FC Porto x SL Benfica: Reina a incerteza

    ANTEVISÃO: E TUDO O VENTO MUDOU

    Chegámos ao segundo assalto deste duplo confronto entre FC Porto e SL Benfica a fechar o ano. No primeiro, o FC Porto venceu categoricamente um jogo que por mérito próprio e demérito do rival se revelou mais fácil do que se poderia supor.

    Ora, passada uma semana, e num intervalo tão curto de tempo, seria de esperar que não houvesse possibilidade para grandes alterações, seja nas equipas, como no contexto. No entanto, em sete dias tudo mudou e o clássico que se vai jogar logo à noite terá como único ponto de contacto com o da passada semana, o palco, o Estádio do Dragão.

    No FC Porto, um clube mais estável, de momento, a primeira alteração passa pelo regresso de Sérgio Conceição ao banco de suplentes após castigo. Depois, Evanilson, que acabou expulso na última partida está fora do jogo.

    E quer me parecer que a ausência do brasileiro é bem mais relevante do que se possa pensar porque, não sendo individualmente sobredotado, tem sido um jogador chave na dinâmica ofensiva e defensiva da equipa. Para além do avançado canarinho, também Luís Díaz, que testou positivo para a COVID-19, é carta fora do baralho de Conceição.

    E aqui já é mais fácil explicar as dores de cabeça que esta ausência estarão a provocar no treinador e nos adeptos. Estamos, tão somente, a falar do melhor e mais decisivo jogador do campeonato. E, portanto, será um FC Porto obrigatoriamente diferente e, perante as ausências, até o sistema poderá mudar. Terá a palavra Sérgio Conceição.

    Se no FC Porto as mudanças face ao primeiro jogo já são significativas, o que dizer sobre o SL Benfica? Depois da debacle da semana passada, o clube da luz entrou em erupção. É certo que a instabilidade já vinha de trás, mas durante a última semana teve o seu apogeu.

    Jorge Jesus, muito contestado, rescindiu contrato após um desentendimento com Pizzi, e Nelson Veríssimo, técnico aos comandos da equipa B, assumiu o lugar, interinamente, até ao final da época. Como se não bastasse, Otamendi (expulso no último jogo), Grimaldo (COVID-19) e Darwin (lesionado) são ausências confirmadas na partida de hoje.

    Assim, são inúmeras as incertezas de ambos os lados e prever um onze, de parte a parte, torna-se missão hercúlea. O FC Porto perde dois dos seus jogadores mais influentes na dinâmica de pressing e vertigem e o SL Benfica muda de treinador.

    Sabemos que dois treinos são insuficientes para reverter as dinâmicas de jogo de uma equipa, mas fica a ideia de que poderá haver algumas alterações no sistema tático (já que Veríssimo privilegia, normalmente, uma defesa a 4) e nos intérpretes.

    São dúvidas que subsistirão até à hora de jogo. Role a bola.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. No total de confrontos ente FC Porto e Benfica, contam-se 98 vitórias portistas, 88 vitórias benfiquistas e, ainda, 62 empates;
    2. Nos jogos disputados entre ambas as equipas, marcaram-se, até ao momento, 745 golos. O FCP marcou 361 e o SLB apontou 384;
    3. Este será o 175.º jogo entre FC Porto e SL Benfica a contar para o Campeonato;
    4. Histórico na prova favorável aos dragões: 68 vitórias contra 57 dos encarnados;
    5. Em confrontos disputados na casa azul e branca, o FC Porto engorda a vantagem (51 vitórias contra 14);
    6. O último jogo para o Campeonato entre ambas as equipas, disputado no Estádio do Dragão, resultou num empate a uma bola (1-1). Grimaldo e Marega foram os autores dos golos;
    7. É a segunda vez que Nélson Veríssimo defronta o FC Porto na condição de treinador interino da equipa principal do SL Benfica. A primeira vez ocorreu na final da Taça de Portugal, em 2020, com a vitória a sorrir aos dragões (2-1);
    8. Em 12 jogos disputados frente ao SL Benfica como treinador do FC Porto, Sérgio Conceição tem um saldo de 7 vitórias, 3 empates e 2 derrotas;
    9. O FC Porto chega a este clássico em 2.º lugar do Campeonato (ainda que com igualdade pontual com o Sporting CP antes da sua vitória frente ao Portimonense SC), com uma vantagem de 4 pontos sobre o seu adversário;
    10. No plantel do FC Porto há 3 jogadores que marcaram mais do que uma vez ao SL Benfica. Mbemba, Sérgio Oliveira e Evanilson têm 2 golos cada um. No plantel encarnado, apenas Rafa faturou mais do que em uma ocasião (também duas) em confrontos com o rival da cidade invicta.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Vitinha FC Porto
    Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

    Vitinha (FC Porto) – O jovem médio português está numa forma superlativa. Tem sido dono e senhor do meio campo portista e tem feito a diferença tanto a atacar como a defender.

    É forte no passe, exímio no drible e retenção de bola e está cada vez mais maduro na ocupação dos espaços e na interpretação do momento defensivo do jogo. Brilhou na semana passada e será, com toda a certeza, um elemento chave no jogo de hoje.

    João Mário Estoril-Praia SAD 1-1 SL Benfica
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    João Mário (SL Benfica) – Começou a época a todo o gás, mas tem vindo a perder fulgor. Todavia, se é Vitinha quem comanda a sala de máquinas portista, é sobre os ombros de João Mário que recai a missão de coordenar todo o jogo ofensivo do SL Benfica.

    A qualidade está lá e se o internacional português for capaz, neste ciclo que agora se inicia, de recuperar os melhores níveis exibicionais, pode ser decisivo no clássico de mais logo.

    XI’S PROVÁVEIS

    FC Porto (4x4x2): Diogo Costa, João Mário, Fábio Cardoso, Mbemba, Zaidu; Uribe, Vitinha, Otávio, Corona; Taremi e Toni Martínez.

    Treinador: Sérgio Conceição

    SL Benfica (4x3x3): Vlachodimos; Gilberto, André Almeida, Vertonghen, Gil Dias; Weigl, João Mário, Paulo Bernardo; Rafa, Everton e Yaremchuk.

    Treinador: Nelson Veríssimo

    PREVISÃO DE RESULTADO: FC PORTO 2-1 SL BENFICA

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Bernardo Lobo Xavier
    Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
    Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.