Já lá vão 56 | FC Porto

- Advertisement -

Sérgio Conceição não é, de todo, um nome consensual no que toca ao FC Porto. Vai do apoio absoluto de alguns, ao desdém e dúvida de outros. Confesso que tendo a pertencer mais ao segundo grupo do que ao primeiro. Reconheço a sua qualidade, porém considero que não é treinador para o FC Porto.

Ou considerava. Apesar da eliminação muito precoce na Liga Europa, acredito que esta é a época, desde que Sérgio Conceição assumiu o cargo, em que a equipa joga melhor.

Um futebol mais positivo, atraente, focado mais no aspeto ofensivo, apesar de o aspeto defensivo ser bem trabalhado a nível de pressão alta, quando se perde a bola em zonas mais adiantadas. Tudo isto contribui para uma caminhada muito positiva no campeonato português.

O FC Porto não perde, para o campeonato, desde o jogo de loucos em Paços de Ferreira, a 30 de outubro de 2020. Se estas contas forem complicadas, a nível de meses, são 56 jogos consecutivos, na liga portuguesa, sem saber o sabor da derrota.

É um registo notável, que é um recorde no clube e iguala o recorde nacional, atingido primeiro por John Mortimore, ao comando do Benfica, entre 1976 e 1978. Mas mais do que um número bonito, esta série pode ser chave para o título. E isso, no fundo, é o que importa. De nada vale estar 56 jogos sem perder, se no fim das contas não se vai ganhar, também.

O facto de não ter derrotas, mais particularmente, neste campeonato, faz o FC Porto, a esta altura, ter mais pontos do que na edição anterior, mas, mais importante, ter mais pontos que o Sporting, que tem o mesmo número de pontos à mesma jornada, entre a época passada e esta.

É um assumir de uma luta mais renhida entre as duas equipas, que levou a que uma levasse a melhor no ano passado, perdendo apenas uma vez, e que leva a outra a estar à frente na presente temporada, ainda sem perder.

Liga Europa FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

É, acima de tudo, importante não perder o foco, mesmo que a derrota chegue, eventualmente, porque nenhuma equipa é invencível. Terminar o campeonato sem derrotas seria um registo estatístico interessante, mas prefiro perder um jogo e ganhar todos os outros que restam, o que significaria que o FC Porto, em maio, estava nos Aliados a festejar.

Goste-se ou não, Sérgio Conceição parece ter conseguido encontrar o seu estilo, numa equipa que o vai conseguindo reproduzir. Faz com que estes registos sejam notáveis e importantes, mas falta a prata, que é o que interessa.

Texto de opinião da autoria de Francisco Macedo Amaral.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester United e Arsenal de olho em jogador do FC Porto: Manchester City e PSG também estão atentos

O CaughtOffside avança que Alberto Costa está na mira de quatro tubarões europeus: Manchester United, Manchester City, Arsenal e PSG.

Ryanair deixa provocação a Cristiano Ronaldo: «Se Ronaldo consegue ficar sentado numa cadeira durante 90 minutos…»

Ryanair brincou com o facto de Cristiano Ronaldo ter passado os 90 minutos da vitória de Portugal frente à Noruega no banco de suplentes.

Los Angeles FC anuncia saída de Marc Dos Santos

Os Los Angeles FC anunciaram a saída do técnico Marc dos Santos. O técnico luso-canadiano não resistiu aos maus resultados.

RD Congo mantém registo vitorioso e Tunísia escorrega frente ao Botsuana: Eis os resultados do dia na Qualificação para a CAN

Na segunda jornada da Qualificação para a CAN 2027, o RD Congo venceu o Zimbabué por 2-1 e a Tunísia empatou 2-2 com o Botsuana.

PUB

Mais Artigos Populares

Lazio oficializa saída de Patric para o Al Ettifaq

Patric deixou a Lazio para rumar ao Al Ettifaq, a título definitivo. O defesa espanhol trocou a Série A pelos Emirados Árabes Unidos.

Parma anuncia a saída do técnico Carlos Cuesta

Carlos Cuesta deixou o cargo de treinador do Parma, após divergências sobre o projeto do clube. A direção do emblema da Serie A anunciou a decisão nas últimas horas.

Selecionador da Ucrânia elogia prestação de Anatoliy Trubin: «É um jogador extraordinário»

Andrea Maldera, selecionador da Ucrânia, deixou elogios a Anatoliy Trubin, que foi eleito o 'homem do jogo' no empate frente à Geórgia.