FC Arouca 0-2 FC Porto: Soma e segue

CRÓNICA: VITÓRIA, APESAR DOS 45 MINUTOS DE AVANÇO

O Estádio Municipal de Arouca recebeu a visita do FC Porto, primeiro classificado, num jogo a contar para a jornada 21 do campeonato. Duas equipas com objetivos distintos, mas com igual necessidade de pontos. A equipa da casa para fugir aos lugares do fundo da tabela e o FC Porto para manter (ou aumentar) a distância pontual para a concorrência, no topo, naquele que é o jogo que antecede o clássico frente ao Sporting CP que pode ser de capital importância para o desfecho da liga.

Apesar da importância do momento, o FC Porto deu uma parte de avanço ao seu adversário. A primeira parte fica marcada por alguma apatia dos azuis e brancos e, ao intervalo, o nulo era um resultado justo. O Arouca, que raramente foi capaz de chegar com perigo ao último terço do terreno, também não permitiu que o FC Porto criasse demasiado perigo junto da sua baliza e foi controlando o jogo sem sobressaltos.

Do primeiro tempo, há, apenas, a realçar o golo (bem) anulado ao FC Porto à passagem do minuto 20, um remate de relativo perigo de Fábio Vieira uns minutos antes e uma excelente oportunidade de golo desperdiçada por Evanilson que, em posição frontal, dentro da área, rematou contra um defesa arouquense. Uma nota, também, para a substituição forçada (lesão) de David Simão, que deu lugar a Leandro Silva.

A segunda parte ameaçava tomar o mesmo rumo. O FC Porto voltou a surgir em campo com processos lentos e previsíveis.

No entanto, aos 55 minutos, Vitinha, dá um verdadeiro pontapé na monotonia e coloca o FC Porto na frente do marcador. Um grande golo de um enorme jogador. Na zona central do terreno, bem afastado da linha da grande área, desfere um remate indefensável.

Dois minutos mais tarde, Mbemba, após cruzamento de Fábio Vieira, aumenta, de cabeça, a vantagem dos dragões e coloca uma pedra sobre o jogo. Pelo meio, Sérgio Conceição lançou Taremi, João Mário e Galeno.

Os golos soltaram a equipa portista e desorientaram a equipa da casa. Foram-se somando oportunidades de golo sem que, no entanto, tenha havido arte e engenho para aumentar o placard. Aos 78 minutos, o momento mais negro do encontro. A lesão de Diogo Costa.

Após uma queda aparatosa, o jovem guarda-redes surge no relvado combalido e obriga à entrada de Marchesín na partida. Foram largos minutos de assistência ao jogador que obrigaram a 13 minutos de tempo extra. Após o reatar da partida o jogo caminhou, sem grandes peripécias, para o seu final, deixando, apenas, espaço para mais uma estreia. Stephen Eustáquio também foi a jogo.

Já bem para la da hora surgiu o apito final do árbitro e o FC Porto, numa exibição quanto baste, confirmou a 16ª vitória consecutiva para o campeonato.

 

A FIGURA

Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Vitinha – Por todas as razões e mais alguma. Tudo o que faz, faz bem. Impressiona, acima de tudo, pelo critério em todas as decisões que toma em campo. E, hoje, coroou mais uma excelente exibição com um golo de levantar o estádio que teve, o condão, de desbloquear o jogo e lançar o FC Porto para mais uma vitória.

FORA DE JOGO

Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Pepê – Luis Díaz saiu e o lugar vai sendo ocupado pelo extremo brasileiro contratado ao Gremio no último verão. A um jogador que custou 15M€ exige-se mais. Nota-se que a qualidade está lá, mas ainda vai faltando andamento. Não conseguiu ser desequilibrador e saiu perto da hora de jogo para dar lugar a Galeno.

ANÁLISE TÁTICA – FC AROUCA

O FC Arouca apresentou-se em campo no seu habitual 1x4x3x3 e voltou a mostrar muitas fragilidades. Apesar de contar nas suas fileiras com alguns jogadores já consagrados do nosso futebol, apresenta muitas limitações no seu processo ofensivo. Foi capaz de fechar os caminhos da sua baliza durante grande parte do jogo, mas não conseguiu impressionar no momento com bola.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Victor Braga (5)

Thales (5)

João Basso (5)

Abdoulaye (5)

Quaresma (6)

Kouassi Eboue (4)

David Simão (-)

Pedro Moreira (5)

Bukia (4)

Arsénio (4)

André Silva (5)

SUBS UTILIZADOS

Leandro Silva (5)

Pité (4)

Antony (4)

Galovic (4)

Bruno Marques (4)

ANÁLISE TÁTICA – FC PORTO

Sérgio Conceição voltou a apostar na fórmula do sucesso dos últimos jogos. Evanilson surgiu, novamente, como único ponta-de-lança, secundado por Otávio, Fábio Vieira e Pepê. No meio campo, Grujic voltou a merecer a confiança do treinador a juntou se a Vitinha na sala de máquinas portista. Bruno Costa voltou a ser titular e Pepe voltou à competição. Ainda que entusiasmante no papel, a equipa foi lenta de processos e só conseguiu recuperar o bom futebol depois da entrada de Taremi e da passagem de Otávio para o meio campo. Começou, aí, a ligar melhor o seu jogo e a dar melhor sequência à pressão asfixiante que foi sendo capaz de fazer sobre o jogadores do Arouca ao longo de todo o jogo.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Diogo Costa (6)

Bruno Costa (5)

Chancel Mbemba (7)

Pepe (7)

Zaidu (5)

Grujic (5)

Vitinha (7)

Otávio (6)

Pepê (4)

Fábio Vieira (6)

Evanilson (5)

SUBS UTILIZADOS

Taremi (5)

João Mário (6)

Galeno (4)

Eustaquio (-)

Marchesín (-)

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Nani faz avaliação da sua carreira e revela orgulho: «Se um defesa não me deixasse passar estava lixado, era guerra a seguir»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Nani, antigo internacional português, falou da carreira.

Já há árbitro definido para o Portugal x Irlanda deste sábado

Ivan Kruzliak foi o árbitro escolhido pela UEFA para o jogo de Portugal frente à Irlanda, referente à sétima jornada do Grupo F de apuramento para o Mundial de 2026.

FC Porto é o maior devedor do Barcelona: catalães estão a dever ao Sporting

A imprensa espanhola deu a conhecer alguns detalhes das finanças do Barcelona. O FC Porto é um dos devedores dos catalães.

Real Oviedo despede Veljko Paunovic do comando da equipa

Veljko Paunovic já não é treinador do Real Oviedo. O técnico sérvio de 48 anos durou oito partidas nesta temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Selecionador da Noruega volta a responder a José Mourinho devido a Andreas Schjelderup

Stale Solbakken voltou a falar sobre Andreas Schjelderup. O selecionador da Noruega reagiu às palavras de José Mourinho, que não gostou de ser abordado devido à utilização do jogador.

Paulinho eleito jogador do mês no México

Paulinho foi eleito o melhor jogador da liga do México. O avançado português de 32 anos tem estado em destaque no Toluca.

Francisco Trincão é para renovar: Sporting pretende colocar o internacional português no topo salarial

Francisco Trincão é o próximo nome com quem o Sporting quer renovar contrato. O jogador termina contrato em 2027.