Já lá vão 56 | FC Porto

- Advertisement -

Sérgio Conceição não é, de todo, um nome consensual no que toca ao FC Porto. Vai do apoio absoluto de alguns, ao desdém e dúvida de outros. Confesso que tendo a pertencer mais ao segundo grupo do que ao primeiro. Reconheço a sua qualidade, porém considero que não é treinador para o FC Porto.

Ou considerava. Apesar da eliminação muito precoce na Liga Europa, acredito que esta é a época, desde que Sérgio Conceição assumiu o cargo, em que a equipa joga melhor.

Um futebol mais positivo, atraente, focado mais no aspeto ofensivo, apesar de o aspeto defensivo ser bem trabalhado a nível de pressão alta, quando se perde a bola em zonas mais adiantadas. Tudo isto contribui para uma caminhada muito positiva no campeonato português.

O FC Porto não perde, para o campeonato, desde o jogo de loucos em Paços de Ferreira, a 30 de outubro de 2020. Se estas contas forem complicadas, a nível de meses, são 56 jogos consecutivos, na liga portuguesa, sem saber o sabor da derrota.

É um registo notável, que é um recorde no clube e iguala o recorde nacional, atingido primeiro por John Mortimore, ao comando do Benfica, entre 1976 e 1978. Mas mais do que um número bonito, esta série pode ser chave para o título. E isso, no fundo, é o que importa. De nada vale estar 56 jogos sem perder, se no fim das contas não se vai ganhar, também.

O facto de não ter derrotas, mais particularmente, neste campeonato, faz o FC Porto, a esta altura, ter mais pontos do que na edição anterior, mas, mais importante, ter mais pontos que o Sporting, que tem o mesmo número de pontos à mesma jornada, entre a época passada e esta.

É um assumir de uma luta mais renhida entre as duas equipas, que levou a que uma levasse a melhor no ano passado, perdendo apenas uma vez, e que leva a outra a estar à frente na presente temporada, ainda sem perder.

Liga Europa FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

É, acima de tudo, importante não perder o foco, mesmo que a derrota chegue, eventualmente, porque nenhuma equipa é invencível. Terminar o campeonato sem derrotas seria um registo estatístico interessante, mas prefiro perder um jogo e ganhar todos os outros que restam, o que significaria que o FC Porto, em maio, estava nos Aliados a festejar.

Goste-se ou não, Sérgio Conceição parece ter conseguido encontrar o seu estilo, numa equipa que o vai conseguindo reproduzir. Faz com que estes registos sejam notáveis e importantes, mas falta a prata, que é o que interessa.

Texto de opinião da autoria de Francisco Macedo Amaral.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Lúcia abriu o corredor, Moller tomou conta do campo: Benfica deu lição na Supertaça

Um calor abrasador, acima dos 30 graus, recebeu Benfica e FC Porto para o pontapé de saída da nova época do futebol feminino português. 

Águias pintam Supertaça de vermelho com “manita” às rivais | Benfica 5-1 FC Porto

Num Estádio Municipal do Fontelo castigado por temperaturas superiores a 30 graus, o Benfica vencem o FC Porto por 5-1.

Fiorentina de Pedro Gonçalves e João Mario despede Fabio Grosso após três derrotas consecutivas na Serie A

A Fiorentina comunicou a saída de Fabio Grosso do comando técnico, após o arranque negativo na Serie A.

Flamengo vence o Remo e sobe à liderança do Brasileirão à condição

O Flamengo venceu no terreno do Remo por 1-0, na 26.ª jornada, e subiu à liderança à condição do Brasileirão.

PUB

Mais Artigos Populares

La Liga: Espanyol resgata empate frente ao Sevilha nos descontos

O Espanyol recebeu e empatou 1-1 com o Sevilha, no encontro a contar para a 4.ª jornada da La Liga.

Paris FC vence Marselha no Vélodrome com hat-trick de Lassine Sinayoko

O Paris FC venceu o Marselha por 3-2, em encontro referente à 3.ª jornada da Ligue 1. Lassine Sinayoko foi o herói do jogo, ao apontar um hat-trick.

AC Milan de Ruben Amorim deixa escapar triunfo nos descontos frente à Juventus

O AC Milan de Ruben Amorim empatou com a Juventus. Alphadjo Cissé e Federico Gatti marcaram os golos da partida.