📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Infelizmente nada mudou

- Advertisement -

A segunda metade da época tem de ser combinada com um nome: Soares. O brasileiro, proveniente do Vitória, chegou e criou um impacto imediato ao marcar dois golos ao Sporting, dando a vitória no Clássico (com uma magnífica defesa de Casillas no fim do jogo). Porém, o seu aparecimento está intimamente ligado com o desaparecimento de André Silva do onze titular e dos golos. Porém, apesar de jogos menos bem conseguidos e outros melhores, a equipa tinha encontrado o seu equilíbrio emocional e deparou-se com a possibilidade de ficar na liderança do campeonato no jogo em casa com o Vitória de Setúbal. Estádio cheio, um jogo que podia colocar na liderança o que já não acontecia há quase dois anos mas, nesse jogo, o FC Porto falhou, empatando 1-1. Na ida à Luz, claramente, os azuis e brancos jogaram para não perder o que nada adiantou, tendo empatado e ficado tudo na mesma (longe vão os tempos de ganhar na Luz). Os últimos nove jogos do FC Porto no campeonato mostram como a equipa foi abaixo mentalmente, assim como o treinador: três vitórias, cinco empates e uma derrota. Um final de época triste, a não dignificar a camisola que cada jogador envergava.

Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

Liga dos Campeões: Play off passado, como já acima referido, o FC Porto teve um sorteio bem mais simpático do que na eliminatória anterior. Mas, como sempre digo, sempre que o FC Porto tem adversários mais acessíveis, por norma, sofre mais e esta fase de grupos não foi exceção. Leicester, Brugge e Copenhaga são equipas competitivas, com bons jogadores mas, na minha opinião, nenhuma é melhor que os azuis e brancos. Porém, o FC Porto complicou em muito a qualificação. Três vitórias, dois empates e uma derrota. Qualificaram-se em segundos do grupo, atrás do Leicester, cumprindo o objetivo mínimo.
Nos oitavos-de-final, a pior equipa possível foi sorteada: Juventus. Uma equipa cheia de qualidade, tanto individual como coletiva, e onde o FC Porto não teve argumentos perdendo a eliminatória com um total de 3-0 (derrota no Dragão por 0-2 e derrota em Turim por 1-0) e com a equipa dos dragões a acabar sempre com dez jogadores, em ambos os jogos.

Taça de Portugal: Tudo se resume à derrota em Chaves num jogo em que o termo prejudicado soa a um eufemismo muito evidente e onde o desespero do treinador ficou mais que evidente onde sem ideias, mexeu na equipa sem nexo, sem objetividade e num jogo onde chegar aos penalties era proibido.

Taça da Liga: Mais uma participação desastrosa numa competição que o FC Porto tinha a obrigação de fazer mais e melhor: Três jogos (dois em casa), apenas dois pontos e dois golos marcados, exibições cinzentas e que só revelaram qualidade a espaços. Ou se assume que se quer vencer ou se assume que se vai dar oportunidade a jovens e jogadores menos utilizados de ganharem minutos, trabalharem algumas rotinas de jogo e dar tempo e experiência aos mais novos.

A saída de NES não surpreende, nem a forma como o FC Porto jogava. Sempre foi, como treinador, mais preocupado em não sofrer do que em marcar, bastando contabilizar o número de empates deste ano e a percentagem de vitórias quando comparado com os anteriores treinadores do FC Porto. Não tinha condições para continuar. Porém, o FC Porto não se pode tornar um cemitério de treinadores. Tem de se fazer uma aposta com sentido, acertada e que envolva um projeto e um conceito de jogo.

O melhor desta época foram os adeptos, incansáveis, sempre dispostos a apoiar, mesmo sabendo que o FC Porto já não podia ser campeão, compareceram e apoiaram a equipa.

Foto de Capa: FC Porto

Telmo Martins
Telmo Martinshttp://www.bolanarede.pt
Eterno apaixonado por futebol, tem no Porto a sua eterna paixão. A atualidade desportiva faz parte da sua génese, lendo desde muito novo os jornais desportivos cuja leitura o avô lhe incutia. Vê jogos de futebol com o seu pai desde os três meses de idade (de pequenino é que se torce o pepino). Joga futebol e futsal com os amigos sempre que pode. Tem também pelo ciclismo um apreço especial. Fora de Portugal é adepto incondicional do Tottenham Hotspur e do Real Madrid.                                                                                                                                                 O Telmo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Kylian Mbappé sai em defesa de Xabi Alonso: «Os jogadores têm de proteger o treinador»

Numa altura em que as exibições do Real Madrid não têm convencido os adeptos, Kylian Mbappé saiu em defesa de Xabi Alonso.

Club Brugge atualiza estado clínico de Nordin Jackers após o jogo com Sporting e revela tempo de paragem do guarda-redes

O Club Brugge fez uma atualização do estado de saúde de Nordin Jackers. O guarda-redes belga de 28 anos vai ficar fora dos relvados durante cerca de seis semanas.

Boston Celtics terminam série de 13 vitórias consecutivas dos Detroit Pistons sem o lesionado Neemias Queta

Os Boston Celtics derrotaram os Detroit Pistons por 117-114, numa partida referente à NBA Cup. Neemias Queta não foi opção devido a lesão.

Tiago Gouveia atento à situação dos extremos no Benfica: «Entristece-me um pouco que isso esteja a acontecer»

Tiago Gouveia abordou a situação de extremos no Benfica, em antevisão ao regresso a Portugal para enfrentar o FC Porto na Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Saída de Gianluca Prestianni do Benfica em equação: há um interessado no avançado argentino

O futuro de Gianluca Prestianni pode não passar pelo Benfica. O avançado internacional argentino é pretendido pelo River Plate já em janeiro.

José Mourinho deixa fortes elogios a jogador do Ajax: «É mesmo muito bom»

José Mourinho mostrou-se impressionado pela qualidade de alguns jovens do Ajax, com particular fascínio pelo extremo de 20 anos, Mika Godts.

Carlos Vicens na antevisão do jogo do Braga frente ao Rangers: «É um jogo muito importante e sabemos o que vamos encontrar e o...

O técnico do Braga, Carlos Vicens, destacou a relevância do duelo frente ao Rangers, na Europa League, para o clube minhoto.