📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

E a bonança chegou, pois claro

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

“ (…) Seguem-se dois importantíssimos jogos que podem definir muito do que será a época do Dragão. Tenho plena confiança de que, como diria o outro, isto é uma questão de ‘ketchup’: quando recomeçarmos a marcar, ninguém mais nos para. A confiança voltará e aí, não haverá árbitro, bruxedo ou força do mal que nos impeçam de vencer.(…)”

Consciente do risco de pecar por antecipação, gostaria de começar esta crónica como terminei a última. Não quero dar uma de profeta, mas estes dois últimos jogos do FC Porto parecem retirados de um filme de Hollywood, dividido em duas partes: primeiro o suspense do jogo com o Braga, numa verdadeira rodagem de ficção científica (sim, tanto tempo sem marcar golos em balizas que mais pareciam enfeitiçadas não pode ser verdade!). Depois, o documentário baseado em factos reais, expresso na demonstração de futebol de alto gabarito imposta ao campeão inglês. Factos reais porque, naturalmente, esta exibição enquadra-se mais naquilo que é a realidade do FC Porto: uma equipa dominadora em toda a linha e em todos os momentos de jogo.

Felizmente, tudo o que escrevi antes deste duplo confronto verdadeiramente decisivo acabou por se revelar assertivo. Não só a ideia – mais do que enraizada no futebol – de que “assim que o primeiro entrar vai ser uma festa”, mas também o desejo manifestado em ver o menino Rui Pedro mais vezes em ação. Ele que já havia deixado água na boca no jogo-treino com o Belenenses para a ‘Taça’ da Liga. Ironia das ironias, lá estava o rebelde de Pedorido a levar-nos ao êxtase no quinto minuto de compensação frente aos bracarenses. E que privilégio foi para mim poder assistir, in loco, a esse momento Kelvin 2.0. É certo que não decidiu um campeonato, mas pode muito bem ter sido o tal clique de que esta maravilhosa equipa tanto precisava. Justificaram-se, por isso, os exuberantes festejos de jogadores, adeptos e toda a equipa técnica, bem como as lágrimas do grande Luís Gonçalves, encarnando o sentimento de justiça refeita que todos experimentamos naquele momento tão dramático e ao mesmo tempo tão belo.

A estabilidade parece querer chegar ao reino do Dragão Fonte: FC Porto
A estabilidade parece querer chegar ao reino do Dragão
Fonte: FC Porto

Soltaram-se, finalmente, as amarras. E o resto da história foi o que todos puderam atestar: uma noite à dragão. Um verdadeiro recital de futebol, com a nota artística mais elevada de que há memória por estes lados nos últimos anos. É certo que as maiores estrelas do Leicester não estavam presentes, mas nem isso pode servir para branquear a grande exibição dos ‘dragões’, que à qualidade de jogo já evidenciada em muitos dos jogos anteriores, aliaram, desta vez, uma tremenda eficácia no ataque à baliza adversária. Uma eficácia que se traduziu na obtenção de cinco golos. E para todos os gostos. Desde a cabeçada à ponta de lança de André Silva (que viria depois a exorcizar os demónios das grandes penalidades) ao já habitual calcanhar argelino, típico nesta prova europeia. Pelo meio, tempo para o fantasista Corona levantar o estádio com um golo que nos faz aceitar, de bom grado, o dinheiro gasto no bilhete, e para Jota fechar a contagem com a assertividade que se pede em frente ao guarda redes.

Nuno Espírito Santo goza por estes dias de uma tranquilidade e estado de graça que ainda não havia experimentado desde a sua chegada ao Dragão. Os ‘pipoqueiros’ devem ter-se esquecido dos lenços brancos em casa e o que se viu no final dos dois jogos foi uma plateia em pé, a gritar e a aplaudir tão belos desempenhos aliados a vitórias motivadoras para o futuro. Tudo isto é mérito dele e, correndo o risco de me tornar repetitivo, reafirmo a ideia de que Nuno não pode ser responsável pelo facto de o FC Porto perder pontos por manifesta infelicidade em frente à baliza ou por vista grossa por parte dos árbitros. A preparação e a leitura do jogo, mesmo não sendo perfeitas, acabariam por dar razão ao treinador, se a sorte e a competência de tanta juventude tivessem formado aliança mais cedo. Felizmente essa fez-se a tempo e agora, com os níveis de motivação em crescendo, o FC Porto pode preparar a visita a S.ª Maria da Feira ciente de que, mantendo o nível, pode aproximar-se ainda mais da frente, reforçando o crescimento que a equipa vem demonstrando ao longo do tempo.

A terminar, o desejo de que o sério caso em que se tornou a defesa deste FC Porto mereça, por parte dos opinadores deste país, um justo tratamento, tal como aquele que foi feito em relação ao jejum de golos. À falta de ideias para tentar amenizar o mérito e descredibilizar o bom trabalho de NES, esta seria um bom tema de debate. Afinal, estes seis jogos sem consentir golos são já recorde do século. A melhor defesa da Europa é nossa!

Foto de capa: FC Porto

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto: Zaidu convocado pela Nigéria para ir à CAN

Zaidu está presente na convocatória da Nigéria para a CAN. FC Porto quer manter lateral até ao jogo da Taça de Portugal.

Rui Costa e os «12 anos maravilhosos» em Itália: «Fui muito feliz»

Rui Costa, presidente do Benfica, falou sobre a passagem em Itália enquanto jogador durante a emissão da Benfica FM.

Rui Costa: «O Eros Ramazzotti é da Juventus. Disse-lhe que já lá fui ganhar 2 vezes como presidente. Desejou felicidade à rádio e à...

Rui Costa, presidente do Benfica, falou sobre vários temas quando esteve em direto na emissão da Benfica FM.

Barcelona vai estudar dossier com atenção a partir de janeiro

O Barcelona conta com Marcus Rashford emprestado pelo Manchester United, sendo que tem em suas mãos uma cláusula de compra de 35 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid prepara mudanças no seu plantel e observa defesa central do Rennes

O Real Madrid pode avançar para a contratação de Jérémy Jacquet, defesa central que pertence aos quadros do Rennes.

Vitória SC x Benfica: Presidente do Vitória SC castigado com suspensão de 75 dias e multa

Suspensão de 75 dias e multa de 8568 euros para António Miguel Cardoso, presidente do Vitória SC, após jogo com o Benfica.

Há clube interessado em contratar Paulo Dybala: «Esperamos poder fazer o esforço necessário»

O Boca Juniors está interessado em contratar Paulo Dybala. Marcelo Delgado, dirigente do clube, fala sobre a situação do jogador.