FC Porto | Mentalidade de campeão e fome competitiva esmagam Estoril

- Advertisement -

O FC Porto fechou-se sobre si mesmo e, mesmo perante algum tipo de pressão que se tenta criar, esse ruído constante que os rivais procuram amplificar para ver a equipa vacilar, respondeu como os verdadeiros candidatos ao título respondem dentro de campo. Mais uma vez, provou por que razão lidera a tabela e por que, neste momento, é a equipa que mais argumentos apresenta para se sagrar campeã.

A entrada em jogo foi esclarecedora. O FC Porto não quis apenas ganhar, quis resolver cedo. Com uma intensidade sufocante, pressão alta e uma agressividade competitiva quase visceral, entrou com sangue nos olhos, decidido a cilindrar o adversário desde o primeiro minuto. E assim foi. As dinâmicas ofensivas surgiram naturais, rápidas e objetivas. Num desses momentos de clarividência, Gabri Veiga desenhou um cruzamento perfeito para Pepe, que, com a frieza de quem conhece todos os palcos, abriu o marcador.

Até sensivelmente aos 30 minutos, o jogo teve um único sentido. O FC Porto dominava em todos os capítulos, intensidade, ocupação de espaços, recuperação de bola e, acima de tudo, ambição. Cada recuperação era uma oportunidade imediata de ferir e cada ataque parecia poder dar em golo. O resultado acompanhou essa superioridade, com três golos ainda antes da meia hora, reflexo fiel de uma equipa que não só controla como impõe.

Pepê FC Porto
Fonte: Luís Batista Ferreira / Bola na Rede

O Estoril, já em desvantagem larga, ainda conseguiu reduzir, num momento em que o FC Porto abrandou ligeiramente o ritmo. Mas nunca perdeu o controlo emocional do encontro. Nunca deixou que o jogo fugisse ao guião. Houve maturidade, houve gestão, houve consciência competitiva. E, acima de tudo, houve mérito total na conquista dos três pontos.

No final, mais do que uma vitória, ficou a reafirmação de uma identidade. Este FC Porto é uma equipa que sabe o que quer, que percebe os momentos do jogo e que, mesmo quando confrontada com contextos adversos ou memórias menos felizes, não se desvia do caminho.

A reflexão impõe-se. O que está a fazer esta equipa orientada por Farioli é digno de registo. Com consistência, rigor e uma evolução clara ao longo da época, tem sabido construir uma base sólida. É verdade que, olhando para o passado, tanto o treinador como alguns jogadores já demonstraram, em certos momentos, alguma intranquilidade perante a adversidade e a passagem de Farioli por contextos exigentes como o Ajax não deixa de ser uma referência. Mas este FC Porto parece ter aprendido com essas experiências.

Francesco Farioli FC Porto
Fonte: Luís Batista Ferreira / Bola na Rede

Hoje, apresenta-se como uma equipa completa, forte taticamente, intensa fisicamente e, talvez mais importante, robusta mentalmente. Uma equipa que não se deixa abalar com facilidade, que sabe responder à pressão e que encara cada jogo com a seriedade de quem sabe o que está em jogo.

Se mantiver este nível de compromisso e esta mentalidade competitiva, será difícil contrariar a ideia que se vai consolidando jornada após jornada. Este FC Porto não só lidera, este FC Porto tem tudo para ser campeão.

Subscreve!

Artigos Populares

Georgiy Sudakov sai lesionado e selecionador da Ucrânia lamenta: «Condicionou as nossas substituições»

Georgiy Sudakov deixou o relvado do Ucrânia x Irlanda do Norte em lágrimas, depois de uma entrada dura de Brodie Spencer aos 64 minutos,

Benfica cada vez mais perto de garantir renovação de Vangelis Pavlidis

Vangelis Pavlidis está em negociações avançadas com o Benfica para a renovação de contrato, por mais duas temporadas.

Brighton faz o pleno dos prémios do mês de setembro da Premier League

O Brighton arrecadou as três distinções individuais do mês da Premier League. Fabian Hurzeler, Pascal Gross e Lewis Dunk foram os premiados.

Lionel Messi deixa mensagem para o Eldense: «Força Deportivo»

Lionel Messi, agora proprietário do Eldense, acompanhou, à distância, a vitória da sua nova equipa, por 4-1, frente ao Real Oviedo.

PUB

Mais Artigos Populares

Daniel Banjaqui garante concentração nos Sub-21: «Temos de estar focados»

Daniel Banjaqui falou aos jornalistas antes do treino, tendo em vista o jogo final da qualificação para o Europeu Sub-21, frente à Chéquia.

Em canal aberto: onde ver o Portugal x Noruega, o último jogo da seleção nesta paragem internacional?

Portugal defronta a Noruega na quarta jornada da Liga das Nações. Jogo tem transmissão televisiva em canal aberto.

Fotis Ioannidis mostra-se exigente com a Grécia e elogia adversário: «É o melhor defesa atualmente»

Fotis Ioannidis foi protagonista no empate entre a Grécia e os Países Baixos. Avançado fez o rescaldo do encontro.