«Infelizmente não partilhei balneário com Sérgio Conceição, mas para quem esteve com o Co Adriaanse…» – Entrevista BnR com Helton Arruda

«Se tiver a oportunidade e qualidade de chegar diretamente a um clube grande, porquê também não?»

Bola na Rede: Voltando ao teu percurso futebolístico, depois da saída do FC Porto, tiveste uma pausa de 5 anos na tua carreira, e aceitaste o desafio de voltar aos relvados com um regresso ao UD Leiria. Foi um misto de saudades e de ajudar o clube que te abriu portas quando chegaste a Portugal?

Helton: Foi sim, foi um pedido do sr. Amando Marques, através de um grande amigo que eu tenho, para que lá estivesse para ajudar o clube. E eu por gratidão regressei.

Bola na Rede: Num balanço destas duas passagens por Leiria, se pudesses voltar atrás antes de vires para Portugal, terias escolhido de novo este clube como porta de entrada?

Helton: Não podemos escolher, são oportunidades que criamos. Naquele momento foi o UD Leiria. Era para vir para o FC Porto diretamente, mas cheguei aqui e encontrei essa mudança, mas não trem qualquer problema, tenho de me orgulhar.

Bola na Rede: Sentes que até foi bom antes passares por um clube como o UD Leiria antes de dares o salto para a invicta?

Helton: Não vejo diferença alguma, porque eu comecei no Vasco da Gama, fui campeão brasileiro, da Libertadores, campeão carioca, campeão de S. Paulo, campeão da América do Sul… Não tenho qualquer problema. Graças a Deus, eu não tenho esse problema de dizer assim: se tiver essa oportunidade de passar por um clube mais mediano, para ter experiência, é ótimo. Mas se tiver a oportunidade e qualidade de chegar diretamente a um clube grande, porquê também não? Não temos de ter medo. As apostas também são assim, não devem ser somente pela idade e pela experiência que já se teve. Eu tenho um caso desses. Já passei pelo Freamunde como treinador e o presidente colocou a mão na cabeça a perguntar porque é que eu ia apostar num miúdo que era dos Juniores. E eu disse-lhe que esse miúdo que estava nos Juniores, que tem 17 anos, estava a jogar muito bem, a trabalhar muito bem e estava-me a dar uma garantia de trabalho. Terminou a época e foi vendido para o FC Vizela. Hoje ele [o presidente] agradece-me por isso.

Bola na Rede: E podemos voltar a ver o Helton como treinador?

Helton: Não sei (risos)

Bola na Rede: E a experiência, como foi?

Helton: Foi ótima, não estive só lá no Freamunde, estive em mais dos clubes e foi ótimo.

Bola na Rede: Qual é o papel mais difícil, ser treinador e comandar uma equipa ou ser a ordem do treinador enquanto jogador?

Helton: A diferença é muito pouca, a responsabilidade é a mesma (risos)

Bola na Rede: Regressando ao UD Leiria, tendo em conta aquilo que já conheces sobre o projeto, acreditas que, a médio longo-prazo, este clube pode estar de regresso à primeira liga?

Helton: No momento eu não conheço o projeto, saí há um ano e o projeto acaba por ser outro, todos os anos se muda. Mas espero que sim, que tenha novas oportunidades de estar na primeira liga, porque foi lá onde encontrei o Leiria quando cá cheguei. Por isso, faço votos para que retorne.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Morreu Miguel Ángel Russo, treinador do Boca Juniors

Morreu Miguel Ángel Russo. O treinador do Boca Juniors estava hospitalizado e acabou por falecer devido a um cancro na próstata.

Jimmy Floyd Hasselbaink compara Ruben Amorim a Jurgen Klopp e Mikel Arteta: «Flexibilidade é a chave»

Jimmy Floyd comentou sobre Ruben Amorim não ser flexível com o modelo de jogo. O antigo jogador ainda questionou a continuidade do português.

Adeptos do FC Porto podem estar descansados: Victor Froholdt não pode deixar o Dragão em janeiro

Victor Froholdt terá que continuar a representar o FC Porto até ao final da temporada. O jogador não se poderá transferir em 2025/26.

Futsal: Eis os convocados de Portugal para defrontar a Letónia

Portugal irá disputar dois jogos particulares frente à Letónia para preparar o Europeu de 2026. A fase final será sorteada a 24 de outubro.

PUB

Mais Artigos Populares

Kerem Akturkoglu arrisca suspensão de 12 jogos

Kerem Akturkoglu pode ser suspenso por 12 jogos após a sua saída para o Fenerbahçe. O caso envolve irregularidades no contrato assinado.

Maísa Correia renova com o Sporting até 2028

Maísa Correia prolongou o seu vínculo com o Sporting até 2028. A jovem jogadora mostrou-se muito feliz e com confiança recebida.

Futsal Feminino: Portugal empata com a Espanha no segundo duelo ibérico

Portugal empatou com a Espanha por 3-3 no segundo encontro dos dois jogos frente à seleção vizinha. Os duelos Ibéricos contaram para a preparação do Mundial.