📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

FC Porto 2-3 Vitória SC: Dragão escorrega e marca passo

- Advertisement -

O Vitória SC venceu o FC Porto por 2-3 e carimbou a primeira vitória da temporada. Os dragões estiveram a vencer por duas bolas a zero, resultado conseguido ainda na primeira parte, mas permitiram a reviravolta da formação de Luís Castro e deixaram assim o primeiro lugar da tabela, não aproveitando o empate entre o SL Benfica e Sporting SP.

Em noite de derby de Lisboa, os também vizinhos FC Porto e Vitória SC bateram-se e fecharam o sábado desta terceira jornada. Entre duas formações habituadas a trocas de jogadores, André André, agora em Guimarães, regressou a uma casa que conhece bem e voltou a pisar o Dragão. Também João Carlos Teixeira, o 10 às ordens de Luís Castro, defrontou o antigo clube. Já Marega, que representou o Vitória, iniciou a partida no banco dos azuis e brancos.

Com o empate entre SL Benfica e Sporting SC confirmado, o FC Porto tinha a oportunidade de se distanciar dos adversários diretos na luta pelo título e, logo aos cinco minutos, a equipa deu mostras de estar de olhos postos na baliza. Depois de uma perda de bola de João Carlos Teixeira, Sérgio Oliveira recebeu de André Pereira e serviu Herrera. O mexicano, com um remate forte à entrada da área, obrigou Douglas a mostrar serviço e, com uma boa defesa, o guarda redes do Vitória SC segurou o nulo.

Sem permitir que o adversário importunasse verdadeiramente Casillas, o FC Porto voltou a beneficiar de uma oportunidade soberana para chegar à vantagem. Na sequência de um canto batido por Alex Telles, Diogo Leite cabeceou para nova intervenção de qualidade de Douglas.

Em cima da meia hora de jogo, tempo para a primeira grande ovação da noite, com o protagonista a estar do lado de fora das quatro linhas. Sérgio Conceição lançou três jogadores para aquecimento, entre eles o maliano Marega. Ultrapassada que parece estar a tensão entre atleta e clube, os adeptos fizeram questão de aplaudir aquele que consideraram como um dos heróis do título da época passada.

No terreno de jogo, os dragões não perderam o ritmo e voltaram a ameaçar o golo. Aos 35 minutos, Aboubakar, em frente à baliza, preparava-se para encostar mas foi surpreendido por João Afonso que, com um corte fundamental para canto, impediu o primeiro da partida. Ainda assim, o nulo apenas durou mais dois minutos. Aos 37, Brahimi abriu o marcador com um remate que não deixou qualquer hipótese a Douglas. Para celebrar, o argelino correu de imediato para a zona do banco e abraçou de forma efusiva Marega.

E depois de ter assistido Brahimi no primeiro, André Pereira ampliou a vantagem aos 42 minutos. Alex Telles bateu um livre à entrada da área, na esquerda do ataque, e o português formado no FC Porto não desperdiçou e assinou o 2-0. André André esteve perto de reduzir em cima do intervalo, mas o remate saiu ligeiramente ao lado do poste da baliza de Casillas.

O FC Porto saiu para descanso em vantagem por 2-0
Fonte: Bola na Rede

A partida foi para intervalo com grandes protestos por parte do banco do Vitória SC. Flávio Meireles e Armando Marques dirigiram-se à equipa de arbitragem visivelmente revoltados e acabaram por receber ordem de expulsão. Em causa, o segundo golo dos dragões, em que os visitantes consideram que André Pereira beneficiou de posição irregular. Fábio Veríssimo validou o lance e o conselho de arbitragem, segundo avançou a Sport TV, anunciou falha técnica no VAR entre os minutos 15 e 45.

Num início de segunda parte morno e com poucas investidas no ataque de parte a parte, o Vitória SC conseguiu reduzir a desvantagem aos 63 minutos, na sequência da cobrança de uma grande penalidade. Sérgio Oliveira derrubou Ola John à entrada da área e o árbitro assinalou de imediato penalti. André André foi chamado a marcar e, no frente a frente com Casillas, acabou por levar a melhor e fazer o 2-1. Enquanto o médio português se preparava para bater o pontapé da marca dos onze metros, o Dragão silenciou os assobios e deu lugar aos aplausos para saudar Marega. Sérgio Conceição fez entrar o avançado, para o lugar de Aboubakar.

