mercedes, mas não devemos descartar a Ferrari. A equipa italiana terminou com os dois pilotos no pódio da Sprint e podem repetir o feito na corrida de domingo. Lewis Hamilton parte em vantagem em relação a Charles Leclerc, que vai partir ao lado do heptacampeão. Na terceira linha do grid vão estar os dois McLaren. Oscar Piastri terminou a sessão na quinta posição, enquanto o campeão do mundo, Lando Norris, foi o sexto mais rápido.

A Red Bull está a apresentar muitas dificuldades neste GP da China. Nenhum piloto conseguiu pontuar na Sprint e a qualificação não foi nada de especial. Max Verstappen não foi além do oitavo lugar e Isack Hadjar terminou na nona colocação. Pierre Gasly, tal como na qualificação para a Sprint, ficou à frente dos dois pilotos da equipa austríaca e vai largar no sétimo posto. Oliver Bearman fechou o TOP-10.

Nico Hulkenberg ficou novamente às portas da Q3, com o piloto da Audi a voltar a terminar na 11.ª posição. Franco Colapinto ficou em 12.º, seguido por Esteban Ocon, Liam Lawson e Arvin Lindblad, respetivamente. Os três pilotos não conseguiram melhorar os seus tempos na tentativa final. O lote de pilotos da Q2 ficou fechado com a 16.ª posição de Gabriel Bortoleto. Na última curva, o brasileiro despistou-se e não teve tempo para mais tentativas.

Na Q1 ficaram pelo caminho três equipas, sendo duas expectáveis, enquanto a outra está a lutar contra o tempo. Carlos Sainz partirá do 17.º lugar, superando pela primeira vez o companheiro de equipa, Alex Albon, que estará ao seu lado na 18.ª posição. Os problemas da pré-época continuam e a Williams, que se assumiu como a melhor das restantes, tem muito trabalho pela frente para chegar aos pontos. As últimas duas linhas da grelha, estão intercaladas com os pilotos da Aston Martin e da Cadillac, Fernando Alonso, Valtteri Bottas, Lance Stroll e Sérgio Pérez, respetivamente.

 

EQUIPA A TER EM CONTA

Ferrari – Apesar de ser a Mercedes a vencer as corridas e a conquistar as poles position, é a equipa de Maranello que lidera o Campeonato de Construtores com um ponto de diferença. A Sprint mostrou que ambos os pilotos são capazes de lutar pelo pódio e o primeiro lugar é possível, até porque Antonelli ainda não teve um arranque decente esta temporada.

PILOTO QUE PODERÁ SURPREENDER

Lewis Hamilton (Ferrari) – Acaba por ser uma escolha óbvia, mas escolho o britânico pelo facto de ainda não ter feito qualquer pódio em corridas com a Ferrari. O terceiro lugar deixa-o em ótima posição e tem tudo para subir ao pódio pela 203.ª vez. O arranque pode ser a chave da corrida e temos que esperar para ver se a estratégia da equipa não volta a comprometer.

Gonçalo Carneiro

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Fórmula 1

Antevisão GP Singapura: Max Verstappen conquista a 50.ª pole position da carreira

A ANTEVISÃO: MAX VERSTAPPEN CONQUISTA A PRIMEIRA POLE EM SINGAPURA, OS FERRARI PROMETEM DAR LUTA E A MERCEDES FICA AQUÉM DAS EXPETATIVAS Está a ser um fim de semana perfeito para Max Verstappen. Depois da vitória na corrida Sprint, o tetracampeão mundial foi o mais rápido no circuito de Marina Bay e conquistou a sua primeira pole position em Singapura e a 50.ª da carreira na Fórmula 1. Será que o Max Verstappen do final de 2025 está de volta?

Gonçalo Carneiro · 3 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Lamber as feridas do Dragão | Benfica x Vitória SC

Quase três semanas depois, e com muita polémica em torno da seleção nacional, as emoções do campeonato estão de volta. O Benfica é o último dos três grandes a apresentar-se nesta jornada. Após os triunfos de Sporting e FC Porto os encarnados estão obrigados a vencer para não se atrasarem ainda mais na corrida pelo título. As águias vão defrontar o Vitória SC, que tem estado a realizar um campeonato aquém das expetativas, e este poderá ser o adversário ideal para sarar as feridas provocadas no Estádio do Dragão. Marco Silva tem algumas dores de cabeça para esta partida, mas nada que não se resolva. O treinador encarnado não vai poder contar com os lesionados Daniel Banjaqui, Alexander Bah, Jaden Umeh, Jakub Kaminski e Enzo Barrenechea. Georgiy Sudakov é o único do departamento médico que está em dúvida. Clément Lenglet também não vai a jogo por estar a cumprir castigo após a expulsão frente ao FC Porto. Oportunidade para Alessandro Circati estrear-se como titular no eixo da defesa.  Com Banjaqui e Bah indisponíveis, Fredrik Aursnes irá ocupar o lado direito da defesa. Nada que o médio norueguês já não esteja habituado, pois recentemente desempenhou essa função ao serviço da sua seleção. Em relação a Sudakov, mesmo que entre na convocatória não será titular. Andreas Schjelderup deverá ocupar novamente a posição 10 atrás de Vangelis Pavlidis.

Rui Alves Maria · 5 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.