Já lá vão 56 | FC Porto

- Advertisement -

Sérgio Conceição não é, de todo, um nome consensual no que toca ao FC Porto. Vai do apoio absoluto de alguns, ao desdém e dúvida de outros. Confesso que tendo a pertencer mais ao segundo grupo do que ao primeiro. Reconheço a sua qualidade, porém considero que não é treinador para o FC Porto.

Ou considerava. Apesar da eliminação muito precoce na Liga Europa, acredito que esta é a época, desde que Sérgio Conceição assumiu o cargo, em que a equipa joga melhor.

Um futebol mais positivo, atraente, focado mais no aspeto ofensivo, apesar de o aspeto defensivo ser bem trabalhado a nível de pressão alta, quando se perde a bola em zonas mais adiantadas. Tudo isto contribui para uma caminhada muito positiva no campeonato português.

O FC Porto não perde, para o campeonato, desde o jogo de loucos em Paços de Ferreira, a 30 de outubro de 2020. Se estas contas forem complicadas, a nível de meses, são 56 jogos consecutivos, na liga portuguesa, sem saber o sabor da derrota.

É um registo notável, que é um recorde no clube e iguala o recorde nacional, atingido primeiro por John Mortimore, ao comando do Benfica, entre 1976 e 1978. Mas mais do que um número bonito, esta série pode ser chave para o título. E isso, no fundo, é o que importa. De nada vale estar 56 jogos sem perder, se no fim das contas não se vai ganhar, também.

O facto de não ter derrotas, mais particularmente, neste campeonato, faz o FC Porto, a esta altura, ter mais pontos do que na edição anterior, mas, mais importante, ter mais pontos que o Sporting, que tem o mesmo número de pontos à mesma jornada, entre a época passada e esta.

É um assumir de uma luta mais renhida entre as duas equipas, que levou a que uma levasse a melhor no ano passado, perdendo apenas uma vez, e que leva a outra a estar à frente na presente temporada, ainda sem perder.

Liga Europa FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

É, acima de tudo, importante não perder o foco, mesmo que a derrota chegue, eventualmente, porque nenhuma equipa é invencível. Terminar o campeonato sem derrotas seria um registo estatístico interessante, mas prefiro perder um jogo e ganhar todos os outros que restam, o que significaria que o FC Porto, em maio, estava nos Aliados a festejar.

Goste-se ou não, Sérgio Conceição parece ter conseguido encontrar o seu estilo, numa equipa que o vai conseguindo reproduzir. Faz com que estes registos sejam notáveis e importantes, mas falta a prata, que é o que interessa.

Texto de opinião da autoria de Francisco Macedo Amaral.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

A novela de Luis Suárez dentro de campo | Sporting

Luis Suárez foi protagonista de verão. O mercado de transferências teve efeito para tal, como o avançado confirmou depois da vitória do Sporting sobre o CD Nacional.

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Este ano acaba por ser uma equipa mais móvel, sem um jogo posicional tão acentuado como tínhamos...

Rui Borges analisou a vitória do Sporting diante do CD Nacional. Técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Bruno Abreu responde ao Bola na Rede: «Sabendo que o lado esquerdo do Sporting é extremamente ofensivo, procurámos um jogador interior que pudesse trabalhar...

Bruno Abreu analisou a vitória do Sporting diante do CD Nacional. Técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Um romance de verão entre Estrela da Amadora e Famalicão

Numa altura em que vender a Liga parece quase tão importante como disputá-la, há cantinhos bonitos como este Estrela da Amadora x Famalicão.

PUB

Mais Artigos Populares

Stade Brestois vence Le Havre enquanto o Nice empata com o Le Mans na terceira jornada da Ligue 1

Stade Brestois vence Le Havre por 2-1 e Nice empata com o Le Mans a uma bola, na terceira jornada da Ligue 1.

Futsal: Sporting derrota Benfica e vence Supertaça de Portugal

O Sporting venceu o Benfica na final da Supertaça de Portugal de futsal. A partida teve de ir a prolongamento para ser resolvida.

Eis toda a conferência de Rui Borges na análise à vitória do Sporting sobre o CD Nacional

Rui Borges analisou o duelo da 5.ª jornada da Primeira Liga em conferência de imprensa. Sporting e CD Nacional defrontaram-se.