Evanilson: O protótipo do aprendiz | FC Porto

    Evanilson chegou na época passada ao FC Porto catalogado como uma das boas promessas do futebol brasileiro. Para todos aqueles que também já o catalogam de “flop” deixem-me dizer-vos: creio que estão errados. Evanilson ainda vai mais do que a tempo de provar o seu real valor.

    Evanilson está a passar por um processo que alguns suplentes do FC Porto da “era Conceição” vão passando. O treinador portista, como todos os técnicos a este nível, tem alguns defeitos, mas o histórico recente de aproveitamento de suplentes é uma tendência que deve ser interpretada como uma qualidade.

    Mbemba, Sérgio Oliveira, Grujic, Luis Díaz ou até o próprio Otávio são bons exemplos de jogadores que passaram, pelo menos, uma época “na sombra” e que, depois da venda de titulares, mostraram-se à altura dos antecessores.

    Isto é “trabalho de casa”. Identifico esta tendência como uma qualidade porque, sendo o FC Porto um clube vendedor ou, melhor dizendo, um clube que perde titulares todos os anos, a capacidade de “descobrir” reforços internos dispensa, muitas vezes, idas desesperadas ao mercado.

    Os jogadores do FC Porto, sendo verdadeiramente opções, estão prontos para despir o fato de treino e ir a jogo. A metáfora da substituição assenta como uma luva a este FC Porto: sai Herrera, entra Sérgio Oliveira, sai Militão, entra Mbemba, sai Marega, entra Toni Martinez… Então e quem sai para entrar Evanilson?

    Estou convencido que, dada a qualidade do jogador, Taremi ainda vai a tempo de dar um salto competitivo na sua carreira. Creio que, nessa altura, Evanilson afirmar-se-á como titular.

    O ponta-de-lança brasileiro tem até espaço para, esta época, ser mais influente do que na época passada, porque saiu Marega e nenhum avançado foi contratado.

    Nos jogos em que Taremi e Martinez jogarem juntos na frente (já se viu que serão muitos) e que for preciso ir atrás do resultado, quem é a única solução no banco para refrescar a zona ofensiva da equipa? Evanilson, pois claro.

    O ponta-de-lança brasileiro foi absolutamente fulcral na manutenção do FC Porto B na II Liga na época passada. Provou que aquele nível já não é o seu.

    FC Porto Evanilson
    O jogador desceu no final na época passada à equipa B para ajudar a formação a garantir a manutenção
    Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

    Para época de adaptação, e com uma concorrência apertada, diria que a primeira época do jovem canarinho em Portugal não foi má. Acredito que esta será melhor do que a anterior e que, em função do que pode acontecer no futuro, a próxima época será a época de explosão do jogador, que ainda é muito jovem e que não foi assim tão barato.

    O brasileiro não é prejudicado pela forte concorrência que tem: é beneficiado pela oportunidade que tem de aprender e evoluir em cada treino. O verdadeiro desafio para Conceição é não perder o jogador, não deixar a ansiedade apoderar-se dele e impedir que o jogador procure o estrelato noutras paragens cedo demais.

    Se Evanilson continuar um bom aprendiz, tem condições físicas e técnicas para ser lançado às feras e passar a ser o mestre ponta-de-lança do FC Porto.

    Artigo revisto por Joana Mendes

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Sporting falha Alberto Costa: Chat GPT indica três laterais direitos a Frederico Varandas

    O Sporting tinha Alberto Costa como grande alvo para a posição de lateral direito, mas o português vai assinar com a Juventus.

    Besiktas pretende contratar Roger Schmidt para o lugar de treinador

    O Besiktas pretende avançar para a contratação de Roger Schmidt. O técnico alemão está livre no mercado desde que deixou o Benfica.

    James Rodríguez confirmado como reforço do Club León

    James Rodríguez foi oficializado esta segunda-feira como novo reforço do Club León, equipa que atua na Liga Mexicana.

    Luís Freire é uma das hipóteses para suceder a Daniel Sousa no Vitória SC

    Luís Freire é um dos nomes analisados para ocupar o posto do Vitória SC. O técnico está livre no mercado depois de ter deixado o Rio Ave.

    Jorge Jesus pediu ao Al Hilal um reforço em específico

    Jorge Jesus pediu à direção do Al Hilal que contratasse um extremo direito durante o presente mercado de transferências de inverno.
    José Alberto Machado
    José Alberto Machadohttp://mariooliveira
    Apaixonado por jornalismo, por futebol e cheio de vontade desta fusão a sua vida. Licenciado em Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria e Multimédia, não passa um dia sem folhear jornais. Passou ao lado de uma péssima carreira de jogador de futebol, mas está à procura do seu espaço no jornalismo desportivo português. De caneta ou teclado em punho, tem dois objetivos quando escreve um artigo: que ninguém perceba qual o clube do seu coração e que, mesmo quem não goste de futebol, goste de ler o artigo..                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.