5 jogadores da formação para a temporada 23/24 | FC Porto

    Com mais uma época a acabar, onde o FC Porto venceu a Taça da Liga e ainda tem dois troféus em disputa, é hora de começar a olhar para o próximo ano e perceber quais são os jogadores da formação que podem vir a ter mais oportunidades no plantel principal dos dragões.

    Nesta lista constam jogadores que já treinaram ou, até mesmo, jogaram na equipa de Sérgio Conceição e outros que ainda não tiveram a hipótese de mostrar as suas valias, mas que, na minha opinião, merecem uma oportunidade para mostrar todo o seu potencial no mais alto nível.

    De recordar que este top contém apenas jogadores que são prata da casa e que “saltaram” entre a equipa principal e as restantes categorias de futebol do FC Porto ou ainda não tiveram nenhuma oportunidade.

    Eis a lista:

    5.

    Martim Fernandes – O lateral direito internacional pelas quinas esteve em destaque na Youth League desta temporada e no Mundial sub-17, onde Portugal foi eliminado diante da Alemanha. Um jogador que apesar da tenra idade, 17 anos, é um prodígio na sua posição e demonstra potencial para chegar longe no FC Porto e quiçá ser uma aposta já na próxima temporada. De relembrar que é o jogador mais jovem de sempre a se estrear pela equipa B dos dragões.

    Martim Fernandes tem como principais características a capacidade de progressão com bola, técnica para sair de espaços curtos, capacidade de passe/cruzamento e é muito seguro a defender. Sem dúvida um lateral completo e que os dragões deveriam apostar já na próxima época.

    4.

    Vasco Sousa num jogo entre o CD Mafra e o FC Porto B
    Fonte: Cláudia Figueiredo/Bola na Rede

    Vasco Sousa – Um dos melhores jogadores da formação azul e branca ao nível técnico. Ano após ano tem vindo a ser mais falado pelas suas exibições, mas foi nesta temporada que recebeu as primeiras oportunidades de jogar no plantel principal. Vasco Sousa é um médio criativo, de pé direito com uma baixa estatura, mas que chama à atenção pela sua inteligência de jogo aliada com a técnica já acima mencionada. Joga de pantufas como se diz na gíria futebolística.

    Um líder nas camadas jovens e muito aguerrido na forma como joga. Ainda não renovou e caso o FC Porto não acelere o processo poderá mesmo perder esta joia para outra equipa, ou até mesmo um rival. Permanecendo, com certeza que ainda ouviremos falar muito deste jogador na equipa azul e branca.

    3.

    João Marcelo FC Porto B x Casa Pia AC
    Fonte: Zito Delgado/Bola na Rede

    João Marcelo – Um central que se destaca pela sua capacidade física, várias vezes elogiado pelo mister Sérgio Conceição ao longo deste ano, mas nunca teve oportunidade de ter continuidade na equipa dos dragões. Sabemos que a concorrência é de alto nível, mas em vários momentos o defesa brasileiro poderia ter jogador, nem que fosse na Taça de Portugal. Não jogando, quem aproveitou foi a equipa B, onde fez 25 jogos com um total de 2250 minutos, tendo 6 golos e uma assistência, números muito interessantes para um defesa.

    Na próxima temporada, João Marcelo tem tudo para conseguir se afirmar na equipa principal dos dragões. Fisicamente é muito forte, é veloz, inteligente para desarmar seja pelo chão ou no ar, tem uma capacidade de passe interessante e uma veia goleadora que chama à atenção.

    2.

    Gonçalo Borges
    Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

    Gonçalo Borges – Sem muito espaço na atual temporada da equipa de Sérgio Conceição, o jovem extremo baixou ao plantel B, que milita na segunda divisão, e esteve a um altíssimo nível, tendo feito 16 jogos onde marcou cinco golos e fez duas assistências, despertando mesmo as atenções de outros emblemas pela Europa fora.

    Não tendo tido muitos minutos (108) pela formação A do FC Porto, a próxima temporada pode ser a de afirmação por parte do avançado de 20 anos que já demonstrou toda a sua capacidade, principalmente ao nível técnico, que convenhamos, fez falta para desbloquear vários jogos complicados que os dragões tiveram nesta reta final de campeonato.

    1.

    Bernardo Folha Marcano FC Porto
    Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

    Bernardo Folha – E claro, a primeira opção teria que ser o Bernardo Folha. O médio foi quem teve mais oportunidades de mostrar o seu potencial ao longo desta época. Foram 13 jogos disputados com o plantel principal dos azuis e brancos para todas as competições, tendo mesmo a oportunidade de ser titular em dois jogos. Por infelicidade acabou a ser expulso num deles.

    Apesar disso, o médio acabou por “baixar” à equipa B do FC Porto para ter mais minutos e poder continuar a evoluir. Perante a competitividade evidente no plantel principal, obviamente que será complicado para Folha conseguir agarrar o lugar, mas a capacidade está lá, basta ter regularidade. Analisando as suas características seria muito interessante tê-lo como peça fundamental na equipa de Sérgio Conceição, seja no onze ou a sair do banco de suplentes.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Miguel Costa
    Miguel Costa
    Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.