📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Já lá vão 56 | FC Porto

- Advertisement -

Sérgio Conceição não é, de todo, um nome consensual no que toca ao FC Porto. Vai do apoio absoluto de alguns, ao desdém e dúvida de outros. Confesso que tendo a pertencer mais ao segundo grupo do que ao primeiro. Reconheço a sua qualidade, porém considero que não é treinador para o FC Porto.

Ou considerava. Apesar da eliminação muito precoce na Liga Europa, acredito que esta é a época, desde que Sérgio Conceição assumiu o cargo, em que a equipa joga melhor.

Um futebol mais positivo, atraente, focado mais no aspeto ofensivo, apesar de o aspeto defensivo ser bem trabalhado a nível de pressão alta, quando se perde a bola em zonas mais adiantadas. Tudo isto contribui para uma caminhada muito positiva no campeonato português.

O FC Porto não perde, para o campeonato, desde o jogo de loucos em Paços de Ferreira, a 30 de outubro de 2020. Se estas contas forem complicadas, a nível de meses, são 56 jogos consecutivos, na liga portuguesa, sem saber o sabor da derrota.

É um registo notável, que é um recorde no clube e iguala o recorde nacional, atingido primeiro por John Mortimore, ao comando do Benfica, entre 1976 e 1978. Mas mais do que um número bonito, esta série pode ser chave para o título. E isso, no fundo, é o que importa. De nada vale estar 56 jogos sem perder, se no fim das contas não se vai ganhar, também.

O facto de não ter derrotas, mais particularmente, neste campeonato, faz o FC Porto, a esta altura, ter mais pontos do que na edição anterior, mas, mais importante, ter mais pontos que o Sporting, que tem o mesmo número de pontos à mesma jornada, entre a época passada e esta.

É um assumir de uma luta mais renhida entre as duas equipas, que levou a que uma levasse a melhor no ano passado, perdendo apenas uma vez, e que leva a outra a estar à frente na presente temporada, ainda sem perder.

Liga Europa FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

É, acima de tudo, importante não perder o foco, mesmo que a derrota chegue, eventualmente, porque nenhuma equipa é invencível. Terminar o campeonato sem derrotas seria um registo estatístico interessante, mas prefiro perder um jogo e ganhar todos os outros que restam, o que significaria que o FC Porto, em maio, estava nos Aliados a festejar.

Goste-se ou não, Sérgio Conceição parece ter conseguido encontrar o seu estilo, numa equipa que o vai conseguindo reproduzir. Faz com que estes registos sejam notáveis e importantes, mas falta a prata, que é o que interessa.

Texto de opinião da autoria de Francisco Macedo Amaral.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta assume preocupação com Viktor Gyokeres: «Tem de continuar a tentar»

A seca de golos de Viktor Gyokeres continua a gerar inquietação no Arsenal. Desta vez, foi o próprio Mikel Arteta que manifestou preocupação com o momento do avançado sueco.

Ángel Alarcón destaca vitória do FC Porto frente ao AVS SAD e faz balanço da carreira: «Dei-me conta de que o talento não é...

Ángel Alarcón analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O avançado espanhol também fez um pequeno balanço da sua carreira.

Negociação do Manchester City pode fazer com que o ex-Sporting Fatawu mude de equipa em Inglaterra

Fatawu Issahaku pode vir a ter novo clube em Inglaterra. O avançado ganês de 21 anos é alvo do Bournemouth, caso Antoine Semenyo rume ao Manchester City.

Gian Piero Gasperini rendido a estrela da equipa: «A AS Roma não tem outro jogador com uma qualidade tão alta»

Gian Piero Gasperini deixou rasgados elogios para Paulo Dybala. O avançado internacional argentino foi titular no encontro da AS Roma frente ao Genoa.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma avança para contratar Andreas Schjelderup ao Benfica: eis os pormenores

A AS Roma está interessada em contratar Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês ao Benfica através de um empréstimo com obrigatoriedade de compra.

Renato Veiga fecha o ano como o jogador mais utilizado do Villarreal

Renato Veiga é o jogador mais utilizado do Villarreal nesta temporada. O defesa internacional português somou um total de 1706 minutos.

Geny Catamo falha mais dois jogos pelo Sporting

Geny Catamo já sabe que não vai estar nos próximos jogos do Sporting frente ao Santa Clara e frente ao Vitória SC. O apuramento de Moçambique na CAN vai estender a ausência do avançado.