📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Estarão Brahimi e Marega ao nível dos “gigantes africanos”?

- Advertisement -

Recentemente, a CAF, Confederação Africana de Futebol, divulgou através de um comunicado oficial os nomeados para o prémio de melhor jogador africano do ano e, necessariamente, ao olharmos para os nomeados, o destaque irá para a influência portuguesa nesta nomeação, através de três nomes: Gelson Dala (Rio Ave/Sporting), juntamente com Yacine Brahimi e Moussa Marega, ambos do FC Porto. Contudo, a concorrência acaba por ser pior que feroz, dificultando assim (e muito) a vida aos “nossos jogadores”.

De facto, nomes como o de Sadio Mané, Aubameyang, Mahrez, Salah, entre outros, fazem com que este prémio se torne, praticamente, uma miragem, quer para Marega, quer para Brahimi (independentemente do excelente ano que ambos fizeram); se olharmos para os números, a disputa acaba por ser, de certa forma, desproporcional. Na Premier League, assistimos ao domínio da dupla Salah/Mané, somando entre eles, naquela competição, 34 golos, em 2018; já para não referir a brilhante campanha do Liverpool na Champions, liderada por estes dois candidatos.

Ainda em território inglês, temos Aubameyang (20 golos na Premier League, em 2018) e ainda Mahrez (11 golos). Por outro lado, temos os “portugueses”: Marega possui um registo considerável, com 13 golos na Liga NOS, no presente ano, apesar de, nesta época, o destaque do maliano acaba por ser os golos na Champions (já leva 4); já o argelino, ao longo do ano, leva “apenas” 7 golos na Liga NOS.

Marega tem sido o destaque do FC Porto na presente edição da Champions League
Fonte: FC Porto

Em termos de troféus, como sabemos, Marega e Brahimi conquistaram, em 2018, o título de campeão nacional e a Supertaça; já os candidatos mais mediáticos, pouco acrescentam a nível de títulos: Liverpool (apesar da época brilhante), Arsenal e Leicester acabaram por não vencer nenhuma das competições que disputaram (apenas Mahrez, já pelo Manchester City, venceu a Supertaça inglesa).

Portanto, depois desta análise, conclui-se que a possibilidade dos portistas vencerem este prémio acaba por ser insustentável, não só devido aos números astronómicos de outros candidatos, como também pela “descriminação” que ambos sofrem por jogarem num campeonato não tão atrativo, como é o caso do português.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

José Mário Fernandes
José Mário Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
Um jovem com o sonho de jogar futebol profissionalmente. Porém, como até não tinha jeito para a coisa, limita-se a gritar para uma televisão quando o FC Porto joga.                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Trent Alexander-Arnold já reagiu à nova lesão: «Vemo-nos em 2026, Madridistas»

Trent Alexander-Arnold reagiu à sua nova lesão nas redes sociais. O atleta do Real Madrid lesionou-se na partida frente ao Athletic. 

Toni Kroos escolhe o seu melhor 11 inicial da história e há um português

Toni Kroos revelou qual considera ser o melhor 11 inicial da história. Cristiano Ronaldo é o único português presente.

Sergio Ramos confirma saída do Monterrey depois da derrota contra o Toluca de Paulinho

Sergio Ramos publicou uma mensagem de despedida do Monterrey nas suas redes sociais. O atleta completou 32 jogos no emblema mexicano

Paulo Fonseca garante reforço para o Lyon vindo do Real Madrid

Endrick vai rumar ao Lyon de Paulo Fonseca já em janeiro. O conjunto francês chegou a acordo com o Real Madrid pelo empréstimo do atleta.

PUB

Mais Artigos Populares

Lazio trava Bolonha na Serie A

A Lazio recebeu o Bolonha em Roma. O jogo da 14.ª jornada da Serie A terminou empatado a uma bola.

Reunião de luxo cancelada após clube recusar possibilidade de contratar Neymar

O Inter Miami não pretende contratar Neymar. Reunião com Luis Suárez e Lionel Messi não vai acontecer e continuidade no Santos ganha força.

Antigo internacional inglês ataca Mohamed Salah: «Vergonhoso e desrespeitoso para com os seus colegas de equipa e o seu treinador»

Chris Sutton deixou muitas críticas a Mohamed Salah nas redes sociais. O antigo jogador não gostou da atitude do egípcio.