Duelo pelo pódio | FC Porto x SC Braga

    Primeira Liga, 17.ª jornada: domingo, 14 de janeiro de 2024, 20h30.

    A ANTEVISÃO: FC PORTO VAI À FRENTE, SC BRAGA ESTÁ MAIS FORTE

    FC Porto e SC Braga entram em campo, na 17.ª e última jornada da primeira volta, separados por apenas dois pontos. O Estádio do Dragão será, portanto, palco de um duelo pelo último lugar do pódio. Mas mais do que a luta pelo terceiro lugar da classificação, o jogo ganha especial importância para as duas equipas na perspetiva de não verem fugir o pelotão da frente composto por Sporting CP, em primeiro, e SL Benfica, em segundo.

    As duas equipas vivem em polos opostos no que à produção ofensiva e defensiva diz respeito, estando, ainda assim, ligadas pelo número seis. Dá se a seguinte curiosidade: O SC Braga, melhor ataque da prova, tem uma das piores defesas, sendo que apenas seis equipas têm pior registo defensivo. Seis é também o número de equipas com um registo ofensivo melhor do que o FC Porto que, por outro lado, é a segunda defesa menos batida.

    A fraca produção ofensiva dos Dragões é o principal sintoma de uma das temporadas mais pobres ao nível do jogo jogado de que há memória desde que Sérgio Conceição assumiu as rédeas da equipa. Com um processo ofensivo previsível, vai sendo a segurança defensiva que permite ao FC Porto manter-se vivo (ainda que ligado às máquinas) na corrida pelo título.

    O SC Braga é, talvez, a par do Sporting CP, a equipa mais entusiasmante do campeonato e vai conseguindo resolver os problemas na transição defensiva com um ataque demolidor. O trabalho de Artur Jorge à frente dos arsenalistas tem sido meritório e a distância para os crónicos candidatos é cada vez mais curta.

    O histórico de partidas entre as duas equipas é francamente favorável aos azuis e brancos, mas, dadas as circunstâncias, o resultado da partida é de difícil adivinhação. É que já nem é sequer óbvio qual das equipas conta com o melhor plantel. O do FC Porto tem vindo a perder qualidade ao longo dos anos e o dos guerreiros do Minho vai caminhando no sentido contrário e conta, inclusive, com jogadores com experiência e palmarés recheado como não acontecia anteriormente.

    O FC Porto leva vantagem na classificação, é certo, todavia é o SC Braga que se apresenta mais forte nesta altura da época. Num jogo com tantas incertezas (ao nível do resultado ou, até, no que diz respeito ao alinhamento inicial das equipas) resta a certeza de que tem tudo para ser um grande espetáculo de futebol.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1.  jogo deste domingo é o 168º entre as equipas
    2. Da última vez que se defrontaram, o FC Porto venceu, no Jamor, por 2-0
    3. Nos 167 jogos anteriores, o FC Porto venceu 111, empatou 30 e perdeu 26
    4. O FC Porto está na terceira posição da tabela com 35 pontos. O SC Braga é quarto com 33
    5. Nos embates entre ambas as equipas, marcaram-se, até à data, 505 golos. O FC Porto marcou 363, os bracarenses apontaram 142
    6. É 19º jogo de Sérgio Conceição, enquanto treinador do FC Porto, frente aos guerreiros do Minho
    7. Nos 18 jogos anteriores, o treinador portista soma nove vitórias, quatro empates e cinco derrotas
    8. Na última vez que as equipas se enfrentaram para o campeonato, na casa portista, o FC Porto venceu (4-1)
    9. A última vez que o SC Braga venceu o FC Porto para o campeonato, foi em Abril de 2022
    10. O FC Porto soma, atualmente, três vitórias seguidas, em casa, frente ao SC Braga em jogos a contar para o campeonato

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Evanilson com a camisola do FC Porto
    Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

    EvanilsonA escolha não podia ser outra. É o melhor marcador da equipa e fez um hat-trick a meio da semana frente ao Estoril em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal. Já leva vários meses longe da malapata das lesões e, se assim continuar, pode ser a figura da época portista e, a curto prazo, deste jogo.

    João Moutinho
    Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

    João MoutinhoEsteve com um pé e meio no FC Porto, mas acabou por rumar a Braga. Por si só, é um facto que torna João Moutinho num dos maiores motivos de interesse desta partida e uma das figuras centrais do jogo. Não é o mesmo que deixou o FC Porto há uma década, mas tem vindo a provar que continua a ter qualidade para futebol de alto nível.

    XI´s PROVÁVEIS

    FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Fábio Cardoso e Wendell; Alan Varela, Eustáquio, Pepê e Galeno; Toni Martínez e Evanilson

    Treinador: Sérgio Conceição

    «Esperamos uma equipa que, neste momento, é segunda classificada nos jogos fora, com um ataque e um processo ofensivo muito capaz e competente. Espera-nos um jogo difícil como tem sido nos últimos anos, contra uma equipa cada vez mais assumida como candidata ao título».

    SC Braga: Matheus; Vítor Gomez, José Fonte, Serdar e Borja; Zalazar, Vítor Carvalho e João Moutinho; Ricardo Horta, Álvaro Djaló e Alan Ruíz

    Treinador: Artur Jorge

    «Sabemos das dificuldades que temos pela frente, portanto perspetivamos um jogo com duas boas equipas em termos de busca constante pela vitória. Espero um bom espetáculo e que possamos ser mais fortes do que o adversário para ganhar».

    PREVISÃO DE RESULTADO: FC Porto 2-1 SL Benfica

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Bernardo Lobo Xavier
    Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
    Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.