Erros defensivos começam a custar pontos

- Advertisement -

atodososdesportistas

Hoje vou conter-me, não vou falar das péssimas arbitragens que, no meio de uma dualidade incrível de critérios, em cinco jogos já literalmente “roubaram” quatro penáltis ao Porto: dois em Guimarães, um em Alvalade (que é discutível, mas é) e um no jogo de ontem, frente ao Shakhtar Donetsk. Muito menos vou falar da rotação excessiva daquele que, para mim, continua a ser o homem certo no lugar certo: Lopetegui. Vou falar, sim, dos excessivos erros defensivos que têm sido evidentes e que só não têm dado mais golos por desacerto dos avançados ou pela… qualidade de recuperação dos Dragões.

Ontem, tudo isto que disse foi evidente, e os dois golos do Shakhtar são um riso, uma comédia… Ia ainda na primeira parte e já eu comentava com um colega: “este Óliver é uma das maiores pérolas da Europa, mas aquela excessiva finta ‘à Xavi’ para zonas interiores perto da área um dia custa-nos caro”… Voilá! Início da segunda parte e Óliver a parecer um menino que está a jogar no recreio, a querer fintar tudo e todos e, veja-se, dentro da própria área! Claro, 1-0, e a esperança começava a cair por terra. Quanto ao segundo golo, toda a gente viu o que fez Maicon. A sorte foi que um tal Jackson entrou (já fora de tempo, não percebi o porquê de não ter sido titular) e apeteceu-lhe resolver e empatar o jogo nas poucas vezes em que teve a oportunidade de tocar na bola…

Agora, a questão que lanço é: porque perdemos tantas bolas em zonas defensivas? Permita-me o leitor que responda a mim mesmo: porque começamos a primeira fase de construção do ataque demasiadamente atrás! Chamar e explorar as costas ou “brechas” da equipa adversária é claramente aquilo que o FC Porto faz, mas porquê expor-se tanto e fazê-lo em zonas tão recuadas? Para quê jogar tantas vezes com Fabiano e deixar muitas vezes o guardião azul-e-branco sob pressão, quando se sabe que os pés não são o seu forte? Tantas bolas são aquelas que o brasileiro atira directamente para fora, quando é perfeitamente possível Indi jogar logo em Maicon. À atenção de Lopetegui! Marcano surpreendeu-me pela sua técnica e inteligência, e não esperava vê-lo entrar tanto em zonas ofensivas (principalmente na segunda parte), o que poderá ser um indício de que poderemos ter ali uma solução válida enquanto Casemiro estiver fora de batalha.

quintero
Em Lviv, Quintero foi lançado na 2ª parte e esteve em plano de evidência
Fonte: zerozero.pt

Por outro lado, Quintero foi lançado no segundo tempo e justificou uma oportunidade, quiçá no lugar de Óliver, não como “castigo”, mas sim como uma forma de mostrar ao espanhol que certos erros não se podem cometer a este nível. Brahimi foi Brahimi, pena o penálti mega denunciado.

Espero, já na próxima jornada, ver o nosso Porto voltar a materializar a vantagem que tem demonstrado em campo, mas, desta vez, com golos…

Aqueles jogos que nem o “penaltizinho” que se tem tornado habitual possa pôr em causa a conquista dos três pontos; aquele Porto que até os mais odiosos admiram; aquele Porto em quem os portistas confiam e que esperam ver levantar, no final, o maior número de troféus possível!

Vá, vamos lá melhorar na defesa e vamos para cima deles!!!

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

AM Bola na Rede #6 – As contas da terceira jornada do Mundial

O 'AM Bola na Rede' é o podcast que vai acompanhar o Mundial 2026. No sexto episódio, as primeiras contas da fase de grupos.

Apontar à liderança | Colômbia x Portugal

Após a goleada protagonizada diante do Uzbequistão, Portugal aponta agora miras ao terceiro (e último) embate da fase de grupos

Julen Lopetegui revoltado com eliminação do Catar do Mundial 2026: «É extremamente difícil para mim e para os meus jogadores aceitar este resultado»

Julen Lopetegui chateadado com eleminaçaõ do Mundial. O Catar perdeu com a Bósnia e Herzegovina e disse adeus ao torneio.

Steve Clarke insatisfeito com Mundial 2026 da Escócia: «Temos de ser melhores se quisermos competir a este nível»

Steve Clarke gera polémica aos jogo com Brasil. O selecionador da Escócia mostrou-se tenso nas entrevistas rápidas.

PUB

Mais Artigos Populares

Jogadores do Uruguai revoltam-se contra Marcelo Bielsa e reina o caos antes das decisões do Mundial 2026

Marcelo Bielsa terá sido contestado por um grupo de jogadores liderado por Federico Valverde e Rochet, antes do jogo decisivo do Uruguai.

Gonzalo Plata deixa dedicatória após ter sido herói contra a Alemanha: «Vamos para a próxima fase ainda mais sedentos de sucesso»

Gonzalo Plata marcou o golo da vitória do Equador sobre a Alemanha, garantindo a qualificação dos sul-americanos.

Jogador do Catar castigado por 5 jogos pela FIFA após lesionar gravemente Ismael Koné

Assim Madibo foi castigado por cinco jogos pela FIFA. O jogador fraturou a perna de Ismael Koné após entrada dura.