FC Porto 3-1 RB Leipzig: Susto alemão foi o despertador perfeito

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Segunda vitória na Liga dos Campões à custa de uma exibição que exigiu espírito de sacrifício, coração e…muita cabeça, que mesmo não parecendo, o FC Porto acabou por ter. Perante um Leipzig pressionante, forte e intenso, os azuis e brancos sentiram as dificuldades esperadas durante o primeiro tempo, apenas disfarçadas pelo golo fortuito de Herrera. A perspicácia de Sérgio Conceição e a inteligência tática da equipa para interpretar a ideia do treinador fizeram a diferença no segundo tempo.

Mudando o chip do campeonato para a Liga dos Campões, o FC Porto voltou a sentir dificuldades perante um adversário que o obrigou a rápidas tomadas de decisão (muitas vezes más) na primeira zona de construção, fruto de um bloco alto que preenchia bem os espaços e pressionava eficazmente a primeira linha dos azuis e brancos.

Aos 12’, surgiu a primeira de algumas contrariedades com que Sérgio Conceição e a equipa tiveram de se deparar. A lesão de Marega, numa fase precoce do jogo, obrigou à entrada de André André que, por sua vez, levou a uma alteração do figurino tático da equipa, que passou a estar disposta num 4-3-3, quando antes se dispusera em 4-4-2. Disso também se ressentiu (e muito) Aboubakar, sempre muito longe dos companheiros e sem soluções de apoio para quando a bola lhe chegava aos pés.

No meio de tudo isto surge, então, o tal golo portista, na sequência de um canto de Alex Telles, que Herrera, beneficiando de uma série de carambolas, aproveitou para inaugurar o marcador. Daí resultou um certo adormecimento da equipa portista que, salvo raras e tímidas tentativas em profundidade, pouco ou nada fez para voltar a incomodar Gulacsi. Do outro lado, morava um Leipzig que testou a evolução de um José Sá que há duas semanas havia comprometido em terras germânicas. E o barbudo estava mesmo evoluído, como o comprova a excelente defesa que aplicou para travar um livre batido com toda a força por Halstenberg.

Sérgio Conceição optou pelo mesmo onze que derrotar o Boavista Fonte: FC Porto
Sérgio Conceição optou pelo mesmo onze que derrotar o Boavista
Fonte: FC Porto

Ao intervalo, Hasenhuttl tirou um coelho da cartola com a entrada de Werner que, com apenas dois minutos em campo, deixou a sua marca bem vincada. Alguém no meio campo portista se esqueceu de Sabitzer e este, com classe, serviu o ponta de lança alemão que, pleno de oportunidade, aplicou uma chapelada a José Sá.

Estava feito o empate, que se revelou um excelente despertador para os azuis e brancos, que se aprontaram a tomar as rédeas da partida e a tomar conta do jogo. Aos 60’, Danilo cabeceou pouco por cima da barra, mas tratava-se apenas de um ensaio, já que um minuto depois, a cabeça do Sr. Comendador teleguiou a bola que saiu redondinha do pé de Alex Telles para o fundo da baliza de Gulacsi. Melhor reação seria impossível, e o dragão estava novamente por cima, pelo menos durante mais alguns minutos, até ao momento em que, do banco, vieram ordens para cerrar os dentes, fechar os punhos e sofrer, até à exaustão, perante as investidas finais de um conjunto alemão a quem um empate serviria na perfeição.

O azar haveria de voltar a bater à porta do FC Porto, não em forma de golo visitante, mas com mais uma lesão que desta feita assolou o mexicano Corona, até então um dos principais soldados na procura da defesa acérrima dos caminhos da baliza de José Sá.

No meio deste infortúnio, eis que a sorte e a perspicácia de Sérgio Conceição trouxeram ao jogo o uruguaio Maxi Pereira, o responsável pela machadada final no resultado, aproveitando da melhor maneira o balanceamento ofensivo dos alemães para, em contra ataque, municiado por Aboubakar, bater pela última vez o guardião alemão. Estava consumada uma vitória muito valiosa, não só pelos milhões que arrasta até aos cofres do Dragão, mas essencialmente pela porta que abriu para que a equipa consiga o apuramento para a próxima fase.

Como jogou o FC Porto:
Titulares – José Sá, Ricardo, Felipe, Marcano e Alex Telles; Danilo, Herrera, Corona e Brahimi; Marega e Aboubakar.
Substituições – Marega por André André aos 12’, Corona por Maxi aos 72’ e Brahimi por Reyes aos 87’.
Suplentes não utilizados – Casillas, Hernâni, Óliver e Sérgio Oliveira.
Golos – Herrera aos 13’, Danilo aos 61’ e Maxi aos 93’.
Cartões – Amarelo a Danilo aos 77’.

Como jogou o Leipzig:
Titulares – Gulacsi, Bernardo, Orban, Upamecano, Halstenberg, Kampl, Keita, Sabitzer, Forsberg, Bruma e Augustin.
Substituições – Bruma por Werner e Halstenberg por Klostermann ao intervalo e Augustin por Poulsen aos 75’.
Suplentes não utilizados – Mvogo, Konaté, Laimer e Demme.
Golos – Werner aos 48’.
Cartões – Amarelos a Halstenberg aos 42’ e Augustin aos 64’.

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Estugarda x FC Porto: Quanto vale o apuramento para os quartos de final?

Apuramento para os quartos de final vale 2,5 milhões de euros. FC Porto enfrenta esta tarde o Estugarda na Europa League.

Benfica: Nico Otamendi está à beira de atingir marca redonda na Primeira Liga

Nico Otamendi está a um jogo de chegar aos 250 jogos na Primeira Liga. Defesa-central de 38 anos regista 172 jogos pelas águias.

José Mourinho planeia estrear mais um jovem no Benfica: Lugar praticamente garantido na pré-época

Gonçalo Moreira deverá ter um lugar na pré-temporada do Benfica. José Mourinho aprecia as qualidades do jovem.

Graham Potter renova contrato com a Suécia até 2030

Graham Potter assinou, esta quinta-feira, um novo contrato com a seleção da Suécia. O treinador inglês vai estar vinculado aos suecos até 2030.

PUB

Mais Artigos Populares

Antoine Griezmann: «Gosto muito das ideias do Filipe Luís e seguramente algum dia nos encontraremos»

Antoine Griezmann elogiou Filipe Luís, antigo treinador do Flamengo, após vitória do Atlético Madrid sobre o Tottenham.

Taça da Liga de Futsal: Elétrico, Fundão, Benfica e Leões Porto Salvo garantem as meias-finais num dia de decisões intensas

O Multiusos de Gondomar recebeu os quartos de final da Final Eight da Taça da Liga de Futsal. Num dia marcado pelo equilíbrio, duas partidas tiveram de ser resolvidas na marca de grande penalidade, Benfica teve que suar na maior parte do jogo para afastar um Rio Ave muito combativo e Leões de Porto Salvo surpreende ao eliminar o Sporting.

Imprensa espanhola aponta Santiago Bernabéu para receber Finalíssima entre Espanha e Argentina

Segundo a imprensa espanhola, a Finalíssima entre Espanha e Argentina deverá ser disputada no Santiago Bernabéu.