Frente a Frente: Nuno Espírito Santo vs. Sérgio Conceição

- Advertisement -

Ambos serviram o clube enquanto jogadores e viram o seu nome inscrito em momentos importantes da sua história. Em comum, a garra que demostravam e o sentimento de “ser porto”. Com o fim das suas carreiras enquanto atletas, voltaram as atenções para a carreira de treinador e conseguiram assim regressar a casa. Nuno Espírito Santo teve uma passagem de apenas uma época pelo banco do Dragão, sem conseguir devolver a equipa aos sucessos. Sérgio Conceição permanece ainda no lugar a que chegou no ano passado, tendo na primera temporada atingido o principal objetivo: o campeonato.

Nuno Espírito Santo

44 anos;

Épocas ao serviço do FC Porto: 1

Jogos realizados: 49

Vitórias: 27

 

Sérgio Conceição

43 anos;

Épocas ao serviço do FC Porto: 1 (prestes a iniciar a segunda)

Jogos realizados: 52

Vitórias: 38

Títulos: Liga Portuguesa

Chegou ao Dragão com o intuito de devolver a mística ao clube. A famosa frase “Somos Porto” foi-lhe desde logo associada, com as imagens do seu discurso após o polémico caso do túnel da Luz a passarem vezes sem conta nas televisões. Enquanto jogador, Nuno Espírito Santo vestiu a camisola azul e branca durante várias épocas, vendo o seu nome associado a muitas conquistas do clube, entre elas a Taça UEFA, a Liga dos Campeões e a Taça Intercontinental.

Depois de três anos sem vencer títulos, o FC Porto precisava voltar ao topo no campeonato. Para isso, pensou-se, nada melhor do que um ex-jogador, um ex-jogador em início de carreira enquanto treinador, um que sempre viveu e sentiu o clube. Nuno Espírito Santo veio claramente para vencer, mas cedo a equipa se começou a atrasar relativamente aos lugares da frente. A meio do campeonato era já dada como arredada da luta.

Ainda assim, Nuno Espírito Santo conseguiu relançar os dados e a discussão com o SL Benfica pelo primeiro lugar acabou por ser quase até ao fim. Pelo meio, começou a intensificar-se um clima de união com os adeptos, que na época seguinte (e que em maio terminou), se materializou no “mar azul”. Fica o ressentimento de uma passagem sem títulos e de uma equipa incapaz de ser “Porto” nos momentos decisivos.

Da época de Nuno no Dragão, fica a memória da incapacidade de vencer em casa a partida que podia ter dado o título. Depois do deslize do SL Benfica com o Paços de Ferreira, a vitória em casa com o Setúbal tinha colocado o Porto no topo, já na reta final da temporada. Mas a pressão falou mais alto e os pontos perdidos vieram a ser decisivos para o afastamento definitivo da luta.

Joana Quintas
Joana Quintashttp://www.bolanarede.pt
O gosto pela escrita e a paixão pelo desporto, particularmente pelo futebol, tornaram claro que o jornalismo desportivo seria o caminho a seguir. A Joana é licenciada em Ciências da Comunicação, gosta de estar atenta ao que a rodeia e tem, por norma, sempre uma palavra a dizer sobre tudo.                                                                                                                                                 A Joana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rúben Dias aborda novo embate com o Real Madrid e reflete sobre a temporada do Manchester City: «Já parece um jogo de campeonato»

Rúben Dias falou sobre a repetição da eliminatória frente ao Real Madrid e desvalorizou o 'ruído' numa reflexão sobre a campanha do Manchester City.

Chelsea quer concorrência para Marc Cucurella e tem alvo na Premier League

Malick Diouf tem sido apontado ao Chelsea nos últimos dias. Os rumores surgiram devido à necessidade dos blues arranjarem concorrência para Marc Cucurella.

LeBron James torna-se no jogador com mais cestos na história da NBA

LeBron James tornou se o jogador com mais cestos da história da NBA. A lenda dos Lakers ultrapassou Kareem Abdul-Jabbar e chegou aos 15.838.

Jack Hinshelwood renova contrato com Brighton

O Brighton anunciou a renovação de contrato de Jack Hinshelwood até junho de 2029. O médio inglês prolongou a ligação ao clube por mais uma época em relação ao acordo anterior.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica x FC Porto: Já é conhecida a data e hora da antevisão de José Mourinho

O Benfica recebe o FC Porto no Clássico da jornada 25 da Primeira Liga. Eis a data e hora da antevisão de José Mourinho.

Eis a data e hora da antevisão de Francesco Farioli ao Benfica x FC Porto

O FC Porto defronta o Benfica no Clássico da 25.ª jornada da Primeira Liga. Eis a data e hora da antevisão de Francesco Farioli.

Sporting admite vendas de Diomande, Geny Catamo e Morten Hjulmand: eis os valores

O Sporting vê Morten Hjulmand, Geny Catamo e Ousmane Diomande como três possíveis vendas que resultariam numa receita de mais de 100 milhões de euros.