- Advertisement -

fc porto cabeçalhoFinda que está a primeira volta da Primeira Liga, importa fazer um primeiro balanço. É certo que resta ainda muito campeonato por disputar e que tudo está longe de estar decidido, no entanto, algumas conclusões e considerações podem ser feitas acerca do percurso do FC Porto de Sérgio Conceição nos primeiros 17 jogos de principal prova do nosso futebol.

Numa perspetiva mais “resultadista” podemos afirmar sem pejo que a primeira volta do FC Porto roçou a perfeição. Se tivermos em conta os 45 pontos conquistados (liderança isolada com 2 pontos de vantagem sobre o Sporting CP) em 51 possíveis e que 4 dos 6 pontos perdidos foram nos empates (com sabor a derrota diga-se) nos confrontos diretos com os rivais na luta pelo título, seria difícil pedir mais a uma equipa que não viu chegar qualquer reforço no mercado de Verão e que foi construída com o recurso a matéria prima que se encontrava espalhada um pouco por toda a Europa e que o FC Porto teve o condão de recuperar. Jogadores como Ricardo Pereira (Nice), Aboubakar (Besiktas), Diego Reyes (Espanhol) ou Marega (Vitória SC) estavam emprestados e são, hoje, figuras de proa do clube. Resta, portanto, o empate na Vila das Aves como resultado mais dececionante da temporada. O saldo fica-se, então, pelas 14 vitórias (das quais destacaria as deslocações aos sempre difíceis terrenos de SC Braga e Rio Ave) e os, já abordados, três empates.

Dragões têm tido razões de queixa das arbitragens Fonte: FC Porto
Dragões têm tido razões de queixa das arbitragens
Fonte: FC Porto

Recorrendo ao saldo de golos marcados (melhor ataque com 45 golos apontados) e sofridos (melhor defesa com nove golos concedidos), é possível perceber que o FC Porto tem sido a mais forte e mais acutilante equipa da Primeira Liga. As exibições têm sido autoritárias, como o comprova a superioridade evidenciada nos jogos frente a Sporting, em Alvalade, e Benfica, no Estádio do Dragão (pese embora os empates obtidos nessas partidas). Na minha opinião, este FC Porto tem vivido, essencialmente, de três grandes virtudes: a procura da profundidade (Aboubakar e, principalmente, Marega têm espalhado o pânico nas defesas contrárias), a bola parada ofensiva e, acima de tudo, a reação à perda de bola. A agressividade no pressing e uma rápida e inteligente ocupação dos espaços após a perda da posse de bola têm sido fundamentais para o sucesso do Porto e têm servido para maquilhar algumas dificuldades no ataque posicional e na construção de jogo a partir da defesa. As deficiências na construção de um meio campo composto por Danilo e Herrera (Óliver dá outro perfume neste capítulo do jogo) têm sido compensadas com altas percentagens no ganho de duelos físicos e de segundas bolas, o que permite ao FC Porto queimar linhas, recuperando a bola em zonas mais adiantadas do campo. Aqui, importa reconhecer o infinito mérito do treinador e elogiar a disponibilidade física e mental dos jogadores para colocarem em prática tão exigente plano de jogo.

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Samuel Dahl e os momentos vividos pelo Benfica antes do quarto golo: «Percebi que precisávamos de um golo»

Samuel Dahl analisou na zona mista o desfecho do Benfica x Real Madrid. Encontro no Estádio da Luz encerrou fase de liga da Champions League.

FC Porto chega a acordo com o Nice para empréstimo com opção de compra de Terem Moffi

Esta quarta-feira, o FC Porto chegou a acordo com o Nice para o empréstimo de Terem Moffi. O negócio inclui uma cláusula de opção de compra de 8 milhões de euros.

Eis o ranking da UEFA após as vitórias épicas de Benfica e Sporting na Champions League

As vitórias do Benfica e do Sporting na Champions League deram uma força acrescida a Portugal no ranking da UEFA. Os Países Baixos foram oficialmente ultrapassados.

José Mourinho não quis os créditos da vitória: «Estou numa fase em que penso menos em mim e mais nos jogadores e clube»

José Mourinho esteve presente na conferência de imprensa de rescaldo à vitória sobre o Real Madrid, que deu acesso aos playoffs da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho pede desculpa a Álvaro Arbeloa pelos festejos: «Naquele momento nos esquecemos de tudo»

José Mourinho esteve presente na conferência de imprensa de rescaldo à vitória sobre o Real Madrid, que deu acesso aos playoffs da Champions League.

Anatoliy Trubin torna-se o primeiro guarda-redes a marcar ao Real Madrid em competição europeia

Anatoliy Trubin tornou-se o primeiro guarda-redes a marcar um golo contra o Real Madrid em competição europeia.

Sporting deu grande ajuda ao Benfica: não foi apenas o golo de Anatoliy Trubin que foi decisivo

O Sporting deu uma grande ajuda ao Benfica, para que os encarnados tenham conseguido a passagem para o playoff da Champions League.