“Felipe Vale-Tudo”: Falsos moralismos

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

O defesa brasileiro, que foi apelidado de “Felipe Vale-Tudo” pelo SL Benfica (sim, o mesmo clube que considera “inadmissível a pressão e coação sobre árbitros”), sentiu a necessidade de, em dezembro, explicar a sua agressividade, mas na verdade não havia necessidade alguma de explicações. No SC Corinthians Paulista o defesa foi apenas uma vez expulso (por acumulação de amarelos) em 115 jogos disputados, não tendo nunca visto um cartão vermelho direto.

Felipe tem qualidade no jogo aéreo, na antecipação e velocidade. Acaba por perder na abordagem dos desarmes onde, por vezes (menos vezes do que os rivais tentam fazer acreditar), acerta no adversário de forma imprudente.

A agressividade de Felipe não é "maldosa" como os adversários tentam fazer crer Fonte: FC Porto
A agressividade de Felipe não é “maldosa” como os adversários tentam fazer crer
Fonte: FC Porto

Outro aspeto, talvez ainda mais pertinente, será a falsa moral do SL Benfica. O clube que repudiou (e bem, diga-se) os comentários dos diretores de comunicação do FC Porto e do Sporting CP, não teve problemas em entrar no mesmo jogo que os rivais de “grave coação e intimidação sobre os árbitros”. Ou será que só é coação quando são os rivais a fazer queixa?

Ao “Felipe Vale-Tudo” juntaram-se as declarações no sentido de que, sem castigos, o FC Porto não precisaria de mexer no mercado de inverno e, em menos de duas semanas, a equipa de Sérgio Conceição viu três jogadores serem expulsos (Danilo, Herrera e, admire-se, Felipe(!)). Para encontrar registo de três expulsões consecutivas é preciso recuar à primeira época completa de Pinto da Costa como Presidente do FC Porto. Coincidência?

Temos visto esta época erros de arbitragem por todo o lado, em alguns lados mais do que noutros. Ora, tentando ser o mais imparcial possível, o FC Porto tem sido bastante prejudicado com algumas decisões menos felizes das equipas de arbitragem. É, no entanto, impossível ignorar certas entradas de Felipe.

Esta agressividade de que Felipe se orgulha é (ou pode ser) um ponto a seu favor, desde que exercida com zelo. O defesa precisa de mais prudência em alguns desarmes, mas não é algo que deva pôr em causa o seu lugar na equipa, principalmente tendo em conta todas as suas qualidades e a diferença que ele consegue marcar no jogo.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Beatriz Silva
Beatriz Silvahttp://www.bolanarede.pt
Azul e branco é o coração. Portista é a alma. Mais colombiana do que portuguesa. O papel e a caneta são o seu maior refúgio. Gosta de concentrar todas as suas frustrações na correção de erros gramaticais e/ou ortográficos.                                                                                                                                                 A Beatriz escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa italiana já foi convencida por Alisson Santos: «O Nápoles encontrou um trunfo»

Alisson Santos estreou-se a marcar pelo Nápoles no Clássico contra a AS Roma. Extremo emprestado pelo Sporting destacado na imprensa italiana.

José Mota é o favorito para assumir comando técnico do Vizela

José Mota é o treinador favorito para assumir o comando técnico do Vizela, depois da saída de Nuno Silva.

Real Madrid tem 4 jogadores em risco de falhar 2ª mão contra o Benfica se virem amarelo no Estádio da Luz

O Real Madrid está em Lisboa para defrontar o Benfica na primeira mão dos playoffs da Champions League. Há quatro jogadores em risco nos merengues.

Rui Pedro Braz e a greve de Cristiano Ronaldo no Al Nassr: «Tenho a certeza de que tem as suas próprias razões»

Rui Pedro Braz reagiu à greve de Cristiano Ronaldo. O diretor-desportivo do Al Ahli falou sobre o impacto do internacional português no futebol saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica tem 3 jogadores em risco de falhar 2ª mão se virem amarelo contra o Real Madrid

O Benfica defronta o Real Madrid na primeira mão da playoff da Champions League. Três jogadores encarnados em risco de falhar segunda mão.

Miguel Moita regista melhor início de um treinador ao serviço do Marítimo

Miguel Moita continua a ter um bom percurso ao serviço do Marítimo. O técnico de 42 anos tem o melhor início de um treinador no clube insular desde que os dados são contabilizados no Transfermarkt.

Imprensa espanhola avisa Real Madrid: «Um pesadelo chamado Benfica»

O Real Madrid volta ao Estádio da Luz para defrontar o Benfica no playoff da Champions League. Histórico dos confrontos relembrado em Espanha.