Francisco Conceição | Um miúdo que trata a bola por tu

- Advertisement -

Um novo talento acaba de sair do “forno” do Olival.  Será jogador de topo? Não sabemos. Conseguirá impor-se no onze inicial portista? Também não. Ainda assim, percebe-se que este miúdo tem magia nos pés. É o mais novo do clã Conceição ligado ao futebol e dos quatro irmãos é o primeiro a estrear-se na Primeira Liga e também na Liga dos Campeões. Na sua estreia frente ao Boavista FC mostrou do que era capaz e conseguiu mexer com o jogo. A estreia frente à Juventus FC, embora sem tempo para se mostrar, foi um reconhecimento pelo trabalho que tem feito nos últimos tempos.

Tudo começa, ironicamente, no rival Sporting CP, pelos sub-10 leoninos. Desde 2011/2012 até 2016/2017 que vestiu de verde e branco, figurando sempre nas equipas principais da formação. Em 2017/2018, ano em que Sérgio Conceição também chega ao FC Porto, muda-se para o Padroense FC, uma das equipas satélite da formação portista. Um ano depois, já nos sub-17 do FC Porto, mostrou-se em grande nível – 15 golos em 27 jogos. Dos sub-17, na época seguinte, saltou de imediato para os juniores até que faz a sua estreia como sénior frente ao Varzim FC, ainda nesta temporada.

Conseguiu brilhar num dos piores plantéis da equipa B dos últimos anos. A forma como percorria a ala direita com a bola colada aos pés até lhe valeu a alcunha de “Messi do Olival”. Contudo, Francisco não se deixa levar por isso. Muito menos por ser filho de quem é. O talento é inegável e a entrega e o amor pela camisola também se sentem – o momento após o lance do golo de Evanilson, frente às panteras, ainda que tenha sido anulado, reflete o quanto sente o futebol.

Sérgio Conceição, apesar ser o seu pai, é um treinador exigente quanto à entrega dos jogadores em todos os momentos do jogo. Com o talento de Francisco e a exigência de Sérgio, podemos estar perante um craque a despontar. O novo reforço do plantel principal é daqueles jogadores que faz parecer tudo fácil. Tem um controlo de bola acima da média e uma visão de jogo aprimorada, pecando apenas no nível físico.

Na passada quarta-feira, com a estreia para a Liga dos Campeões, entrou para o top 7 de jogadores portugueses a estrearem-se na Liga dos Campeões composto por jogadores como Chalana, Simão Sabrosa, Rúben Neves e António Simões. Com o talento que tem, basta a vontade e a entrega. Inclusive, Jesus Corona, colega de equipa e de posição, admitiu ter falado com a família sobre a qualidade do miúdo do FC Porto. Chico Conceição será um caso sério, mas para já o melhor é deixá-lo ser só o próprio Chico Conceição.

 

Tiago Moura
Tiago Mourahttp://www.bolanarede.pt
Desde criança a colecionar cromos e recortes de jornais de vários jogadores até às longas carreiras nos videojogos no seu clube do coração, foram muitas as alegrias que o desporto rei lhe proporcionou. Assume ficar fulo quando não consegue acompanhar um jogo da equipa da cidade Invicta, mas no que toca a tudo o que acontece à volta do seu clube sente a obrigação de estar sempre atualizado. Estuda Ciências da Comunicação e é através da escrita que se prefere expressar.

Subscreve!

Artigos Populares

Atitude de Julián Álvarez durante o verão ainda mexe: avançado planeia troca

Julián Álvarez está a ponderar trocar de agente, depois de não se ter conseguido mudar para o Barcelona no último mercado.

Barcelona disposto a vender defesa: jogador custa 70 milhões de euros

O Barcelona está disposto a vender Jules Koundé num dos próximos mercados. O jogador tem um custo de saída de 70 milhões de euros.

Vasco Matos e Filipe Coelho projetam Estoril Praia x Casa Pia: «Vamos procurar a nossa primeira vitória»

Vasco matos e Filipe Coelho fez a antevisão ao encontro entre Estoril Praia e Casa Pia, relativo à sétima jornada da Primeira Liga.

Andebol: Sporting dá a volta ao resultado e vençe Benfica no Pavilhão João Rocha

O Sporting venceu o Benfica por 32-27, num encontro em que os encarnados estiveram a vencer mas que o Sporting conseguiu dar a volta.

PUB

Mais Artigos Populares

Mamelodi Sundowns de Miguel Cardoso vence Al Ahli SC com bis de Nuno Santos e avança para a meia-final da Taça Intercontinental

O Mamelodi Sundowns, de Miguel Cardoso, venceu o Al Ahli SC por 2-1, com Nuno Santos a marcar os dois golos da equipa sul-africana.

Benfica dá más notícias: médio terá de ser operado

O Benfica confirmou durante este sábado que Enzo Barrenechea terá de ser operado e falhará as próximas semanas de competição.

Surpresa na Premier League: Brighton goleia Arsenal

O Brighton goleou o Arsenal por três bolas a zero, num encontro realizado este sábado e relativo à quinta jornada da Premier League.