Época sem Títulos na formação deve fazer refletir!

Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

SUB 17 – Uma época regular mas uma fase final abaixo do que seria de esperar. Mais uma vez ficamos atras dos principais rivais. As diferenças foram menores do que nos Sub 15 mas a qualidade individual (Ruben Teixeira, Romário Baró, Afonso Sousa, Leandro Campos, Vasco Paciência) era muita e seria de esperar uma luta pelo título mais efetiva. Mais uma vez, o quartel-general deste escalão é o Vitalis Park, acho que as conclusões são óbvias.

Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

SUB 19 – Vínhamos de dois títulos consecutivos e o objetivo era a conquista do Tri-Campeonato. Não foi possível mas, neste caso, o principal motivo foi a mudança de treinador a meio da época, com a saída de Folha (foi treinar a equipa B) é normal que alguma oscilação exibicional acontecesse e isso foi fatal na fase final. Ficamos a frente de um dos nossos rivais (SL Benfica) e o equilíbrio foi bem mais evidente neste escalão. Nos últimos anos este escalão e até a equipa B tem obtido resultados relevantes e a isso não estará alheio as condições de treino (Sub 19 e equipa B trabalham no Olival).

A qualidade individual dos jogadores é muita, os treinadores também trabalham com muita competência, mas, na minha opinião, o quartel-general destes escalões devia ser o mesmo para todos eles (como acontece com os nossos rivais). O Vitalis Park deveria servir para o projeto Dragon Force e como um mero apoio para estes escalões em ocasiões especiais. O ideal seria ter um Olival com mais condições ou, então criar uma academia para a formação (Projeto que o Presidente quer levar acabo neste mandato).

Investir nas infraestruturas é um passo fundamental para a sustentabilidade do clube a longo prazo. Nas últimas cinco épocas o FC Porto não ganhou qualquer título nos Sub 15 e Sub 17. É algo que deve fazer pensar a “estrutura” do clube.

Foto de Capa: FC Porto

Luís Coelho
Luís Coelhohttp://www.bolanarede.pt
É um eterno apaixonado por desporto, tem no futebol a sua maior paixão. Desde muito jovem que se dedica ao estudo e à análise de todas as vertentes futebolísticas. Foi treinador no futebol de formação, e atualmente colabora na área do “scouting". Apaixonado pelo jornalismo desportivo, é adepto do FC Porto e no futebol internacional tem simpatia pelo Barcelona.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim já tem 11 base do Manchester United em mente: «Na época passada tivemos de lutar para colocar 11 jogadores em campo»

O Manchester United empatou 1-1 com a Fiorentina no último teste de pré-temporada. Ruben Amorim falou no final do jogo.

Sporting apresenta participação disciplinar contra Bruno Lage devido à Supertaça

O Sporting apresenta participação disciplinar contra Bruno Lage. Leões consideram haver ofensas do técnico do Benfica a Fábio Veríssimo.

Franjo Ivanovic e o processo de saída do Union Saint-Gilloise para o Benfica: «Sofres muito porque não sabes o que vai acontecer»

Franjo Ivanovic, reforço do Benfica neste mercado de verão, deu uma entrevista. Avançado recorda saída do Union Saint-Gilloise.

Franjo Ivanovic não esconde ambição pós-Benfica: «O meu objetivo é jogar nos maiores clubes do Mundo»

Franjo Ivanovic, reforço do Benfica neste mercado de verão, deu uma entrevista. Avançado quer jogar nos «maiores clubes do mundo».

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica: Nápoles pode avançar por Florentino Luís nas próximas semanas

O Nápoles continua interessado em Florentino Luís. Benfica quer receber cerca de 30 milhões de euros, mas é possível valores inferiores.

5 possíveis jogadores revelação da Primeira Liga 25/26

O médio dinamarquês, de 19 anos, chegou à Primeira Liga e ao FC Porto com a reputação de “box-to-box” capaz de cobrir todo o corredor central.

Luuk de Jong revela ter rejeitado abordagens de clubes antes de rumar ao FC Porto

Luuk de Jong é o mais recente reforço do FC Porto. Avançado neerlandês revela ter recusado abordagens da MLS.