Infelizmente nada mudou

Foram estes os nomes escolhidos por treinador/SAD para atacar a nova época e fazer do FC Porto, um clube vencedor.
Podemos ver que, infelizmente, muitos dos reforços não o foram. Da lista acima apresentada, Alex Telles, Felipe e Soares foram titulares indiscutíveis (Jota foi e depois foi relegado para o banco apesar do seu bom rendimento e Óliver teve uma segunda parte de época em que passou mais tempo no banco de suplentes que no relvado assim como Otávio que era aposta intermitente).
Dito isto, e com uma pré-época muito conturbada a nível de contratações em cima do joelho e que deram mau resultado financeiro e desportivo (Depoitre), era necessário deixar tudo em campo e isso foi logo patente no difícil sorteio que os azuis e brancos defrontaram no playoff da Champions com a AS Roma. Todos davam os dragões como derrotados mas mostraram que, realmente, no futebol, nunca há favas contadas.

Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

Uma eliminatória invariavelmente marcada pelo número de cartões vermelhos vistos pelos romanos (todos bem mostrados) mas que mostrou que o FC Porto vinha com ganas para esta época e que tinha de marcar a diferença e mostrar o que é “Ser Porto” em cada jogo, cada disputa de bola, cada remate, em todos os componentes do jogo.

Passada a eliminatória com a Roma (empate 1×1 no Dragão e vitória 0x3 em Roma) era necessário focar no campeonato.
Irei agora abordar o meu balanço por prova disputada pelo clube na época 2016/2017:
Liga NOS: A primeira metade da época mostrou um FC Porto muito competente a defender (a contratação de Felipe ajudou também Marcano a melhorar em muito o seu rendimento) mas pouco competente a marcar golos. E essa falta de competência foi marcante naqueles fatídicos jogos em que o FC Porto empatou 0x0 (Belenenses, Setúbal, Paços de Ferreira, Tondela). Tudo jogos em que tendo marcado um golo, o balanço podia ser completamente diferente e os portistas só podiam agradecer a dois meninos: André Silva que se mostrava o jogador mais decisivo do FC Porto e Rui Pedro, que marcou aquele golo nos descontos contra o SC Braga e que desbloqueou a equipa, tanto na concretização como no aspeto psicológico. De referir também o grande jogo da equipa contra o SL Benfica mas onde o medo de sofrer superou a vontade de marcar mais um e o FC Porto foi penalizado pela falta de ambição nesse jogo.

Uma equipa que não apresentava um estilo de jogo vistoso mas que, apesar dos resultados surpreendentes, conseguia manter-se viva, averbando uma derrota contra o Sporting (e todos vimos os contornos da mesma).
De referir também o dossier Brahimi, algo que foi muito mal gerido. Um dos melhores ativos no plantel portista foi afastado sem que algum motivo fosse apresentado durante, praticamente, três meses e que falta fez o argelino nas contas do FC Porto.

Telmo Martins
Telmo Martinshttp://www.bolanarede.pt
Eterno apaixonado por futebol, tem no Porto a sua eterna paixão. A atualidade desportiva faz parte da sua génese, lendo desde muito novo os jornais desportivos cuja leitura o avô lhe incutia. Vê jogos de futebol com o seu pai desde os três meses de idade (de pequenino é que se torce o pepino). Joga futebol e futsal com os amigos sempre que pode. Tem também pelo ciclismo um apreço especial. Fora de Portugal é adepto incondicional do Tottenham Hotspur e do Real Madrid.                                                                                                                                                 O Telmo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Daniel Cummings reforça West Ham e inicia nova aventura na carreira

O West Ham anunciou a contratação de Daniel Cummings. Avançado de 19 anos terminou ligação ao Celtic e muda-se para Inglaterra.

Reforço do Manchester United sem dúvidas: «Vou arrasar»

Diego León é um dos mais recentes do Manchester United. O jogador acredita que vai fazer parte da equipa principal dos ingleses.

Fulham de Marco Silva renova com Kenny Tete até 2028

O Fulham anunciou a renovação de contrato de Kenny Tete. Lateral-direito tem novo vínculo até ao verão de 2028.

FC Porto anuncia antigo árbitro assistente na estrutura

O FC Porto anunciou durante esta terça-feira que Bertino Miranda vai integrar a estrutura, como assessor e formador para a arbitragem.

PUB

Mais Artigos Populares

Não foi só Mundial de Clubes 2025: Guilherme Ferreira fica em definitivo no Wydad Casablanca

Guilherme Ferreira continua no Wydad Casa Blanca. Emblema marroquino ativa opção de compra pelo defesa português.

Jason Remeseiro confirmado no Al Feiha

Jason Remeseiro foi confirmado como novo jogador do Al Feiha. O jogador assinou um contrato de uma temporada, que pode ser estendido.

José Borges é o novo presidente da APAF

José Borges venceu as eleições como candidato único e torna-se o novo presidente da APAF. Dirigente sucede a Luciano Gonçalves.