Preparação da nova época | FC Porto

O FC Porto está bem e recomenda-se. O arranque da temporada conta por vitórias todos os jogos disputados, já enviou mais um troféu para a ‘vitrine’ do museu e até trouxe consigo o rebuçado da vitória folgada sobre o Sporting.

No entanto, a menos de uma semana do fecho do mercado, importa fazer um ponto de situação sobre o plantel do FC Porto e as suas carências e identificar as quais posições que, na cabeça do treinador, será mais importante reforçar.

Começando pela baliza, a saída de Marchesín abriu a porta à possibilidade de reforço deste setor. Ainda assim, Diogo Costa, como número um, e a opção válida de Cláudio Ramos, como alternativa, descartam o carácter de urgência de uma eventual contratação. Acredito que a Sérgio Conceição lhe agradasse a chagada de mais um guarda-redes, mas estou certo que não será uma das suas prioridades.

Avançamos, então, para a linha defensiva. A questão central parece resolvida. No começo do mercado falou-se insistentemente da contratação de dois jogadores para a posição, mas a reafirmação de Marcano como opção válida permite que a mediática contratação de David Carmo seja suficiente. Ainda sobram Pepe e Fábio Cardoso, bem como João Marcelo que se juntará à equipa principal sempre que houver necessidade.

João Mário Matheus Reis FC Porto Sporting CP

Nas laterais, a situação é peculiar. Em termos numéricos, tanto a lateral direita como a esquerda estarão suficientemente apetrechadas para uma época desportiva. No entanto, as limitações técnico-táticas de João Mário e, principalmente, Zaidu, tornarão sempre bem-vinda a chegada de um elemento de qualidade superior.

Acredito que o treinador portista o corrobore e que a SAD do FC Porto esteja alerta, na eventualidade de surgir uma boa oportunidade de mercado. São duas posições que, apesar de preenchidas, carecem de qualidade superior.

É na zona central do meio-campo que parece residir a maior dúvida. Uribe permanece de pedra e cal, mas falta saber quem o acompanhará durante a grande maioria da época. Há Grujic, que acredito que rende mais quando o colombiano não está e menos quando jogam em simultâneo, há Eustáquio, que, apesar da indiscutível qualidade, não parece conseguir chegar ao nível seguinte, há Bruno Costa, que apesar da titularidade no último jogo, deverá rumar a outras paragens e sobra André Franco, um grande ponto de interrogação neste momento e que dificilmente entregará à equipa o que esta necessita a jogar num meio-campo a dois e tão recuado.

Está claro que Vitinha deixou um enorme vazio na sala de máquinas do Dragão e julgo que a grande prioridade da SAD neste final de mercado deverá passar por encontrar um médio de qualidade extra que volte a estabilizar o setor ao lado de Uribe.

Otávio Monteiro FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Seguimos, a galope, para as laterais ofensivas do FC Porto. Aqui, a segurança e estabilidade são totais. Otávio, Pepê, Galeno, Gabriel Veron e Gonçalo Borges são garante de qualidade e dispensam mais contratações. As opções disponíveis garantem, também, qualidade caso o treinador pretenda utilizar um deles (ou André Franco) no apoio ao número 9.

Chegámos, finalmente, à zona central do ataque. Taremi e Evanilson dificilmente sairão e uma incursão no mercado dependerá de Toni Martínez. Caso o espanhol decida rumar a outras paragens (possibilidade que parece, agora, mais distante), depois de uma época no banco de suplentes, poderá fazer sentido procurar uma alternativa válida aos dois mais utilizados.

O arsenal ofensivo deverá ser fechado por Danny Loader, ou Namaso, que tem somado titularidades e elogios neste início de época. Poderá dizer-se que falta à frente de ataque um elemento verdadeiramente diferenciado, mas não acredito que passe pela cabeça de Sérgio Conceição o reforço do setor.

Em resumo, o plantel portista, à data de hoje, e ainda que tenha perdido muita qualidade face ao ano anterior, parece bem-composto para enfrentar a próxima época e a postura da SAD deverá ser de identificação e procura de oportunidades de mercado (principalmente no caso das laterais defensivas) e de menor agressividade negocial (com exceção da busca por um médio).

Impõe-se à administração do FC Porto um trabalho rigoroso, intransigência no que toca a eventuais saídas e foco na contratação de um centro campista de qualidade superior que permita fechar com chave de ouro o plantel à disposição de Sérgio Conceição.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Jorge Pereira elogia Pedro Gonçalves e fala da evolução de Nehuén Pérez: «Não ligava tanto ao treino mas depois chegava ao jogo e era...

Jorge Pereira deu uma grande entrevista ao Bola na Rede para falar da atualidade desportiva. O médio português de 27 anos falou de Pedro Gonçalves e de Nehuén Pérez.

Famalicão fecha contratação de Sorriso por 1,5 milhões de euros

O Famalicão garantiu a contratação de Sorriso a título definitivo. Avançado brasileiro deve assinar por quatro temporadas.

Famalicão pensa em médio italiano para reforçar plantel

O Famalicão quer reforçar o meio-campo no verão. O emblema português tem Matteo Francesconi, do Cesena, na lista de alvos.

Jorge Pereira elogia Renato Paiva e defende Lito Vidigal: «Há uma ideia errada em relação ao mister»

Jorge Pereira deu uma grande entrevista ao Bola na Rede para falar da atualidade desportiva. O médio português de 27 anos falou de Renato Paiva e Lito Vidigal.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting não desistiu de Hidemasa Morita e vai avançar com nova proposta de renovação

Hidemasa Morita termina contrato com o Sporting em 2026. Os leões não querem perder o médio e vão tentar renovar contrato.

Jorge Pereira foi colega de Rúben Dias, João Félix e Renato Sanches mas destaca médio do Estoril Praia: «Enchia-me as medidas todas»

Jorge Pereira deu uma grande entrevista ao Bola na Rede para falar da atualidade desportiva. O médio português de 27 anos deixou elogios para João Carvalho.

Arthur Cabral é desejado por clube do México e Benfica está disposto a negociar

O Monterrey está interessado numa possível contratação de Arthur Cabral ao Benfica. Ponderam fazer oferta, mas só por empréstimo.