O primeiro “Clássico” da temporada surge já à terceira jornada, com o campeão nacional FC Porto a receber o Sporting CP no Estádio do Dragão. Num jogo entre os dois últimos vencedores da Primeira Liga, o ambiente promete ser quente, tal como aconteceu nos duelos mais recentes. Consulta já aqui a TIP para o teu jogo da Semana.
Do lado do FC Porto, as duas vitórias nas duas primeiras jornadas fazem com que a equipa de Sérgio Conceição seja uma das quatro equipas da Liga com seis pontos (tal como SL Benfica, Vitória SC e Boavista FC). Contudo, o duelo em Vizela trouxe grandes problemas aos dragões, que só marcaram o golo da vitória em cima do minuto 90.
Se é verdade que, na última jornada, o herói foi Iván Marcano, o destaque principal do FC Porto neste início de época tem sido Mehdi Taremi, que leva quatro golos marcados em três jogos oficiais. De pazes feitas com os adeptos e com o clube desde a brilhante exibição na Supertaça, o avançado iraniano promete ser, uma vez mais, o goleador dos azuis e brancos na nova temporada.
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede
Virando atenções para o Sporting CP, depois doempate em Braga na primeira jornada, a equipa de Rúben Amorim recebeu e venceu o Rio Ave FC por 3-0, com o inevitável Pedro Gonçalves em grande destaque e com Matheus Nunes a despedir-se de Alvalade com um golo de outro mundo.
Esta saída de Matheus Nunes na semana que antecede o “Clássico” é um duro golpe para os leões, uma vez que o internacional português era o jogador que mais equilibrava a equipa e que maior capacidade tinha para sair com a bola em progressão. Num jogo diante de um rival, um atleta com estas características é sempre fundamental, mais ainda quando não se vê ninguém no plantel do Sporting CP capaz de desempenhar as funções que Matheus desempenhava.
Assim, o peso de ser a figura leonina recai ainda mais sobre os ombros de Pedro Gonçalves. O jogador de 24 anos marcou três golos nas duas primeiras jornadas e tem deixado os adeptos verde e brancos a perspetivar um regresso do “Pote” que brilhou na época do título, em 2020/21.
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede
Olhando para o confronto histórico entre FC Porto e Sporting CP, num total de 176 jogos a contar para a Primeira Liga Portuguesa, são os dragões quem leva a melhor. Os portistas contabilizam 68 vitórias, ao passo que os leões venceram por 59 vezes e se registaram ainda 49 empates entre os dois rivais. Se olharmos apenas para os jogos do campeonato que se realizaram em casa dos azuis e brancos, o domínio é ainda maior: em 88 jogos, 48 vitórias do FC Porto, 26 empates e 14 vitórias do Sporting CP.
Num encontro que teve golos de ambas as equipas em sete dos últimos dez confrontos entre as duas, é provável que tal volte a acontecer no jogo da terceira jornada da Primeira Liga 2022/23. Contudo, entre duas equipas que perderam peças importantes nos respetivos meios-campos (Vitinha, no FC Porto, e Matheus Nunes, no Sporting CP), ambas devem sentir dificuldades em fazer chegar a bola a uma zona adiantada através do centro do terreno. Posto isto, um empate pode vir a verificar-se no Dragão, tal como sucedeu em três dos últimos cinco jogos.
Apaixonado por futebol desde sempre, tem o hábito de escrever sobre o desporto rei desde os tempos da escola primária, onde o tema das composições de Português nunca fugia da bola.
Samu foi alvo de um processo disciplinar por parte do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol. Em causa, um festejo com dedicatória a Jorge Costa.
Allan Saint-Maximin foi oficializado como reforço do Club América, do México, e foi chamado a falar da relação com José Mourinho. O avançado deixou elogios.
O Braga vai jogar os dois jogos do playoff da Europa League em Portugal. Os minhotos defrontam os Lincoln Red Imps, que são de Gibraltar, mas jogam no Estádio do Algarve.