Frente a Frente: Nuno Espírito Santo vs. Sérgio Conceição

Ambos serviram o clube enquanto jogadores e viram o seu nome inscrito em momentos importantes da sua história. Em comum, a garra que demostravam e o sentimento de “ser porto”. Com o fim das suas carreiras enquanto atletas, voltaram as atenções para a carreira de treinador e conseguiram assim regressar a casa. Nuno Espírito Santo teve uma passagem de apenas uma época pelo banco do Dragão, sem conseguir devolver a equipa aos sucessos. Sérgio Conceição permanece ainda no lugar a que chegou no ano passado, tendo na primera temporada atingido o principal objetivo: o campeonato.

Nuno Espírito Santo

44 anos;

Épocas ao serviço do FC Porto: 1

Jogos realizados: 49

Vitórias: 27

 

Sérgio Conceição

43 anos;

Épocas ao serviço do FC Porto: 1 (prestes a iniciar a segunda)

Jogos realizados: 52

Vitórias: 38

Títulos: Liga Portuguesa

Chegou ao Dragão com o intuito de devolver a mística ao clube. A famosa frase “Somos Porto” foi-lhe desde logo associada, com as imagens do seu discurso após o polémico caso do túnel da Luz a passarem vezes sem conta nas televisões. Enquanto jogador, Nuno Espírito Santo vestiu a camisola azul e branca durante várias épocas, vendo o seu nome associado a muitas conquistas do clube, entre elas a Taça UEFA, a Liga dos Campeões e a Taça Intercontinental.

Depois de três anos sem vencer títulos, o FC Porto precisava voltar ao topo no campeonato. Para isso, pensou-se, nada melhor do que um ex-jogador, um ex-jogador em início de carreira enquanto treinador, um que sempre viveu e sentiu o clube. Nuno Espírito Santo veio claramente para vencer, mas cedo a equipa se começou a atrasar relativamente aos lugares da frente. A meio do campeonato era já dada como arredada da luta.

Ainda assim, Nuno Espírito Santo conseguiu relançar os dados e a discussão com o SL Benfica pelo primeiro lugar acabou por ser quase até ao fim. Pelo meio, começou a intensificar-se um clima de união com os adeptos, que na época seguinte (e que em maio terminou), se materializou no “mar azul”. Fica o ressentimento de uma passagem sem títulos e de uma equipa incapaz de ser “Porto” nos momentos decisivos.

Da época de Nuno no Dragão, fica a memória da incapacidade de vencer em casa a partida que podia ter dado o título. Depois do deslize do SL Benfica com o Paços de Ferreira, a vitória em casa com o Setúbal tinha colocado o Porto no topo, já na reta final da temporada. Mas a pressão falou mais alto e os pontos perdidos vieram a ser decisivos para o afastamento definitivo da luta.

Joana Quintas
Joana Quintashttp://www.bolanarede.pt
O gosto pela escrita e a paixão pelo desporto, particularmente pelo futebol, tornaram claro que o jornalismo desportivo seria o caminho a seguir. A Joana é licenciada em Ciências da Comunicação, gosta de estar atenta ao que a rodeia e tem, por norma, sempre uma palavra a dizer sobre tudo.                                                                                                                                                 A Joana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis todos os jogos dos playoffs da Europa League

Já são conhecidos os 12 encontros dos playoffs da Europa League. Esta é a última etapa antes da fase de liga da competição.

Marco Silva deixa críticas ao mercado do Fulham: «Fomos muito, muito, muito passivos»

Marco Silva deixou críticas para a abordagem do Fulham no mercado de transferências. O técnico português garantiu que a equipa precisa de reforços.

Jadon Sancho aceita saída do Manchester United para a AS Roma: eis os detalhes em cima da mesa

Jadon Sancho abriu a porta para rumar à AS Roma. O avançado inglês está na lista de saídas do Manchester United.

Luís Montenegro anuncia regresso da Fórmula 1 a Portugal em 2027

Luís Montenegro anunciou a integração de Portugal no circuito da Fórmula 1. Motorizados voltam a solo português já em 2027.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Fernandes e Diogo Dalot falam na apresentação do novo centro de treinos do Manchester United: «Pode ser uma altura de mudança»

Bruno Fernandes e Diogo Dalot falaram na apresentação do apresentação do novo centro de treinos do Manchester United. Os dois capitães apontaram ao sucesso na época.

Santa Clara já conhece o adversário no playoff da Conference League

O Santa Clara tem adversário definido no playoff da Conference League. Açorianos vão defrontar o Shamrock Rovers da Irlanda.

Santa Clara empata com o Larne nos Açores e fecha apuramento para os playoffs da Conference League

O Santa Clara fechou o apuramento para o playoff da Conference League e encontra-se a apenas dois jogos da fase de liga da prova. Depois da vitória na Irlanda do Norte, empate com o Larne nos Açores.