Estrelas da formação: Diogo Dalot

    fc porto cabeçalho

    Voltamos hoje à rubrica dos jovens que mais se destacam na formação do FC Porto para falar sobre aquele que é, talvez, o jogador da cantera portista mais bem posicionado para assumir um lugar na equipa principal a curto/médio prazo. Falo de Diogo Dalot.

    Assim que haja paciência por parte dos treinadores, dirigentes e adeptos, e depois da correção de algumas lacunas que naturalmente ainda tem no seu jogo, Dalot pode vir a ser o dono da lateral direita portista num futuro próximo. Este jovem de 18 anos (faz 19 em março próximo), que conta com um já largo percurso pelos vários escalões da seleção nacional, tem vindo a demonstrar, tanto nos sub-19 como na equipa B, ser um jogador de enorme potencial e margem de progressão. Não sendo alto também não é baixo (1,83 m) e é muito competente, quer na vertente defensiva quer na vertente ofensiva do jogo. Sendo cedo para conhecermos com elevado grau de certeza as suas maiores qualidades podemos, para já, notar que Dalot parece ser dono de um enorme sentido posicional e uma excelente velocidade que permite que raramente seja batido na profundidade. Não sendo um malabarista, é dotado de um técnica apurada e vai à linha cruzar com bastante facilidade. Forte a fechar no meio e a dobrar os centrais, vai também com muita facilidade ao chão para desarmar os adversários. É, portanto, um lateral muito completo.

    Diogo Dalot é um dos mais promissores jogadores do FC Porto Fonte: FC Porto
    Diogo Dalot é um dos mais promissores jogadores do FC Porto
    Fonte: FC Porto

    Feito o raio-x, é importante salientar que, embora tenha demonstrado qualidades nas diferentes áreas do jogo abordadas, é muito cedo, dada a sua tenra idade, para perceber ao certo onde poderá chegar e se terá a capacidade de confirmar todos estes créditos nos mais altos níveis de competição. No entanto, fica a ideia de que com o apoio certo, a cabeça no lugar e, acima de tudo, com oportunidades, pode vir a ser um caso sério no nosso futebol e mais um talento made in FC Porto lançado com sucesso na equipa principal.

    Em suma: com Maxi em final de contrato e em vias de deixar o clube; com Layún emprestado ao Sevilha FC e sem grandes probabilidades de regresso ao Dragão; e com Ricardo a aguçar cada vez mais o apetite dos maiores tubarões europeus, Dalot pode vir a ser a solução ideal para o lado direito da defesa portista dada a sua qualidade e potencial, sendo também uma boa opção face aos constrangimentos financeiros que reduzem a margem de manobra do clube no mercado nos dias que correm. Com uma cláusula de 20 milhões de euros e um contrato apenas até 2019, urge adicionar algumas épocas ao atual contrato.

    Foto de Capa: Facebook de Diogo Dalot

    Artigo revisto por: Vanda Madeira Pinto

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Sporting quer reforçar 4 posições no próximo mercado e há nomes bem encaminhados

    O Sporting está em busca de alguns reforços para a próxima temporada. A equipa de Alvalade quer contratar para quatro posições.

    Mauro Jerónimo deixa comando técnico do PVF-CAND após mais de seis anos no Vietname

    Mauro Jerónimo já não é treinador do PVF-CAND. O técnico português deixou o clube do Vietname após pouco mais de meio ano no cargo.

    Brian Riemer e Morten Hjulmand reagem à vitória da Dinamarca contra Portugal: «Podíamos ter vencido por mais»

    Brian Riemer e Morten Hjulmand reagiram ao triunfo da Dinamarca frente a Portugal, num encontro relativo aos quartos de final da Liga das Nações.

    Papiss Cissé reforça ataque do Al Qabila

    Papiss Cissé foi oficializado no Al Qabila. O avançado senegalense estava sem clube depois de deixar a segunda liga francesa.

    Ex-Sporting Leandro Romagnoli assume o comando técnico do San Martín

    Leandro Romagnoli é o novo treinador do San Martin. O treinador argentino passou por Portugal entre 2006 e 2009.
    Bernardo Lobo Xavier
    Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
    Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.