Em busca do equilíbrio

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Desde o fecho do mercado de Verão fiquei com duas sensações: que o plantel do FC Porto era muito grande e, ao mesmo tempo, muito curto. Grande em quantidade; curto em qualidade. Para além disso, é evidente a escassez de opções para o ataque – tanto para o centro como para as alas – e o excesso das mesmas para o meio-campo. Para piorar o cenário, Nuno Espírito Santo (NES) passou a pré-época toda a testar a equipa em 4-3-3, recorrendo por vezes à variante 4-2-3-1, mas, já com o campeonato em andamento, rende-se ao 4-4-2, acentuando assim o desequilíbrio do plantel.

Recorde-se que a presente temporada teve, talvez, o período de preparação mais longo da história do clube, tendo sido anunciado pelo próprio Pinto da Costa que as últimas seis jornadas de 2015/2016 serviriam como preparação para 2016/2017. No entanto, tanta antecedência de pouco valeu, uma vez que o plantel foi fechado em cima do joelho e com opções duvidosas, sendo a contratação de Depoitre a cereja no topo do bolo. Quem nunca ouviu um portista perguntar se Suk ou até mesmo Gonçalo Paciência não fariam melhor do que o belga?

O belga tem sem sido uma desilusão para os dragões Fonte: FC Porto
O belga tem sem sido uma desilusão para os dragões
Fonte: FC Porto

Certo foi que NES, dentro do contexto inicial de preparação do tal 4-3-3, optou por dispensar Bueno – que agora encaixaria como uma luva no lugar habitualmente ocupado por Jota -, Hernâni e Suk, três jogadores que, a meu ver, tinham tanto ou mais para oferecer à equipa quando comparados com Adrián, Varela e Depoitre.

Colocando um bocado de parte as arbitragens vergonhosas que em muito ajudaram os Dragões a cair em ambas as taças, não é descabido dizer que estas serviram para provar a teoria de que faltava banco a este FC Porto. Mais, não deixa de ser surpreendente que a sobre-utilização de vários elementos por falta de alternativas credíveis não tenha resultado na perda de mais pontos no campeonato e na Liga dos Campeões devido a alguma fadiga acumulada.

 

Foto de Capa: FC Porto

Rui Sousa
Rui Sousa
Amante de futebol e Dragão desde sempre, faz do FC Porto um amigo de todas as ocasiões. Como qualquer portista que se preze, defende o Brasão Abençoado com unhas e dentes sempre que necessário.                                                                                                                                                 O Rui não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Daniel Banjaqui após AC Milan x Benfica: «Em cada jogo sinto-me mais confiante»

O Benfica venceu o AC Milan por 2-0 para a primeira jornada da Europa League. Eis o que disse o Daniel Banjaqui no final do jogo.

Ruben Amorim admite: «O Benfica foi mais organizado naquilo que queria para o jogo»

Ruben Amorim falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Palavras após derrota do AC Milan na Europa League.

Marco Silva explica rotação no Benfica: «Não se pode ter só 13, 14 ou 15 jogadores. Isso não existe»

Marco Silva falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Palavras após vitória do Benfica na Europa League.

Marco Silva revela conversa com Ruben Amorim: «Sempre que não for contra ele, estou a torcer por ele»

Marco Silva falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Palavras após vitória do Benfica na Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Marco Silva afasta euforia no Benfica: «Não há tempo sequer para celebrar absolutamente nada»

Marco Silva falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Palavras após vitória do Benfica na Europa League.

Marco Silva assume ambição do Benfica na Europa League: «Vamos tentar sempre jogar para ganhar e ir o mais longe possível»

Marco Silva falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Palavras após vitória do Benfica na Europa League.

Italianos arrasam AC Milan de Ruben Amorim: «O AC Milan está condenado a mais um ano como figurante. O Benfica não é o Ararat»

O AC Milan de Ruben Amorim foi derrotado pelo Benfica por duas bolas a zero e a imprensa italiana já começou a reagir.