FC Porto 1-2 Gil Vicente FC: Galo surpreende dragão em noite histórica

A CRÓNICA: PRIMEIRA VITÓRIA GILISTA NO DRAGÃO COM MUITA POLÉMICA À MISTURA

Era no Estádio do Dragão que tínhamos o duelo que fechava o dia entre o dono e senhor do melhor registo do campeonato nos últimos dez jogos – falo claro do FC Porto – e a formação que vinha saindo de lugares perigosos na liga – o Gil Vicente FC. O Porto procurava diminuir distâncias para a liderança e os gilistas começarem a criar alguma consistência, mas essa pretensão esbarrava numa luta quase de David contra Golias.

Um começo de jogo frenético na casa dos dragões. Foi logo a abrir, nem 30 segundos de jogo tinham passado e a equipa da casa, na sua jogada já habitual de pontapé de saída, colocou a bola nas redes adversárias, mas o golo seria invalidado por fora de jogo. Não foi preciso esperar muito para a bola entrar a contar. Passados quatro minutos, Taremi recebeu a bola já enquadrado com a baliza depois de uma combinação com Namaso e só teve de finalizar na cara de Andrew para o primeiro dos azuis e brancos. Uma entrada fortíssima da equipa de Sérgio Conceição.

A posse ia-se equilibrando, mas as oportunidades eram sobretudo do Porto, que conseguia encontrar espaços e chegar a zonas de finalização do último terço. Nessa área, Pepê perdeu uma grande oportunidade de fazer o segundo ‘à boca da baliza’ e Nâmaso atirou uma bola ao ferro. As oportunidades eram do Porto, porém quem concretizou com sucesso foi mesmo a equipa visitante. Os gilistas atacaram rápido e o suspeito do costume Fran Navarro apareceu para finalizar depois de um passe com peso, conta e medida de Zé Carlos.

O jogo continuou numa toada bastante quente, com o Gil a crescer no jogo. A faltar 10 minutos para o intervalo, para piorar as coisas para os dragões, João Mário viu o cartão vermelho e os ânimos acenderam-se ainda mais no Estádio do Dragão. Estava vivo o jogo e ainda mais vivo ficou após o arbitro Rui Costa assinalar grande penalidade a favor dos barcelenses, depois de ser chamado pelo VAR. Murilo bateu forte, Diogo Costa ainda ficou perto de defender, mas não conseguiu mesmo evitar o segundo gilista. Ao intervalo, 1-2 para os visitantes.

Os dragões entraram na segunda parte na expetativa no que diz respeito ao seu ataque, a tentar perceber onde iriam encontrar vantagens. A equipa do Gil Vicente mantinha a mesma postura defensiva e por uma vez ou outra encontravam-se em desigualdade numérica na sua área, em situações desconfortáveis. Com bola, a paciência reinava, com Fujimoto a baixar para jogar e depois surgia a procura de Navarro quando este atacava os espaços na defesa. O espanhol não parava um segundo sem bola, fosse a intercalar para receber entrelinhas ou a aparecer em profundidade.

Aos 52 minutos, Uribe viu o segundo amarelo e colocou mais uma contrariedade para a sua equipa. Com mais dois elementos, a equipa de Barcelos ia circulando a bola a tentar desmontar a defesa do Porto, mas sem criar situações de perigo significativas.

O FC Porto estava em dificuldades, contudo o apoio na sua casa era fortíssimo e embalava a equipa para lutarem contra as adversidades. É nesse sentido que uma transição rápida finalizada por Eustáquio vê o fundo das redes, porém o golo acaba anulado por fora de jogo do canadiano.

Até ao final do jogo, a crença portista nunca diminuiu e a formação azul e branca apertou com o seu adversário de forma intensa. Não conseguiu fazer o suficiente para voltar a marcar e a vitória foi mesmo para o Gil Vicente FC, atrasando o FC Porto na luta pelo título.

A FIGURA

Paulinho Tomás Araújo
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Tomás Araújo – Jogão do jovem central! Demonstrou todo o seu potencial, não só no acerto defensivo, mas também com bola a romper linhas. Teve um papel importante no primeiro golo e fez um jogo muito completo.

O FORA DE JOGO

FC Porto x Sporting CP
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Expulsões – Tanto João Mário como Uribe desfalcaram precocemente a sua equipa e prejudicaram as ambições dos dragões. Sendo claro que nenhum fez de propósito, no caso do colombiano pedia-se mais alguma cautela por já ter amarelo.

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

FC Porto

Não foi possível realizar questões ao técnico do FC Porto, Sérgio Conceição.

Gil Vicente FC

BnR: Acerca do Tomás Araújo, desde que chegou tem jogado quase sempre consigo. Como vê a evolução dele e o seu papel na sua equipa?

Daniel Sousa: Não costumo fazer apreciações individuais, porque todos merecem uma palavra elogiosa, mas pronto. O Tomás tem evoluído, tal como os outros, à custa do trabalho da equipa, a evolução dele deve-se à equipa, que também tem evoluído.

Fernando Coelho
Fernando Coelho
Jogador de futsal amador, treinador de bancada profissional. A aprender diariamente, acredita que o desporto pode ser diferente. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luis Hemir perto de regressar a Portugal pela porta do Estrela da Amadora

Luis Hemir está perto de reforçar o Estrela da Amadora. O avançado vai assim regressar a Portugal pelas portas da Reboleira. O avançado ainda pertence aos quadros do Sunderland.

Ainda falta calibrar | Académico de Viseu 0-0 Paços de Ferreira

Este duelo prometia à partida perceber como reagiriam as equipas aos desaires sofridos na jornada inaugural da 2.ª Liga.

Já é conhecido o árbitro para o Fenerbahçe x Benfica na Champions League

O Benfica vai enfrentar esta quarta-feira o Fenerbahçe no playoff da Champions League. UEFA revela equipa de arbitragem.

Atenção, Benfica: Fenerbahçe avança por médio da Premier League que é desejado por José Mourinho

O Fenerbahçe quer contratar Edson Álvarez ao West Ham, da Premier League. José Mourinho muito interessado no médio.

PUB

Mais Artigos Populares

Santa Clara vive pior arranque de sempre da Primeira Liga

O Santa Clara não começou com o pé direito na Primeira Liga 2025/26. Açorianos vivem o pior arranque de sempre da Liga.

Pedro Gonçalves ultrapassa marca no Sporting e é distinguido por Frederico Varandas

Pedro Gonçalves atinge marca especial no Sporting. Internacional português chega aos 200 jogos e é distinguido por Frederico Varandas.

Kochorashvili deixa mensagem após goleada do Sporting: «Muito feliz por fazer a minha estreia neste estádio incrível»

O Sporting goleou este domingo o Arouca por 6-0 na Primeira Liga. Kochorashvili estreou-se no Estádio de Alvalade e deixou mensagem.