Frente a Frente: Nuno Espírito Santo vs. Sérgio Conceição

- Advertisement -

Ambos serviram o clube enquanto jogadores e viram o seu nome inscrito em momentos importantes da sua história. Em comum, a garra que demostravam e o sentimento de “ser porto”. Com o fim das suas carreiras enquanto atletas, voltaram as atenções para a carreira de treinador e conseguiram assim regressar a casa. Nuno Espírito Santo teve uma passagem de apenas uma época pelo banco do Dragão, sem conseguir devolver a equipa aos sucessos. Sérgio Conceição permanece ainda no lugar a que chegou no ano passado, tendo na primera temporada atingido o principal objetivo: o campeonato.

Nuno Espírito Santo

44 anos;

Épocas ao serviço do FC Porto: 1

Jogos realizados: 49

Vitórias: 27

 

Sérgio Conceição

43 anos;

Épocas ao serviço do FC Porto: 1 (prestes a iniciar a segunda)

Jogos realizados: 52

Vitórias: 38

Títulos: Liga Portuguesa

Chegou ao Dragão com o intuito de devolver a mística ao clube. A famosa frase “Somos Porto” foi-lhe desde logo associada, com as imagens do seu discurso após o polémico caso do túnel da Luz a passarem vezes sem conta nas televisões. Enquanto jogador, Nuno Espírito Santo vestiu a camisola azul e branca durante várias épocas, vendo o seu nome associado a muitas conquistas do clube, entre elas a Taça UEFA, a Liga dos Campeões e a Taça Intercontinental.

Depois de três anos sem vencer títulos, o FC Porto precisava voltar ao topo no campeonato. Para isso, pensou-se, nada melhor do que um ex-jogador, um ex-jogador em início de carreira enquanto treinador, um que sempre viveu e sentiu o clube. Nuno Espírito Santo veio claramente para vencer, mas cedo a equipa se começou a atrasar relativamente aos lugares da frente. A meio do campeonato era já dada como arredada da luta.

Ainda assim, Nuno Espírito Santo conseguiu relançar os dados e a discussão com o SL Benfica pelo primeiro lugar acabou por ser quase até ao fim. Pelo meio, começou a intensificar-se um clima de união com os adeptos, que na época seguinte (e que em maio terminou), se materializou no “mar azul”. Fica o ressentimento de uma passagem sem títulos e de uma equipa incapaz de ser “Porto” nos momentos decisivos.

Da época de Nuno no Dragão, fica a memória da incapacidade de vencer em casa a partida que podia ter dado o título. Depois do deslize do SL Benfica com o Paços de Ferreira, a vitória em casa com o Setúbal tinha colocado o Porto no topo, já na reta final da temporada. Mas a pressão falou mais alto e os pontos perdidos vieram a ser decisivos para o afastamento definitivo da luta.

Joana Quintas
Joana Quintashttp://www.bolanarede.pt
O gosto pela escrita e a paixão pelo desporto, particularmente pelo futebol, tornaram claro que o jornalismo desportivo seria o caminho a seguir. A Joana é licenciada em Ciências da Comunicação, gosta de estar atenta ao que a rodeia e tem, por norma, sempre uma palavra a dizer sobre tudo.                                                                                                                                                 A Joana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Renato Veiga comenta expulsão de Rafael Leão frente ao Chile: «O que se passou espelha muito aquilo que é o nosso balneário»

Renato Veiga marcou presença na sala de imprensa e abordou a expulsão de Rafael Leão no particular frente ao Chile.

Estoril Praia confirma saída de Ian Cathro: técnico escocês vai orientar o Saint-Étienne

Ian Cathro já não é treinador do Estoril Praia. O técnico escocês vai seguir a carreira em França, agora ao serviço do Saint-Étienne.

EM DIRETO: Renato Veiga fala com os jornalistas nesta segunda-feira: «Receberam-me muito bem desde que cheguei à seleção»

Renato Veiga falou com a imprensa durante esta segunda-feira. A seleção de Portugal continua a treinar na Cidade do Futebol.

Sérgio Conceição admite: «Fiquei contente pela época que o FC Porto fez, por ganhar um título que foi merecido pelo que fez»

Sérgio Conceição admitiu que ficou feliz pela conquista do título de campeão da Primeira Liga por parte do FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Sociedad ‘esquece’ Diogo Leite e já tem um novo alvo para o centro da defesa

A Real Sociedad está interessada na contratação de Mika Mármol, jogador que está em final de contrato com o Las Palmas.

Novo selecionador de Itália está praticamente fechado

Roberto Mancini está muito perto de se tornar no novo selecionador de Itália. O técnico já ocupou o cargo entre 2018 e 2023.

Casa Pia confirma saída de ex- Benfica

O Casa Pia anunciou que Rafael Brito deixou os quadros da equipa principal, depois de ter terminado o seu contrato com os gansos.