Gil Vicente FC 0-2 FC Porto: Dragões regressam às vitórias

A CRÓNICA: HOJE NÃO HOUVE GALO

O FC Porto regressou às vitórias após vencer o Gil Vicente FC por 2-0, em Barcelos. Num jogo em que a equipa da casa fez pouca mossa, os dragões até podiam ter saído do encontro com outro resultado.

Até foram os gilistas a aproximarem-se da baliza adversária primeiro, mas valeu a boa defesa de Diogo Costa. A partir daí só deu FC Porto. Sérgio Conceição promoveu várias alterações no onze inicial. David Carmo, Eustáquio, Wendell, Toni Martínez e Galeno saltaram do banco para a equipa inicial, e Pepê jogou a lateral direito, no lugar de João Mário.

O FC Porto sempre foi mais atrevido pela esquerda, com a irreverência de Galeno, a servir Taremi e Toni Martínez. De facto, os dragões jogaram em 4-4-2, com Eustáquio a jogar no miolo, sempre próximo de Taremi, que muitas vezes recuava para procurar a bola.

Toni Martínez sempre jogou mais focado na baliza e até marcou por duas vezes na primeira parte… Ambos anulados por fora de jogo. Apesar dos constantes off-sides, o espanhol procurou ainda servir os companheiros na frente.

O Gil Vicente FC jogou praticamente sempre a defender.

Na segunda parte, face ao resultado, os gilistas conseguiram ter mais bola e conseguiam fazer mais aproximações à baliza de Diogo Costa, que fez ainda uma outra grande defesa nos minutos finais, a um cabeceamento de Fran Navarro. Fujimoto, Pedro Tiba e Kevin Villodres (os dois últimos entraram após o intervalo), foram os homens mais agitados na frente de ataque, que procuravam constantes duelos no espaço com Wendell, Pepê e David Carmo.

O resultado final acaba por ser ajustado, na segunda parte o ritmo de jogo foi outro e deu ao FC Porto para gerir, promovendo algumas alterações face ao próximo jogo, daqui a quatro dias, para a Liga dos Campeões.

A FIGURA

Mehdi Taremi FC Porto Gil Vicente
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Mehdi Taremi – Autor do primeiro golo do encontro, num belo remate de primeira, o iraniano foi incansável na constante procura de jogo, recuando várias vezes para terrenos médios, próximo de Eustáquio. Nos minutos finais podia ter bisado, após um excelente lance individual, mas o remate saiu um pouco ao lado.

O FORA DE JOGO

Gil Vicente FC
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Fran Navarro O avançado espanhol não esteve nos seus dias. Apesar do grande cabeceamento quase no final da partida, Navarro perdeu todos, ou quase todos, os duelos que disputou com os defesas, principalmente com Pepe. O ataque do Gil Vicente FC não surtiu muito efeito, muito por culpa das fracas ações.

ANÁLISE TÁTICA –  GIL VICENTE FC

Começou a partida a jogar em 4-2-3-1, com Navarro na frente, sozinho, e Fujimoto nas suas costas. Os cinco homens no meio-campo obrigaram o adversário a jogar mais pelas alas, mas com os dois golos sofridos na parte final da segunda parte obrigou Ivo Vieira a alterar o plano da equipa para tentar levar pontos. Na segunda parte os gilistas atuaram em 3-4-3, com Pedro Tiba e Villodres a ajudar Navarro nas manobras ofensivas. Com o meio campo mais descompensado, apenas o facto do adversário estar em gestão na segunda parte fez com que a equipa da casa fizesse mais aproximações ao último terço, a partir dos 70 minutos.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Andrew (6)

Marin (6)

Rúben Fernandes (6)

Lucas Ferrugem (6)

Hackman (5)

Aburjania (6)

Vítor Carvalho (5)

Boselli (5)

Fujimoto (6)

Aouacheria (5)

Navarro (5)

SUBS UTILIZADOS

Villodres (6)

Pedro Tiba (6)

Danilo (5)

Tomás Araújo (5)

Matheus Bueno (5)

 

ANÁLISE TÁTICA – FC PORTO

Os dragões jogaram em 4-4-2, com várias alterações no onze. Otávio descia várias vezes ao corredor direito, para permitir o avanço de Pepê, ainda que poucos frutos tenha dado. Toni Martínez jogou muitas vezes em profundidade, enquanto Taremi recuava para junto de Eustáquio à procura de jogo interior. Os dois golos nascem de jogadas pelo corredor central, apesar de várias vezes ter insistido ataques pela esquerda, com Galeno.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Diogo Costa (6)

Pepê (5)

Pepe (7)

David Carmo (6)

Wendell (5)

Otávio (6)

Uribe (6)

Eustáquio (7)

Galeno (7)

Taremi (8)

Toni Martínez (7)

SUBS UTILIZADOS

Verón (6)

Evanilson (6)

João Mário (6)

Gonçalo Borges (6)

Loader (-)

 

Artigo revisto por Joana Mendes

Francisco Macedo Amaral
Francisco Macedo Amaralhttp://www.bolanarede.pt
O Francisco é recém licenciado em Jornalismo e Comunicação e tem a paixão do jornalismo desportivo. Fim de semana perfeito é estar no sofá a ver tardadas de futebol. Gosta ainda de jogar e ver cinema.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli nega reforço para o FC Porto e comenta eventual saída de Rodrigo Mora: «Há coisas que podes controlar e outras que não...

Francesco Farioli realizou a antevisão da partida entre o FC Porto e o Casa Pia, relativo à terceira jornada da Primeira Liga.

Francesco Farioli: «Espero um Casa Pia corajoso»

Francesco Farioli realizou a antevisão da partida entre o FC Porto e o Casa Pia, relativo à terceira jornada da Primeira Liga.

Fabrizio Romano dá novidades em relação à possível mudança de Rodrigo Mora para o Al Ittihad

Rodrigo Mora está a ser fortemente apontado ao Al Ittihad. O jovem português pode rumar à Arábia Saudita no final do mercado.

Ruben Amorim e o Manchester United: «Acho que todos sabem que temos um objetivo, não para esta temporada, mas para dentro de três anos:...

Ruben Amorim admitiu que o Manchester United não é considerado um dos candidatos ao título esta temporada. Ainda assim, está nos planos a longo prazo do clube conquistar o título.

PUB

Mais Artigos Populares

O motivo que está a afastar Nuno Espírito Santo do Nottingham Forest

Nuno Espírito Santo está perto da saída do Nottingham Forest. O técnico português não tem uma boa relação com a direção desportiva dos ingleses, chefiada por Edu Gaspar.

Ivo Vieira e o encontro com o Benfica: «Não vamos perder a nossa identidade»

Ivo Vieira realizou a antevisão da partida entre o Tondela e o Benfica, jogo relativo à terceira jornada da Primeira Liga.

João Diogo Manteigas sem dúvidas: «Benfica tem de receber mais do que os outros»

João Diogo Manteigas, candidato à liderança do Benfica, assumiu que o emblema da Luz merece receber mais dinheiro que os restantes clubes da Liga.