Preparação da nova época | FC Porto

- Advertisement -

O FC Porto está bem e recomenda-se. O arranque da temporada conta por vitórias todos os jogos disputados, já enviou mais um troféu para a ‘vitrine’ do museu e até trouxe consigo o rebuçado da vitória folgada sobre o Sporting.

No entanto, a menos de uma semana do fecho do mercado, importa fazer um ponto de situação sobre o plantel do FC Porto e as suas carências e identificar as quais posições que, na cabeça do treinador, será mais importante reforçar.

Começando pela baliza, a saída de Marchesín abriu a porta à possibilidade de reforço deste setor. Ainda assim, Diogo Costa, como número um, e a opção válida de Cláudio Ramos, como alternativa, descartam o carácter de urgência de uma eventual contratação. Acredito que a Sérgio Conceição lhe agradasse a chagada de mais um guarda-redes, mas estou certo que não será uma das suas prioridades.

Avançamos, então, para a linha defensiva. A questão central parece resolvida. No começo do mercado falou-se insistentemente da contratação de dois jogadores para a posição, mas a reafirmação de Marcano como opção válida permite que a mediática contratação de David Carmo seja suficiente. Ainda sobram Pepe e Fábio Cardoso, bem como João Marcelo que se juntará à equipa principal sempre que houver necessidade.

João Mário Matheus Reis FC Porto Sporting CP

Nas laterais, a situação é peculiar. Em termos numéricos, tanto a lateral direita como a esquerda estarão suficientemente apetrechadas para uma época desportiva. No entanto, as limitações técnico-táticas de João Mário e, principalmente, Zaidu, tornarão sempre bem-vinda a chegada de um elemento de qualidade superior.

Acredito que o treinador portista o corrobore e que a SAD do FC Porto esteja alerta, na eventualidade de surgir uma boa oportunidade de mercado. São duas posições que, apesar de preenchidas, carecem de qualidade superior.

É na zona central do meio-campo que parece residir a maior dúvida. Uribe permanece de pedra e cal, mas falta saber quem o acompanhará durante a grande maioria da época. Há Grujic, que acredito que rende mais quando o colombiano não está e menos quando jogam em simultâneo, há Eustáquio, que, apesar da indiscutível qualidade, não parece conseguir chegar ao nível seguinte, há Bruno Costa, que apesar da titularidade no último jogo, deverá rumar a outras paragens e sobra André Franco, um grande ponto de interrogação neste momento e que dificilmente entregará à equipa o que esta necessita a jogar num meio-campo a dois e tão recuado.

Está claro que Vitinha deixou um enorme vazio na sala de máquinas do Dragão e julgo que a grande prioridade da SAD neste final de mercado deverá passar por encontrar um médio de qualidade extra que volte a estabilizar o setor ao lado de Uribe.

Otávio Monteiro FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Seguimos, a galope, para as laterais ofensivas do FC Porto. Aqui, a segurança e estabilidade são totais. Otávio, Pepê, Galeno, Gabriel Veron e Gonçalo Borges são garante de qualidade e dispensam mais contratações. As opções disponíveis garantem, também, qualidade caso o treinador pretenda utilizar um deles (ou André Franco) no apoio ao número 9.

Chegámos, finalmente, à zona central do ataque. Taremi e Evanilson dificilmente sairão e uma incursão no mercado dependerá de Toni Martínez. Caso o espanhol decida rumar a outras paragens (possibilidade que parece, agora, mais distante), depois de uma época no banco de suplentes, poderá fazer sentido procurar uma alternativa válida aos dois mais utilizados.

O arsenal ofensivo deverá ser fechado por Danny Loader, ou Namaso, que tem somado titularidades e elogios neste início de época. Poderá dizer-se que falta à frente de ataque um elemento verdadeiramente diferenciado, mas não acredito que passe pela cabeça de Sérgio Conceição o reforço do setor.

Em resumo, o plantel portista, à data de hoje, e ainda que tenha perdido muita qualidade face ao ano anterior, parece bem-composto para enfrentar a próxima época e a postura da SAD deverá ser de identificação e procura de oportunidades de mercado (principalmente no caso das laterais defensivas) e de menor agressividade negocial (com exceção da busca por um médio).

Impõe-se à administração do FC Porto um trabalho rigoroso, intransigência no que toca a eventuais saídas e foco na contratação de um centro campista de qualidade superior que permita fechar com chave de ouro o plantel à disposição de Sérgio Conceição.

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Pedro Porro é desejo do Barcelona: há condição que dificulta a ida do ex-Sporting para o Camp Nou

Pedro Porro é um dos nomes que agrada à direção do Barcelona. O lateral é um dos destaques de Espanha no Mundial 2026.

FC Porto: médio dinamarquês apontado ao Dragão e há forte concorrência

Morten Frendrup está a ser associado ao FC Porto. O médio do Genoa também interessa ao Real Bétis e pode ser uma das novelas de mercado.

Missão abortada e Plano C em ação: Benfica desiste de Tiago Gabriel e já se conhece a razão

O Benfica não se vai reforçar com Tiago Gabriel. O defesa central do Lecce é considerado como demasiado caro pelos encarnados.

Rodrigo Zalazar já veste a camisola do Sporting: «Muitas pessoas enviaram-me mensagens para vir para o maior de Portugal»

Rodrizo Zalazar viveu esta quinta-feira a camisola do Sporting, emblema com quem assinou até ao verão de 2031.

PUB

Mais Artigos Populares

Futsal: Fernando Cardinal assina pelo FC Porto e assume braçadeira de capitão

O FC Porto anunciou a contratação do antigo internacional português, Fernando Cardinal. O pivô de 41 anos regressa ao ativo ao fim de dois anos de reforma.

Aston Villa inicia negociações com o Bayern Munique por João Palhinha: Eis a vantagem dos ingleses sobre o Benfica

O Aston Villa apresentou uma proposta de empréstimo por João Palhinha, numa altura em que disputam a contratação do internacional português com o Benfica.

Benfica: Mercado europeu em disputa por jovem promessa do Seixal

O campeão do Mundo de Sub-17, Mauro Furtado, pode estar de saída do Benfica. Defesa-central atrai interesse do Marselha, Leeds United e Sassuolo.