SITE TEMPORÁRIO

22 de Janeiro, 2022

FC Porto Boavista FC

FC Porto x Boavista FC: Aí vem o derby da Invicta

Primeira Liga, 10.ª jornada: sábado, 17h, 30 de outubro de 2021
ANTEVISÃO: JOGA-SE POR TUDO E POR ORGULHO

Mais um fim de semana, mais uma jornada da liga portuguesa, mas há jornadas e jornadas e esta é sem dúvidas nenhuma mais especial do que as outras, pois traz o “derby da invicta”. Um encontro que opõe FC Porto e Boavista FC, que durante 90 minutos representarão duas forças dentro da mesma cidade.

NA ÉPOCA PASSADA, O DUELO ACABOU EMPATADO. ACHAS QUE A HISTÓRIA IRÁ REPETIR-SE? APOSTA COM A BWIN

Por um lado, os dragões vêm de um resultado inesperado, frente ao CD Santa Clara, para a Taça da Liga, que ditou a eliminação dos azuis e brancos da competição. Um objetivo claramente falhado por Sérgio Conceição, que não ficou satisfeito pelo desempenho das suas segundas linhas.

Agora, sábado, certamente, veremos e devemos ver um FC Porto diferente, na luta pela liderança, num desempenho que se espera ser assertivo e controlador.

Por outro lado, temos as panteras negras, que, após uma época de sobressaltos, nesta temporada parecem estar mais equilibradas em termos de resultados. Contudo, o nível exibicional tem deixado um pouco a desejar, pelo que é com apreensão que os boavisteiros encaram esta partida.

A verdade é que a formação axadrezada sofreu muitas alterações e perdeu alguns dos seus jogadores mais cruciais da temporada passada, mas urge-se pelas boas exibições, pois a sorte poderá inverter-se.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O FC Porto não perde para o campeonato há mais de um ano;
  2. Os dragões levam claramente superioridade nos confrontos com os boavisteiros, registando já 97 vitórias;
  3. Entre as centenas de desafios que opuseram ambas as formações, já aconteceram 439 golos;
  4. Os axadrezados já não ganham para a Primeira Liga desde agosto;
  5. A maior vitória dos dragões contra o adversário foi por 9-1, na temporada 1953/1954;
  6. Na época passada, o desafio acabou empatado, sendo que marcou a estreia de Francisco Conceição pela equipa principal;
  7. A última vitória do Boavista FC contra o FC Porto foi já no ano longínquo de 2007;
  8. Além dos 3 grandes, os boavisteiros são os únicos que tem na sua montra de troféus uma taça relativa à conquista do campeonato já neste século;
  9. Fernando Gomes, mais conhecido como bi-bota, é o atleta com mais golos no desafios entre as duas equipas, registando 17 golos;
  10. João Pedro Sousa conta com várias baixas para este jogo, sendo uma delas o central mais utilizado, Jackson Porozo;

JOGADORES A TER EM CONTA

Taremi FC Porto Boavista FC
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Taremi (FC Porto) – Poderíamos aqui outros jogadores que se tem destacado esta temporada, como Luís Diaz. Mas a verdade é que o iraniano tem feito para merecer este destaque pelo que tem feito na manobra ofensiva dos dragões.

O atacante não vale apenas pelo que faz dentro de área e falamos aqui essencialmente dos golos, mas também é crucial na estratégia portista para interligar o meio-campo com a zona avançada e fazer servir os seus colegas da frente.

Várias vezes, vemos Taremi a sair da sua zona de conforto para fazer esse jogo apoiado e assim criar dinâmicas diferentes no esquema tático de Sérgio Conceição.

Por outro lado, também é muitas vezes o primeiro defesa e aquele que exerce a pressão sobre a primeira zona de construção do adversário, algo que o técnico portista aprecia imenso. No fim de tudo, na última semana e meio tem estado de pé quente, onde regista nos últimos 2 jogos 4 golos.

Gustavo Sauer FC Porto Boavista FC
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Gustavo Sauer (Boavista FC) – É claramente o jogador mais desta formação boavisteira. Um elemento com técnica acima da média, criatividade e intensidade na manobra ofensiva da formação de João Pedro Sousa.

Após um início soberbo de temporada, o atacante brasileiro já leva 5 golos no seu registo pessoal. Após as saídas de Angel Gomes e de Elis, Sauer é nitidamente a principal figura dos axadrezados e aquele jogador que os dragões terão de centrar a sua atenção.

Normalmente, gosta de atuar no lado direito do ataque, de modo a realizar movimentos interiores para usufruir do seu pé esquerdo. Pé esquerdo esse que tem uma enorme facilidade de remate e de assistir os seus colegas. Por isso, se o FC Porto quer parar os Boavista FC, terá de parar este jogador.

XI’S PROVAVÉIS

FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Mbemba, Pepe, Zaidu, Uribe, Sérgio Oliveira, Otávio, Luis Diaz, Taremi e Evanilson

Treinador: Sérgio Conceição

“Houve tempo, vamos jogar ao quarto dia. Os treinadores querem ter semanas limpas, mas não é por aí. Houve tempo para prepará-lo da forma que eu acho que pode ser importante para ganhar ao Boavista. É um derby, um jogo sempre apetecível para todos. Temos de estar ao nosso melhor nível para ganhar”

Boavista FC: Alireza, Cannon, Javi Garcia, Filipe Ferreira, Hamache, Pérez, Makouta, Ntep, Sauer, Yusupha e Gorré

Treinador: João Pedro Sousa

“É um jogo especial para nós, um dérbi sempre carregado de emoção e de sensações diferentes. Alguns jogadores do Boavista vão sentir essas sensações e essas emoções pela primeira vez e isso também é bom para o nosso crescimento”

PREVISÃO DE RESULTADO: FC PORTO 2-0 BOAVISTA FC