FC Porto 1-2 Gil Vicente FC: Galo surpreende dragão em noite histórica

    A CRÓNICA: PRIMEIRA VITÓRIA GILISTA NO DRAGÃO COM MUITA POLÉMICA À MISTURA

    Era no Estádio do Dragão que tínhamos o duelo que fechava o dia entre o dono e senhor do melhor registo do campeonato nos últimos dez jogos – falo claro do FC Porto – e a formação que vinha saindo de lugares perigosos na liga – o Gil Vicente FC. O Porto procurava diminuir distâncias para a liderança e os gilistas começarem a criar alguma consistência, mas essa pretensão esbarrava numa luta quase de David contra Golias.

    Um começo de jogo frenético na casa dos dragões. Foi logo a abrir, nem 30 segundos de jogo tinham passado e a equipa da casa, na sua jogada já habitual de pontapé de saída, colocou a bola nas redes adversárias, mas o golo seria invalidado por fora de jogo. Não foi preciso esperar muito para a bola entrar a contar. Passados quatro minutos, Taremi recebeu a bola já enquadrado com a baliza depois de uma combinação com Namaso e só teve de finalizar na cara de Andrew para o primeiro dos azuis e brancos. Uma entrada fortíssima da equipa de Sérgio Conceição.

    A posse ia-se equilibrando, mas as oportunidades eram sobretudo do Porto, que conseguia encontrar espaços e chegar a zonas de finalização do último terço. Nessa área, Pepê perdeu uma grande oportunidade de fazer o segundo ‘à boca da baliza’ e Nâmaso atirou uma bola ao ferro. As oportunidades eram do Porto, porém quem concretizou com sucesso foi mesmo a equipa visitante. Os gilistas atacaram rápido e o suspeito do costume Fran Navarro apareceu para finalizar depois de um passe com peso, conta e medida de Zé Carlos.

    O jogo continuou numa toada bastante quente, com o Gil a crescer no jogo. A faltar 10 minutos para o intervalo, para piorar as coisas para os dragões, João Mário viu o cartão vermelho e os ânimos acenderam-se ainda mais no Estádio do Dragão. Estava vivo o jogo e ainda mais vivo ficou após o arbitro Rui Costa assinalar grande penalidade a favor dos barcelenses, depois de ser chamado pelo VAR. Murilo bateu forte, Diogo Costa ainda ficou perto de defender, mas não conseguiu mesmo evitar o segundo gilista. Ao intervalo, 1-2 para os visitantes.

    Os dragões entraram na segunda parte na expetativa no que diz respeito ao seu ataque, a tentar perceber onde iriam encontrar vantagens. A equipa do Gil Vicente mantinha a mesma postura defensiva e por uma vez ou outra encontravam-se em desigualdade numérica na sua área, em situações desconfortáveis. Com bola, a paciência reinava, com Fujimoto a baixar para jogar e depois surgia a procura de Navarro quando este atacava os espaços na defesa. O espanhol não parava um segundo sem bola, fosse a intercalar para receber entrelinhas ou a aparecer em profundidade.

    Aos 52 minutos, Uribe viu o segundo amarelo e colocou mais uma contrariedade para a sua equipa. Com mais dois elementos, a equipa de Barcelos ia circulando a bola a tentar desmontar a defesa do Porto, mas sem criar situações de perigo significativas.

    O FC Porto estava em dificuldades, contudo o apoio na sua casa era fortíssimo e embalava a equipa para lutarem contra as adversidades. É nesse sentido que uma transição rápida finalizada por Eustáquio vê o fundo das redes, porém o golo acaba anulado por fora de jogo do canadiano.

    Até ao final do jogo, a crença portista nunca diminuiu e a formação azul e branca apertou com o seu adversário de forma intensa. Não conseguiu fazer o suficiente para voltar a marcar e a vitória foi mesmo para o Gil Vicente FC, atrasando o FC Porto na luta pelo título.

    A FIGURA

    Paulinho Tomás Araújo
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    Tomás Araújo – Jogão do jovem central! Demonstrou todo o seu potencial, não só no acerto defensivo, mas também com bola a romper linhas. Teve um papel importante no primeiro golo e fez um jogo muito completo.

    O FORA DE JOGO

    FC Porto x Sporting CP
    Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

    Expulsões – Tanto João Mário como Uribe desfalcaram precocemente a sua equipa e prejudicaram as ambições dos dragões. Sendo claro que nenhum fez de propósito, no caso do colombiano pedia-se mais alguma cautela por já ter amarelo.

    BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

    FC Porto

    Não foi possível realizar questões ao técnico do FC Porto, Sérgio Conceição.

    Gil Vicente FC

    BnR: Acerca do Tomás Araújo, desde que chegou tem jogado quase sempre consigo. Como vê a evolução dele e o seu papel na sua equipa?

    Daniel Sousa: Não costumo fazer apreciações individuais, porque todos merecem uma palavra elogiosa, mas pronto. O Tomás tem evoluído, tal como os outros, à custa do trabalho da equipa, a evolução dele deve-se à equipa, que também tem evoluído.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Fernando Coelho
    Fernando Coelho
    Jogador de futsal amador, treinador de bancada profissional. A aprender diariamente, acredita que o desporto pode ser diferente. Escreve com acordo ortográfico.