FC Porto | Amigáveis só à porta fechada

    Nesta pré-época mais pequena de sempre depois da época mais longa de sempre, o FC Porto tomou a opção de não fazer qualquer jogo amigável aberto ao público. É também a primeira vez, pelo menos desde que nasci, que não existe um jogo de apresentação, que também só faz sentido com público nas bancadas do Dragão.

    O FC Porto nunca iria ser o clube em Portugal mais falado ao longo deste mês de preparação devido ao fenómeno Jorge Jesus e tudo o que veio de arrasto com a contratação do técnico português por parte do SL Benfica. A equipa da Luz reforçou-se em peso e o grande interesse dos adeptos e dos media em Portugal iria sempre cair nos encarnados. Devido a isso, é perfeitamente compreensível que o clube do Dragão tenha optado apenas por jogos de treino à porta fechada.

    Os jogos de pré-época podem sempre ser incrivelmente enganadores e podem muitas vezes criar falsas expetativas nas mentes dos adeptos, sejam elas positivas ou negativas. De um ponto de vista puramente estratégico, se por qualquer uma das mil e uma razões possíveis os jogos não corressem de feição à equipa de Sérgio Conceição e, por outro lado, corressem de facto bem ao SL Benfica, todo este alarido que se tem vindo a sentir na comunicação social iria apenas ser exacerbado.

    E, para além disso, os jogos em si são, para muitos treinadores, a parte menos importante da pré-época. Os jogadores estão quase sempre muito desgastados física e mentalmente e acabam por não ter o rendimento que iriam normalmente ter. Os treinadores começam logo a ser criticados pelos adeptos e pela comunicação social e perde-se logo aquela união que Sérgio Conceição tanto fala como sendo crucial.

    Da pouca informação que tem saída para fora, não tem sido fácil tirar grandes conclusões. Segundo os grafismos apresentados (normalmente) no O JOGO, a equipa tem jogado tanto em 4x4x2 como em 4x3x3, prevendo, como se já estava a antecipar, que serão novamente estes os sistemas utilizados por Conceição. Sabendo claro que o sistema com dois avançados é o preferido do treinador, que tem vindo a adotar os três médios nos jogos mais difíceis para garantir o controlo do miolo do campo.

    Em termos de jogadores, está tudo ainda muito incerto. O plantel está ainda demasiado grande, com muitas saídas ainda por acontecer. Vão sair centrais (Queirós e Osorio os mais prováveis) e são ainda necessárias algumas saídas na frente do ataque, depois das contratações de Taremi, Evanilson e a possível transferência de Toni Martínez. Ainda assim, mesmo estes jogadores que se prevê a saída têm tido minutos para se mostrarem a Sérgio.

    Nesta pré-época tão pequena e tão próxima da passada época, seria sempre natural que as coisas não fossem como o normal, e no FC Porto isso não é exceção. Para voltarmos a ver os mandados de Conceição, teremos que esperar ansiosamente pelo início do campeonato.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Alexandre Matos
    Alexandre Matoshttp://www.bolanarede.pt
    O Alexandre é um jovem que estuda Ciências da Comunicação no Porto. Apaixonado por tudo o que seja desporto, encontra a sua maior obsessão no futebol. Como não tinha grande jeito para jogar, decidiu que o melhor era apostar no jornalismo desportivo. Amante incondicional de bom futebol, não tem medo de dar a sua opinião nem de ser polémico. Sendo qualidades inerentes à profissão que deseja exercer no futuro, rege-se pela imparcialidade e pelo critério jornalístico na sua escrita.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Wellington a caminho do Benfica: «Já estamos a conseguir chamar a atenção de gigantes europeus»

    Wellington vai realizar um período de testes no Benfica. Defesa-central brasileiro de 20 anos já viajou para Portugal.

    Eis o grupo de apuramento de Portugal para o Mundial 2026

    Portugal ficou a conhecer esta quinta-feira o seu grupo de apuramento para o Mundial 2026, depois de ter vencido a Dinamarca por 5-2.

    Roberto Martínez responde ao Bola na Rede: «A ideia era utilizar a experiência e inteligência de Bernardo Silva»

    Roberto Martínez marcou presença na sala de imprensa do Estádio José de Alvalade, depois da vitória de Portugal contra a Dinamarca.

    Roberto Martínez: «Durante o jogo fomos superiores à Dinamarca, sofremos um golo por causa de um erro nosso»

    Roberto Martínez abordou o encontro entre Portugal e Dinamarca, relativo à segunda mão dos quartos de final da Liga das Nações.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Diogo Jota: «Já fui mais titular e preponderante na seleção, mas sempre que sou chamado tento dar sempre o meu melhor»

    Diogo Jota abordou o encontro entre Portugal e Dinamarca, relativo à segunda mão dos quartos de final da Liga das Nações.

    Portugal já conhece adversário na final four da Liga das Nações: Eis o quadro das meias finais

    Portugal eliminou este domingo a Dinamarca e avançou para a final four da Liga das Nações. Alemanha é o próximo adversário na prova.

    Portugal elimina Dinamarca e está na final four da Liga das Nações

    Portugal venceu a Dinamarca por 4-2 na segunda mão dos quartos de final da Liga das Nações. Seleção Nacional avança na prova.

    Eis os 4 destaques do Portugal 5-2 Dinamarca

    Portugal eliminou a Dinamarca da Liga das Nações, depois de ter vencido o conjunto escandinavo por cinco bolas a duas.

    Francisco Trincão bisa e Portugal está na frente da eliminatória

    Portugal está a vencer a Dinamarca por 4-2 na segunda mão dos quartos de final da Liga das Nações. Há bis de Francisco Trincão.

    Francisco Trincão volta a colocar Portugal dentro da eliminatória contra a Dinamarca

    Francisco Trincão colocou Portugal novamente em vantagem contra a Dinamarca, marcando o 3-2 para os lusos, aos 86'.

    Portugal x Dinamarca: Cristiano Ronaldo redime-se e Eriksen responde

    Portugal está empatado 2-2 com a Dinamarca na segunda mão dos quartos de final da Liga das Nações. Cristiano Ronaldo e Eriksen marcaram.

    Kristensen marca e Portugal volta a ficar em desvantagem na eliminatória com a Dinamarca

    Portugal está empatado 1-1 com a Dinamarca na segunda mão dos quartos de final da Liga das Nações. Rasmus Kristensen marcou.

    Joachim Andersen marca autogolo e Portugal empata eliminatória contra a Dinamarca

    Joachim Andersen abriu o marcador do encontro entre Portugal e a Dinamarca, batendo Kasper Schmeichel com um autogolo.

    Cristiano Ronaldo falha penálti no Portugal x Dinamarca

    Portugal está empatado 0-0 com a Dinamarca na segunda mão os quartos de final da Liga das Nações. Cristiano Ronaldo falhou penálti.