Erros defensivos começam a custar pontos

- Advertisement -

atodososdesportistas

Hoje vou conter-me, não vou falar das péssimas arbitragens que, no meio de uma dualidade incrível de critérios, em cinco jogos já literalmente “roubaram” quatro penáltis ao Porto: dois em Guimarães, um em Alvalade (que é discutível, mas é) e um no jogo de ontem, frente ao Shakhtar Donetsk. Muito menos vou falar da rotação excessiva daquele que, para mim, continua a ser o homem certo no lugar certo: Lopetegui. Vou falar, sim, dos excessivos erros defensivos que têm sido evidentes e que só não têm dado mais golos por desacerto dos avançados ou pela… qualidade de recuperação dos Dragões.

Ontem, tudo isto que disse foi evidente, e os dois golos do Shakhtar são um riso, uma comédia… Ia ainda na primeira parte e já eu comentava com um colega: “este Óliver é uma das maiores pérolas da Europa, mas aquela excessiva finta ‘à Xavi’ para zonas interiores perto da área um dia custa-nos caro”… Voilá! Início da segunda parte e Óliver a parecer um menino que está a jogar no recreio, a querer fintar tudo e todos e, veja-se, dentro da própria área! Claro, 1-0, e a esperança começava a cair por terra. Quanto ao segundo golo, toda a gente viu o que fez Maicon. A sorte foi que um tal Jackson entrou (já fora de tempo, não percebi o porquê de não ter sido titular) e apeteceu-lhe resolver e empatar o jogo nas poucas vezes em que teve a oportunidade de tocar na bola…

Agora, a questão que lanço é: porque perdemos tantas bolas em zonas defensivas? Permita-me o leitor que responda a mim mesmo: porque começamos a primeira fase de construção do ataque demasiadamente atrás! Chamar e explorar as costas ou “brechas” da equipa adversária é claramente aquilo que o FC Porto faz, mas porquê expor-se tanto e fazê-lo em zonas tão recuadas? Para quê jogar tantas vezes com Fabiano e deixar muitas vezes o guardião azul-e-branco sob pressão, quando se sabe que os pés não são o seu forte? Tantas bolas são aquelas que o brasileiro atira directamente para fora, quando é perfeitamente possível Indi jogar logo em Maicon. À atenção de Lopetegui! Marcano surpreendeu-me pela sua técnica e inteligência, e não esperava vê-lo entrar tanto em zonas ofensivas (principalmente na segunda parte), o que poderá ser um indício de que poderemos ter ali uma solução válida enquanto Casemiro estiver fora de batalha.

quintero
Em Lviv, Quintero foi lançado na 2ª parte e esteve em plano de evidência
Fonte: zerozero.pt

Por outro lado, Quintero foi lançado no segundo tempo e justificou uma oportunidade, quiçá no lugar de Óliver, não como “castigo”, mas sim como uma forma de mostrar ao espanhol que certos erros não se podem cometer a este nível. Brahimi foi Brahimi, pena o penálti mega denunciado.

Espero, já na próxima jornada, ver o nosso Porto voltar a materializar a vantagem que tem demonstrado em campo, mas, desta vez, com golos…

Aqueles jogos que nem o “penaltizinho” que se tem tornado habitual possa pôr em causa a conquista dos três pontos; aquele Porto que até os mais odiosos admiram; aquele Porto em quem os portistas confiam e que esperam ver levantar, no final, o maior número de troféus possível!

Vá, vamos lá melhorar na defesa e vamos para cima deles!!!

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica interessado em Stije Resink para reforçar o meio-campo

O Benfica está de olho na contratação de Stije Resink para o meio-campo. Jogador agrada a José Mourinho, técnico encarnado.

Eis o Ranking UEFA depois da derrota do Benfica contra a Juventus na Champions League

O Benfica perdeu com a Juventus e não somou qualquer ponto para Portugal no Ranking UEFA. Conhece as contas depois deste dia.

Eis as contas do Sporting para ficar no top-8 e seguir diretamente para os oitavos de final da Champions League

O Sporting está na luta pelos oito primeiros lugares da Champions League. Leões não dependem só de si.

Eis as contas do Benfica para garantir um lugar no playoff da Champions League

O Benfica tem a situação complicada para seguir em frente na Champions League. Ainda assim, as contas mostram que é possível.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho após a derrota com a Juventus: «Comentava com os meus companheiros de banco que se estava a pôr a jeito para comermos...

José Mourinho analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.

Adeptos da Juventus provocam José Mourinho no final do jogo com o Benfica

Vários adeptos da Juventus provocaram José Mourinho no final do jogo. Juventus ganhou ao Benfica por 2-0 na Champions League.

Fredrik Aursnes não atira a toalha ao chão: «Ainda acreditamos e vamos ver o que acontece depois do próximo jogo»

Fredrik Aursnes analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.