Época sem Títulos na formação deve fazer refletir!

- Advertisement -
Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

SUB 17 – Uma época regular mas uma fase final abaixo do que seria de esperar. Mais uma vez ficamos atras dos principais rivais. As diferenças foram menores do que nos Sub 15 mas a qualidade individual (Ruben Teixeira, Romário Baró, Afonso Sousa, Leandro Campos, Vasco Paciência) era muita e seria de esperar uma luta pelo título mais efetiva. Mais uma vez, o quartel-general deste escalão é o Vitalis Park, acho que as conclusões são óbvias.

Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

SUB 19 – Vínhamos de dois títulos consecutivos e o objetivo era a conquista do Tri-Campeonato. Não foi possível mas, neste caso, o principal motivo foi a mudança de treinador a meio da época, com a saída de Folha (foi treinar a equipa B) é normal que alguma oscilação exibicional acontecesse e isso foi fatal na fase final. Ficamos a frente de um dos nossos rivais (SL Benfica) e o equilíbrio foi bem mais evidente neste escalão. Nos últimos anos este escalão e até a equipa B tem obtido resultados relevantes e a isso não estará alheio as condições de treino (Sub 19 e equipa B trabalham no Olival).

A qualidade individual dos jogadores é muita, os treinadores também trabalham com muita competência, mas, na minha opinião, o quartel-general destes escalões devia ser o mesmo para todos eles (como acontece com os nossos rivais). O Vitalis Park deveria servir para o projeto Dragon Force e como um mero apoio para estes escalões em ocasiões especiais. O ideal seria ter um Olival com mais condições ou, então criar uma academia para a formação (Projeto que o Presidente quer levar acabo neste mandato).

Investir nas infraestruturas é um passo fundamental para a sustentabilidade do clube a longo prazo. Nas últimas cinco épocas o FC Porto não ganhou qualquer título nos Sub 15 e Sub 17. É algo que deve fazer pensar a “estrutura” do clube.

Foto de Capa: FC Porto

Luís Coelho
Luís Coelhohttp://www.bolanarede.pt
É um eterno apaixonado por desporto, tem no futebol a sua maior paixão. Desde muito jovem que se dedica ao estudo e à análise de todas as vertentes futebolísticas. Foi treinador no futebol de formação, e atualmente colabora na área do “scouting". Apaixonado pelo jornalismo desportivo, é adepto do FC Porto e no futebol internacional tem simpatia pelo Barcelona.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

André Villas-Boas confirma possibilidade de vender Rodrigo Mora abaixo da cláusula e critica Al Ittihad: «Está habituado a brincar com o FC Porto»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. André Villas-Boas, o presidente do FC Porto, falou em conferência.

André Villas-Boas confirma mudanças no scouting do FC Porto e destaca 4 jovens: «São as jóias do FC Porto e queremos mais»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. André Villas-Boas, o presidente do FC Porto, falou em conferência.

André Villas-Boas sugere realização de jogos da Primeira Liga no estrangeiro: «Não poderiam ter estádio cheio em New York, Genève ou Paris?»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. André Villas-Boas, o presidente do FC Porto, falou em conferência.

João Mário arrasado em Itália: «O flop de mais de 11 milhões já está servido»

João Mário chegou à Juventus esta temporada e está a ser muito criticado pela imprensa italiana pelos seus primeiros jogos.

PUB

Mais Artigos Populares

Juventus e AC Milan disputam internacional português

Bernardo Silva está a cumprir o último ano de contrato. O jogador está a ser alvo do interesse da Juventus e do AC Milan.

Esteve próximo do Benfica no verão e Atlético Madrid anseia pelo seu regresso

Thiago Almada está no final da sua recuperação e pode voltar às opções do Atlético Madrid na La Liga e na Champions League.

Antigo jogador do Sporting termina a carreira aos 40 anos

Alberto Zapater colocou um ponto final na sua carreira. O espanhol, que passou pelo Sporting, finalizou a sua etapa como futebolista aos 40 anos.