📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Estarão Brahimi e Marega ao nível dos “gigantes africanos”?

- Advertisement -

Recentemente, a CAF, Confederação Africana de Futebol, divulgou através de um comunicado oficial os nomeados para o prémio de melhor jogador africano do ano e, necessariamente, ao olharmos para os nomeados, o destaque irá para a influência portuguesa nesta nomeação, através de três nomes: Gelson Dala (Rio Ave/Sporting), juntamente com Yacine Brahimi e Moussa Marega, ambos do FC Porto. Contudo, a concorrência acaba por ser pior que feroz, dificultando assim (e muito) a vida aos “nossos jogadores”.

De facto, nomes como o de Sadio Mané, Aubameyang, Mahrez, Salah, entre outros, fazem com que este prémio se torne, praticamente, uma miragem, quer para Marega, quer para Brahimi (independentemente do excelente ano que ambos fizeram); se olharmos para os números, a disputa acaba por ser, de certa forma, desproporcional. Na Premier League, assistimos ao domínio da dupla Salah/Mané, somando entre eles, naquela competição, 34 golos, em 2018; já para não referir a brilhante campanha do Liverpool na Champions, liderada por estes dois candidatos.

Ainda em território inglês, temos Aubameyang (20 golos na Premier League, em 2018) e ainda Mahrez (11 golos). Por outro lado, temos os “portugueses”: Marega possui um registo considerável, com 13 golos na Liga NOS, no presente ano, apesar de, nesta época, o destaque do maliano acaba por ser os golos na Champions (já leva 4); já o argelino, ao longo do ano, leva “apenas” 7 golos na Liga NOS.

Marega tem sido o destaque do FC Porto na presente edição da Champions League
Fonte: FC Porto

Em termos de troféus, como sabemos, Marega e Brahimi conquistaram, em 2018, o título de campeão nacional e a Supertaça; já os candidatos mais mediáticos, pouco acrescentam a nível de títulos: Liverpool (apesar da época brilhante), Arsenal e Leicester acabaram por não vencer nenhuma das competições que disputaram (apenas Mahrez, já pelo Manchester City, venceu a Supertaça inglesa).

Portanto, depois desta análise, conclui-se que a possibilidade dos portistas vencerem este prémio acaba por ser insustentável, não só devido aos números astronómicos de outros candidatos, como também pela “descriminação” que ambos sofrem por jogarem num campeonato não tão atrativo, como é o caso do português.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

José Mário Fernandes
José Mário Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
Um jovem com o sonho de jogar futebol profissionalmente. Porém, como até não tinha jeito para a coisa, limita-se a gritar para uma televisão quando o FC Porto joga.                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto multado e condenado a jogo no Estádio do Dragão sem claques

O FC Porto foi condenado a um jogo sem claques no Estádio do Dragão. Em causa incidentes no Clássico contra o Sporting.

Salário de Tiquinho Soares dificulta saída do Santos

O Santos quer vender o avançado Tiquinho Soares, porém não parecem existir clubes interessados devido ao salário elevado do jogador.

Luís Castro regressa ao Brasil para treinar o Grémio

Luís Castro foi oficializado como novo treinador do Grémio. O técnico português regressa ao Brasil, depois de já ter orientado o Botafogo.

Daniel Ramos eleito o Treinador do Ano da China

No seu primeiro ano no Henan FC, Daniel Ramos foi eleito o Treinador do Ano da China após levar o clube à final da Taça.

PUB

Mais Artigos Populares

Cesto no último segundo dita vitória do Braga frente ao Benfica na Taça de Portugal

Esta sexta-feira, nos oitavos-de-final da Taça de Portugal, o Braga venceu o Benfica por 82-81, com um cesto no último segundo.

João Pedro Sousa antevê o Sporting x AVS SAD: «Admito que não é o adversário ideal»

João Pedro Sousa fez a antevisão do Sporting x AVS SAD, da Primeira Liga. O técnico admitiu que enfrentar os leões não é ideal, nesta altura.

Óscar vai rescindir contrato com o São Paulo e terminar a carreira

Óscar decidiu terminar a carreira no futebol e rescindir contrato com o São Paulo, após ser diagnosticado com síncope vasovagal.