FC Porto 1-0 Sporting CP: À terceira foi mesmo de vez

- Advertisement -

fc porto cabeçalhoMais uma vez superior ao seu rival direto, o FC Porto ganhou vantagem na eliminatória, beneficiando ainda do facto de não ter sofrido golos para entrar em Alvalade mais confortável. Soares foi quem desfez o nó que ameaçava voltar a amarrar as duas equipas. Resposta esforçada no Sporting CP na parte final do encontro não foi suficiente para evitar a segunda derrota consecutiva.

Noite fria no Dragão para receber o terceiro clássico da época entre FC Porto e Sporting CP, desta feita para a primeira mão das meias finais da Taça de Portugal. Os dragões, moralmente superiores nos dois duelos anteriores, espreitavam a oportunidade perfeita de confirmar esse desnível entre ambos os conjuntos e, enfim, materializar em golos o domínio que se havia visto. Por seu lado, a equipa de Jorge Jesus adotou a estratégia que se esperava: jogar com o relógio e espreitar, a espaços, a oportunidade de ser feliz, sem arriscar muito, salvaguardando as costas da sua defensiva, que manteve sempre de baixo de olho um feroz Moussa Marega. No fundo, a formação leonina preocupou-se em não hipotecar já no primeiro jogo as hipóteses de garantir a presença no Jamor, levando a eliminatória em aberto para Alvalade.

A primeira metade viu um FC Porto claramente apostado em fazer das redes de Patrício o principal alvo. Primeiro Brahimi, servido por Corona – que desenhou um passe milimétrico por entre os centrais Coates e Mathieu -, não conseguiu desviar a bola do guardião leonino. Logo de seguida, foi a vez de Sérgio Oliveira, de livre, fazer estremecer o poste direito dos leões e a terminar um trio de oportunidades flagrantes de golo esteve Herrera que não deu o melhor seguimento a um belo passe do seu colega de setor, Sérgio. Aos verdes e brancos ia valendo um sempre irrequieto Gelson que, mesmo não estando na plenitude das suas capacidades, colocou sempre em sentido as peças mais recuadas dos azuis e brancos.

A ineficácia portista prevalecia, bem como a boa organização defensiva dos leões, pelo que ao intervalo pairava a ideia de novo nulo. A reentrada das equipas não trouxe novidades no futebol jogado, mas no placard sim, nomeadamente ao minuto 60, quando um mau alívio de Mathieu colocou a bola nos pés de Sérgio Oliveira para o médio português cruzar com conta, peso e medida e levar a redondinha até à cabeça de Soares. O avançado brasileiro colocou-a no poste mais distante de Patrício e, ao fim de 240 minutos, fora possível festejar-se um golo num duelo entre FC Porto e Sporting.

Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

Tiquinho parecia querer repetir a dose, mas cinco minutos depois o guardião internacional português não foi em cantigas e negou com categoria aquele que seria o bis de Soares e também a tranquilidade para a plateia. Tranquilidade, sim, porque as entradas de Rúben Ribeiro, Montero e Bruno César fizeram a equipa galgar metros no terreno e colocar em alerta a área de Casillas, que viu Doumbia e Gelson estarem perto do empate.

Nos dragões já estavam em campo peças frescas como Gonçalo Paciência e Hernâni, capazes de obrigar o Sporting CP a não se preocupar exclusivamente a buscar incessantemente o empate. A juntar a isso, revelou-se decisivo o regresso à competição de Otávio, que acabou a fazer o papel para o qual (também) estava destinado Brahimi: apoiar o lateral Alex Telles nas tarefas defensivas.

 

Como jogou o FC Porto:

Titulares – Casillas, Ricardo, Felipe, Reyes, Alex Telles, Sérgio Oliveira, Herrera, Corona, Brahimi, Marega e Soares.

Suplentes – José Sá, Maxi, Osório, Óliver, Otávio, Hernani e Gonçalo Paciência

Substituições – Otávio por Corona aos 71’, Hernani por Brahimi aos 80’ e Gonçalo Paciência por Soares aos 83’

Amarelos – Felipe aos 26’ e Hernani aos 86’

Vermelhos – nada a registar

Golos – Soares aos 60’

 

Como jogou o Sporting CP:

Titulares – Rui Patrício, Piccini, Coates, Mathieu, Fábio Coentrão, Battaglia, Ristovski, Bruno Fernandes, Acuña, Gelson Martins e Doumbia.

Suplentes – Salin, André Pinto, Palhinha, Rúben Ribeiro, Bryan Ruiz, Bruno César e Montero.

Substituições – Rúben Ribeiro por Ristovski aos 74’, Montero por Coentrão aos 84’ e Bruno César por Battaglia aos 87’

Amarelos – Fábio Coentrão aos 26’, Piccini aos 27’, Battaglia aos 43’, Coates aos 54’e Acuña aos 67 e 92’.

Vermelhos – Acuña aos 92’

Golos – nada a registar

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

AS Roma e Atalanta continuam a ganhar: eis os resultados do dia da Serie A

A AS Roma venceu em casa o Sassuolo por 2-0, enquanto a Atalanta ganhou ao Torino por 2-0. Eis os resultados do dia da Serie A.

Samu Silva restabelece igualdade na final da Taça da Liga com golo de penálti

Vitória SC e Braga defrontam-se na final da Taça da Liga. Samu Silva empatou o encontro através de uma grande penalidade ao minuto 59'.

Ainda o despedimento de Ruben Amorim: Ingleses revelam comentário que não terá agradado ao português

Ruben Amorim foi despedido do Manchester United na passada segunda-feira. Imprensa inglesa faz revelação a envolver bastidores.

Ruben Amorim está de volta a Portugal: eis as imagens

Ruben Amorim está de volta a Portugal. Técnico de 40 anos foi despedido do Manchester United na segunda-feira passada.

PUB

Mais Artigos Populares

Nélson Oliveira e o Vitória SC x Braga: «Queremos dar uma resposta diferente na segunda parte»

O Vitória SC está a perder com o Braga por 1-0 na final da Taça da Liga. Nélson Oliveira quer dar uma reposta diferente na segunda parte.

Atenção, Sporting: Costa de Marfim de Diomande eliminada pelo Egito na CAN 2025

O Egito venceu a Costa do Marfim por 3-2 e qualificou-se para as meias finais da CAN 2025. Ousmane Diomande voltará assim ao Sporting.

Mario Dorgeles coloca Braga em vantagem na final da Taça da Liga com golo de livre direto

Vitória SC e Braga defrontam-se na final da Taça da Liga. Mario Dorgeles colocou os bracarenses em vantagem ao minuto 17'.