Os Conquistadores conseguiram chegar à igualdade a 15 minutos dos 90. Consideravelmente melhor na partida, a formação de Luís Castro foi premiada com o empate, que chegou pelos pés de Tozé. Com pouco espaço para se afirmar na equipa, o português rematou forte e colocado e estabeleceu o 2-2. Depois de André André, também Tozé, um ex-atleta dos dragões, marcou à antiga equipa. E quando os adeptos nas bancadas esperavam o regresso do campeão à vantagem no marcador, Davidson gelou o Dragão. Com um remate potente já dentro da área, o avançado carimbou a reviravolta.

Já dentro dos cinco minutos de compensação, o FC Porto esteve perto do 3-3, mas Douglas voltou a mostrar-se atento e defendeu as tentativas de Oliver e Marega com enormes defesas, numa altura em que também o poste ajudou a impedir o golo. O campeão nacional marcou assim passo na frente da tabela e permitiu ao Vitória SC a primeira vitória da época.

Onze inicial FC Porto: Casillas, Maxi Pereira, Diogo Leite, Felipe, Alex Telles, Otávio, Herrera, Sérgio Oliveira, Brahimi (Corona, 50’), André Pereira e Aboubakar (Marega, 61’) – Corona substituído por Oliver Torres, por lesão, aos 73’,

Onze inicial Vitória SC: Douglas, Pedro Henrique, João Afonso, Welthon, João Teixeira (Davidson, 76’), André André, Sacko, Florent, Tyler Boyd (Ola John, 57’), Wakaso, Joseph (Tozé, 36’)

Joana Quintas
Joana Quintashttp://www.bolanarede.pt
O gosto pela escrita e a paixão pelo desporto, particularmente pelo futebol, tornaram claro que o jornalismo desportivo seria o caminho a seguir. A Joana é licenciada em Ciências da Comunicação, gosta de estar atenta ao que a rodeia e tem, por norma, sempre uma palavra a dizer sobre tudo.                                                                                                                                                 A Joana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta assume preocupação com Viktor Gyokeres: «Tem de continuar a tentar»

A seca de golos de Viktor Gyokeres continua a gerar inquietação no Arsenal. Desta vez, foi o próprio Mikel Arteta que manifestou preocupação com o momento do avançado sueco.

Ángel Alarcón destaca vitória do FC Porto frente ao AVS SAD e faz balanço da carreira: «Dei-me conta de que o talento não é...

Ángel Alarcón analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O avançado espanhol também fez um pequeno balanço da sua carreira.

Negociação do Manchester City pode fazer com que o ex-Sporting Fatawu mude de equipa em Inglaterra

Fatawu Issahaku pode vir a ter novo clube em Inglaterra. O avançado ganês de 21 anos é alvo do Bournemouth, caso Antoine Semenyo rume ao Manchester City.

Gian Piero Gasperini rendido a estrela da equipa: «A AS Roma não tem outro jogador com uma qualidade tão alta»

Gian Piero Gasperini deixou rasgados elogios para Paulo Dybala. O avançado internacional argentino foi titular no encontro da AS Roma frente ao Genoa.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma avança para contratar Andreas Schjelderup ao Benfica: eis os pormenores

A AS Roma está interessada em contratar Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês ao Benfica através de um empréstimo com obrigatoriedade de compra.

Renato Veiga fecha o ano como o jogador mais utilizado do Villarreal

Renato Veiga é o jogador mais utilizado do Villarreal nesta temporada. O defesa internacional português somou um total de 1706 minutos.

Geny Catamo falha mais dois jogos pelo Sporting

Geny Catamo já sabe que não vai estar nos próximos jogos do Sporting frente ao Santa Clara e frente ao Vitória SC. O apuramento de Moçambique na CAN vai estender a ausência do avançado.