O Futebol Clube do Porto é representado, semanalmente, por profissionais de excelência, não só no relvado, como no pavilhão ou até na estrada. Seja com uma baliza ou um cesto, com a mão ou com o stick, ou até mesmo sobre rodas, o FC Porto é uma referência a nível nacional e internacional.

No andebol, o plantel portista, liderado pelo sueco Magnus Andersson, tem-se relevado avassalador em todas as competições em que está inserido. A nível nacional, além do primeiro lugar na fase final do campeonato nacional, ainda que a par com o Sporting CP, os dragões garantiram, no passado fim de semana, um lugar nos quartos de final da Taça de Portugal, após terem ultrapassado, precisamente, os leões. Na Taça EHF, segunda maior competição europeia desta modalidade, os azuis e brancos apuraram-se para os quartos de final, em primeiro lugar do seu grupo, com duas jornadas por jogar.

Se no andebol, a Prova Rainha é uma prova ainda em disputa, no Basquetebol é um troféu já adquirido e colocado no museu do FC Porto. Os comandados de Moncho López bateram a Oliveirense por 83-80 e conquistou a icónica taça. Se na Taça de Portugal, os homens da Invicta venceram os de Oliveira de Azeméis, no campeonato figura-se o inverso, com a equipa de Norberto Alves atualmente na primeira posição, com os mesmos pontos do SL Benfica, e mais quatro do que os dragões.

O FC Porto conquistou a Taça de Portugal em Basquetebol
Fonte: FC Porto

Nos patins, o presente é risonho para os hoquistas do FC Porto. Depois de uma vitória no fim de semana passado sobre o Sporting CP, os azuis e brancos estão em primeiro lugar, isolados, no campeonato nacional. Na Taça de Portugal, encontram-se nos oitavos de final, onde vão enfrentar a Associação de Educação Física e Desportiva, do segundo escalão nacional. A nível europeu, os homens de Guillem Cabestany estão nos quartos de final da Liga Europeia, principal competição europeia da modalidade, onde derrotaram, na primeira mão, o HC Forte dei Marmi, de Itália, por uns expressivos cinco a um, e jogarão a segunda mão no Dragão Caixa.

Sobre rodas pedala ainda o Ciclismo, onde a W52- FC Porto subiu de categoria esta época, tornando-se uma equipa continental profissional, algo que não acontecia em Portugal desde 2008. Atualmente, disputam a 37ª Volta ao Alentejo, na qual se encontram em primeiro na geral de equipas e têm o camisola amarela da competição, João Rodrigues. A etapa de consagração está marcada para este domingo, onde se confirmará, à partida, a vitória dos portistas na geral individual e por equipas.

Os milhões estão no relvado mas a qualidade e a excelência extrapõe-se às quatro linhas do Estádio do Dragão. As modalidades do FC Porto estão numa temporada muito positiva, com todas as competições em disputa, pelo que o apoio do Mar Azul no Dragão Caixa e pelos pavilhões e estradas de todo o país será determinante até ao final da presente época.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Comentários