📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

“Felipe Vale-Tudo”: Falsos moralismos

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

O defesa brasileiro, que foi apelidado de “Felipe Vale-Tudo” pelo SL Benfica (sim, o mesmo clube que considera “inadmissível a pressão e coação sobre árbitros”), sentiu a necessidade de, em dezembro, explicar a sua agressividade, mas na verdade não havia necessidade alguma de explicações. No SC Corinthians Paulista o defesa foi apenas uma vez expulso (por acumulação de amarelos) em 115 jogos disputados, não tendo nunca visto um cartão vermelho direto.

Felipe tem qualidade no jogo aéreo, na antecipação e velocidade. Acaba por perder na abordagem dos desarmes onde, por vezes (menos vezes do que os rivais tentam fazer acreditar), acerta no adversário de forma imprudente.

A agressividade de Felipe não é "maldosa" como os adversários tentam fazer crer Fonte: FC Porto
A agressividade de Felipe não é “maldosa” como os adversários tentam fazer crer
Fonte: FC Porto

Outro aspeto, talvez ainda mais pertinente, será a falsa moral do SL Benfica. O clube que repudiou (e bem, diga-se) os comentários dos diretores de comunicação do FC Porto e do Sporting CP, não teve problemas em entrar no mesmo jogo que os rivais de “grave coação e intimidação sobre os árbitros”. Ou será que só é coação quando são os rivais a fazer queixa?

Ao “Felipe Vale-Tudo” juntaram-se as declarações no sentido de que, sem castigos, o FC Porto não precisaria de mexer no mercado de inverno e, em menos de duas semanas, a equipa de Sérgio Conceição viu três jogadores serem expulsos (Danilo, Herrera e, admire-se, Felipe(!)). Para encontrar registo de três expulsões consecutivas é preciso recuar à primeira época completa de Pinto da Costa como Presidente do FC Porto. Coincidência?

Temos visto esta época erros de arbitragem por todo o lado, em alguns lados mais do que noutros. Ora, tentando ser o mais imparcial possível, o FC Porto tem sido bastante prejudicado com algumas decisões menos felizes das equipas de arbitragem. É, no entanto, impossível ignorar certas entradas de Felipe.

Esta agressividade de que Felipe se orgulha é (ou pode ser) um ponto a seu favor, desde que exercida com zelo. O defesa precisa de mais prudência em alguns desarmes, mas não é algo que deva pôr em causa o seu lugar na equipa, principalmente tendo em conta todas as suas qualidades e a diferença que ele consegue marcar no jogo.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Beatriz Silva
Beatriz Silvahttp://www.bolanarede.pt
Azul e branco é o coração. Portista é a alma. Mais colombiana do que portuguesa. O papel e a caneta são o seu maior refúgio. Gosta de concentrar todas as suas frustrações na correção de erros gramaticais e/ou ortográficos.                                                                                                                                                 A Beatriz escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Gala Dragões de Ouro do FC Porto: eis todos os vencedores

A Gala dos Dragões de Ouro decorreu esta segunda-feira para premiar várias figuras do universo do FC Porto. Eis todos os vencedores.

Rodrigo Mora é o Futebolista do Ano do FC Porto: «Só falta concretizar um sonho, ser campeão e festejar nos Aliados»

Rodrigo Mora venceu o prémio de Futebolista do Ano do FC Porto. Jovem português apareceu em palco de forma original.

Serie A: Jamie Vardy bisa e Cremonese surpreende na casa do Bolonha

O Cremonese venceu fora de casa o Bolonha por 3-1 na jornada 13 da Serie A. Jamie Vardy destacou-se com bis.

Tudo aconteceu ao Arouca e o Braga goleou na Primeira Liga: Desde expulsão, auto-golos e chapéu

O Braga goleou fora de casa o Arouca por 4-0 na jornada 12 da Primeira Liga. Jogo contou com vários momentos.

PUB

Mais Artigos Populares

André Villas-Boas revela aumento do número de sócios e ainda atira: «É por causa dessa força que o FC Porto continua a incomodar tanta...

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, falou sobre vários temas no discurso inicial da Gala dos Dragões de Ouro.

André Villas-Boas recorda época passada, chegada de Farioli e presente: «Os sinais dados até agora são encorajadores»

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, falou sobre vários temas no discurso inicial da Gala dos Dragões de Ouro.

André Villas-Boas recorda Pinto da Costa, Jorge Costa, Diogo Jota e André Silva: «Estas perdas doem»

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, recorda com saudades algumas figuras ligadas ao clube que morreram nos últimos meses.