SITE TEMPORÁRIO

20 de Janeiro, 2022

FC Porto x Vitória SC: Amigos nos negócios, inimigos em campo

ANTEVISÃO: Foco Interno

O campeonato está de volta e desta vez o FC Porto terá pela frente o inconstante Vitória SC, que vai ao Dragão pela primeira vez sob o comando de Pepa, o treinador sensação da época passada.

OS DRAGÕES RECEBEM UM VITÓRIA SC MOTIVADO E A DEFESA DO FC PORTO NÃO ESTÁ NA MELHOR FORMA. IREMOS TER AMBAS AS EQUIPAS A MARCAR? APOSTA COM A BWIN!

Deste modo, os dragões procurarão dar seguimento ao bom momento que vivem na liga doméstica antes das paragem para os compromissos internacionais, estando atualmente, à condição, dois pontos atrás do SL Benfica que já garantiu os três pontos, com a possibilidade de permanecer na liderança partilhada com o Sporting CP caso ambos emblemas vencem.

Por outro lado, temos uns “conquistadores” que pecam pela irregularidade, pois ainda não sedimentaram bem o seu reino no campeonato, estando em lutas constantes com os seus inimigos mais próximos.

Fora isso, pelo menos, no que toca ao treinador, o condado de Vitória parece ter estabilizado, não havendo grandes sobressaltos à estadia de Pepa, como aconteceu com os seus antecessores.

Apesar disso, um FC Porto vs Vitória SC nunca deixa de ser um encontro interessante, sendo que os azuis e brancos quererão continuar na sua senda de vitórias internas, enquanto os vimaranenses não querem perder mais terreno de batalha para a guerra do 4º lugar.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Será um jogo de reencontros, já que André André, Rafa Soares, Quaresma e Jorge Fernandes voltarão a um terreno que lhes diz muito;
  2. O FC Porto procura a sua 7.ª vitória consecutiva do campeonato;
  3. Fábio Cardoso, ao que tudo indica, poderá fazer a sua estreia na liga portuguesa, com a camisola do FC Porto;
  4. Pepe e Marcano serão baixas certas para o encontro do lado dos azuis e brancos, enquanto Estupiñan e Borevkovic falharão do lado vitoriano;
  5. O Vitória SC surpreendeu em 2018 no Dragão, tendo vencido o encontro por 2-3;
  6. De acordo com as estatísticas, esta poderá ser a 113.ª vitória dos azuis e brancos frente aos vimaranenses;
  7. Pepa foi o último treinador, na liga portuguesa, que derrotou o FC Porto, ao serviço do FC Paços de Ferreira;
  8. Já aconteceram 547 golos em desafios entre ambas as formações, o futebol espetáculo no seu melhor;
  9. Bi-bota é o jogador que já marcou mais golos em encontros que opunham as duas equipas, ou seja, registou 15 golos;
  10. O árbitro da partida será Luís Godinho;

JOGADORES A TER EM CONTA

Vitinha FC Porto Vitória SC
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Vitinha (FC porto) – Chegou a hora de Vitinha. O médio criativo, apesar de não ser um titular indiscutível, tem tido os seus momentos no meio campo azul e branco e é tão clarividente como a água, que quando tem a bola nos seus pés, a bola sai sempre a sorrir.

É impossível não admirar a sua capacidade técnica, o seu drible curto, a sua qualidade de posse e ainda para mais a sua visão de jogo. De facto, para quem gosta de futebol bonito, é imperdoável não ter este jogador debaixo da sua agenda, pois traz ao jogo aquele toque de romantismo e de saber jogar bem que todo o adepto que gosta de futebol, aprecia.

Neste sentido, não é só pelos seus pés bonitos que Vitinha merece esta distinção, mas sim porque em partidas que o FC Porto vai ter mais domínio, ou seja, contra formações mais defensivas, todas as qualidades mencionadas a este prodígio poderão ser bastante úteis na abertura de espaços para finalização.

Porque para ter o domínio do jogo não basta saber correr, mais importante ainda será o que fazer com a bola e como segurar o esférico, que diga Pirlo.

FC Porto Vitória SC Tomás Handel
Fonte: Sebastião Rôxo / Bola na Rede

Tomás Handel (Vitória SC) – A sua titularidade não é provável, mas hoje decidi destacar os bons valores que a liga portuguesa tem e de facto este menino da formação do Vitória é um deles.

Aposta de início de época de Pepa, o jovem jogador tem uma qualidade que não engana e que será uma das jóias da coroa que fará sorrir os cofres do Vitória num futuro próximo. Elegante a jogar e com uma boa estampa física, Handel faz-se notar em qualquer meio-campo onde atue e caso Pepa privilegie o bom futebol, Tomás terá de estar nas opções.

Algo que certamente os adeptos vitorianos agradecerão, pois o seu potencial está à vista de todos e até a Itália já chegou, pois recentemente viu o seu nome conectado ao gigante AC Milan. Por isso Handel, eu escolho-te a ti.

XI’S PROVÁVEIS

FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Mbemba, Fábio Cardoso, Wendell, Uribe, Vitinha, Otávio, Luis Díaz, Taremi e Evanilson

Treinador: Sérgio Conceição

“O Vitória é sempre muito difícil de defrontar e apresenta boas individualidades e bons treinadores. Uns anos mais, outros menos, é uma equipa competitiva e exige muito aos adversários que façam bons jogos para ganhar. É dentro desse registo que os esperamos”

Vitória SC: Bruno Varela, Sacko, Mumin, André Amaro, Rafa Soares, Tomás Handel, André André, André Almeida, Marcus Edwards, Rochinha e Bruno Duarte

Treinador: Pepa

“Não há palco melhor. Gostamos desse tipo de desafios. Mais do que ter muita personalidade, temos de ter muita inteligência para conseguirmos os três pontos. Vai ser um jogo muito intenso, disputado, em que a dificuldade vai ser extrema. Só o melhor Vitória é que pode conseguir algo”

PREVISÃO DE RESULTADO: FC PORTO 3-1 VITÓRIA SC