Época sem Títulos na formação deve fazer refletir!

Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

SUB 17 – Uma época regular mas uma fase final abaixo do que seria de esperar. Mais uma vez ficamos atras dos principais rivais. As diferenças foram menores do que nos Sub 15 mas a qualidade individual (Ruben Teixeira, Romário Baró, Afonso Sousa, Leandro Campos, Vasco Paciência) era muita e seria de esperar uma luta pelo título mais efetiva. Mais uma vez, o quartel-general deste escalão é o Vitalis Park, acho que as conclusões são óbvias.

Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

SUB 19 – Vínhamos de dois títulos consecutivos e o objetivo era a conquista do Tri-Campeonato. Não foi possível mas, neste caso, o principal motivo foi a mudança de treinador a meio da época, com a saída de Folha (foi treinar a equipa B) é normal que alguma oscilação exibicional acontecesse e isso foi fatal na fase final. Ficamos a frente de um dos nossos rivais (SL Benfica) e o equilíbrio foi bem mais evidente neste escalão. Nos últimos anos este escalão e até a equipa B tem obtido resultados relevantes e a isso não estará alheio as condições de treino (Sub 19 e equipa B trabalham no Olival).

A qualidade individual dos jogadores é muita, os treinadores também trabalham com muita competência, mas, na minha opinião, o quartel-general destes escalões devia ser o mesmo para todos eles (como acontece com os nossos rivais). O Vitalis Park deveria servir para o projeto Dragon Force e como um mero apoio para estes escalões em ocasiões especiais. O ideal seria ter um Olival com mais condições ou, então criar uma academia para a formação (Projeto que o Presidente quer levar acabo neste mandato).

Investir nas infraestruturas é um passo fundamental para a sustentabilidade do clube a longo prazo. Nas últimas cinco épocas o FC Porto não ganhou qualquer título nos Sub 15 e Sub 17. É algo que deve fazer pensar a “estrutura” do clube.

Foto de Capa: FC Porto

Luís Coelho
Luís Coelhohttp://www.bolanarede.pt
É um eterno apaixonado por desporto, tem no futebol a sua maior paixão. Desde muito jovem que se dedica ao estudo e à análise de todas as vertentes futebolísticas. Foi treinador no futebol de formação, e atualmente colabora na área do “scouting". Apaixonado pelo jornalismo desportivo, é adepto do FC Porto e no futebol internacional tem simpatia pelo Barcelona.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fábio Vieira deixa mensagem de despedida para o FC Porto: «Época extremamente difícil»

Fábio Vieira publicou uma mensagem de despedida para o FC Porto. O médio português voltou ao Arsenal, após o empréstimo.

Imprensa internacional aponta médio francês ao FC Porto

A imprensa francesa apontou Ludovic Blas ao FC Porto. O médio de 27 anos está ao serviço do Rennes.

Famalicão próximo de fechar contratação de jogador do Flamengo

O Famalicão está no mercado para reforçar o meio-campo e trabalha para fechar a contratação de Victor Hugo. Médio de saída do Flamengo.

Benfica define futuro de Henrique Araújo

O Benfica já tomou uma decisão quanto ao futuro de Henrique Araújo. Avançado será integrado na pré-época encarnada.

PUB

Mais Artigos Populares

Olivier Giroud regressa a França para jogar no Lille

Olivier Giroud foi oficializado como novo jogador do Lille. Avançado regressa a França aos 35 anos de idade.

Alexandre Lacazette deixa o Lyon e ruma ao Neom da Arábia Saudita

Alexandre Lacazette é mais um nome a rumar à Arábia Saudita. Avançado deixa o Lyon e reforça o Neom, clube recém-promovido.

Flamengo vê fugir destaque do Mundial de Clubes 2025 para a Rússia por 25 milhões de euros

O Flamengo acertou a venda de Gerson para o Zenit. O emblema russo acionou a cláusula de rescisão de 25 milhões de euros.