Francisco Conceição | Um miúdo que trata a bola por tu

- Advertisement -

Um novo talento acaba de sair do “forno” do Olival.  Será jogador de topo? Não sabemos. Conseguirá impor-se no onze inicial portista? Também não. Ainda assim, percebe-se que este miúdo tem magia nos pés. É o mais novo do clã Conceição ligado ao futebol e dos quatro irmãos é o primeiro a estrear-se na Primeira Liga e também na Liga dos Campeões. Na sua estreia frente ao Boavista FC mostrou do que era capaz e conseguiu mexer com o jogo. A estreia frente à Juventus FC, embora sem tempo para se mostrar, foi um reconhecimento pelo trabalho que tem feito nos últimos tempos.

Tudo começa, ironicamente, no rival Sporting CP, pelos sub-10 leoninos. Desde 2011/2012 até 2016/2017 que vestiu de verde e branco, figurando sempre nas equipas principais da formação. Em 2017/2018, ano em que Sérgio Conceição também chega ao FC Porto, muda-se para o Padroense FC, uma das equipas satélite da formação portista. Um ano depois, já nos sub-17 do FC Porto, mostrou-se em grande nível – 15 golos em 27 jogos. Dos sub-17, na época seguinte, saltou de imediato para os juniores até que faz a sua estreia como sénior frente ao Varzim FC, ainda nesta temporada.

Conseguiu brilhar num dos piores plantéis da equipa B dos últimos anos. A forma como percorria a ala direita com a bola colada aos pés até lhe valeu a alcunha de “Messi do Olival”. Contudo, Francisco não se deixa levar por isso. Muito menos por ser filho de quem é. O talento é inegável e a entrega e o amor pela camisola também se sentem – o momento após o lance do golo de Evanilson, frente às panteras, ainda que tenha sido anulado, reflete o quanto sente o futebol.

Sérgio Conceição, apesar ser o seu pai, é um treinador exigente quanto à entrega dos jogadores em todos os momentos do jogo. Com o talento de Francisco e a exigência de Sérgio, podemos estar perante um craque a despontar. O novo reforço do plantel principal é daqueles jogadores que faz parecer tudo fácil. Tem um controlo de bola acima da média e uma visão de jogo aprimorada, pecando apenas no nível físico.

Na passada quarta-feira, com a estreia para a Liga dos Campeões, entrou para o top 7 de jogadores portugueses a estrearem-se na Liga dos Campeões composto por jogadores como Chalana, Simão Sabrosa, Rúben Neves e António Simões. Com o talento que tem, basta a vontade e a entrega. Inclusive, Jesus Corona, colega de equipa e de posição, admitiu ter falado com a família sobre a qualidade do miúdo do FC Porto. Chico Conceição será um caso sério, mas para já o melhor é deixá-lo ser só o próprio Chico Conceição.

 

Tiago Moura
Tiago Mourahttp://www.bolanarede.pt
Desde criança a colecionar cromos e recortes de jornais de vários jogadores até às longas carreiras nos videojogos no seu clube do coração, foram muitas as alegrias que o desporto rei lhe proporcionou. Assume ficar fulo quando não consegue acompanhar um jogo da equipa da cidade Invicta, mas no que toca a tudo o que acontece à volta do seu clube sente a obrigação de estar sempre atualizado. Estuda Ciências da Comunicação e é através da escrita que se prefere expressar.

Subscreve!

Artigos Populares

Desporto Rei: Liverpool x Manchester City teve mais do dobro das audiências do SuperBowl

O encontro da Premier League acumulou entre 700 a 750 milhões de espectadores, comparado com os 220 milhões que assistiram ao SuperBowl.

Rafa Silva entra no onze titular do Benfica depois de quase dois anos

21 meses depois, Rafa Silva regressou ao onze titular do Benfica na vitória por 2-1 sobre o Alverca, na 21.ª jornada da Primeira Liga.

Sotiris Silaidopoulos responde ao Bola na Rede: «As distâncias entre as linhas eram muito grande e sofremos um golo muito cedo»

Sotiris Silaidopoulos refletiu sobre a derrota do Rio Ave diante do Braga. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

Carlos Vicens responde ao Bola na Rede: «Há várias desvantagens em já ter 41 jogos disputados, mas também há vantagens»

Carlos Vicens analisou a vitória do Braga sobre o Rio Ave. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

PUB

Mais Artigos Populares

Viktor Gyokeres e a adaptação ao Arsenal: «Tentei não mudar muito o processo»

Viktor Gyokeres, avançado do Arsenal e ex-Sporting, falou sobre a adaptação a Londres e sobre como ultrapassou o período menos positivo do início da época.

Álvaro Arbeloa elogia Kylian Mbappé: «Pensávamos que não iríamos ver nada igual a Cristiano Ronaldo e parece que Mbappé está a seguir esse caminho»

O treinador do Real Madrid elogiou o avançado francês: «É um jogador com muito talento. Pensávamos que não iríamos ver nada igual a Cristiano e parece que Mbappé está a seguir esse caminho».

Francisco Conceição agrava lesão e preocupa Juventus

Francisco Conceição, mostrou sinais de estar pronto para entrar na segunda parte do jogo entre Juventus e Lazio, mas acabou por ressentir-se de uma lesão, tornando-se uma dúvida para os próximos jogos da equipa.