Já lá vão 56 | FC Porto

- Advertisement -

Sérgio Conceição não é, de todo, um nome consensual no que toca ao FC Porto. Vai do apoio absoluto de alguns, ao desdém e dúvida de outros. Confesso que tendo a pertencer mais ao segundo grupo do que ao primeiro. Reconheço a sua qualidade, porém considero que não é treinador para o FC Porto.

Ou considerava. Apesar da eliminação muito precoce na Liga Europa, acredito que esta é a época, desde que Sérgio Conceição assumiu o cargo, em que a equipa joga melhor.

Um futebol mais positivo, atraente, focado mais no aspeto ofensivo, apesar de o aspeto defensivo ser bem trabalhado a nível de pressão alta, quando se perde a bola em zonas mais adiantadas. Tudo isto contribui para uma caminhada muito positiva no campeonato português.

O FC Porto não perde, para o campeonato, desde o jogo de loucos em Paços de Ferreira, a 30 de outubro de 2020. Se estas contas forem complicadas, a nível de meses, são 56 jogos consecutivos, na liga portuguesa, sem saber o sabor da derrota.

É um registo notável, que é um recorde no clube e iguala o recorde nacional, atingido primeiro por John Mortimore, ao comando do Benfica, entre 1976 e 1978. Mas mais do que um número bonito, esta série pode ser chave para o título. E isso, no fundo, é o que importa. De nada vale estar 56 jogos sem perder, se no fim das contas não se vai ganhar, também.

O facto de não ter derrotas, mais particularmente, neste campeonato, faz o FC Porto, a esta altura, ter mais pontos do que na edição anterior, mas, mais importante, ter mais pontos que o Sporting, que tem o mesmo número de pontos à mesma jornada, entre a época passada e esta.

É um assumir de uma luta mais renhida entre as duas equipas, que levou a que uma levasse a melhor no ano passado, perdendo apenas uma vez, e que leva a outra a estar à frente na presente temporada, ainda sem perder.

Liga Europa FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

É, acima de tudo, importante não perder o foco, mesmo que a derrota chegue, eventualmente, porque nenhuma equipa é invencível. Terminar o campeonato sem derrotas seria um registo estatístico interessante, mas prefiro perder um jogo e ganhar todos os outros que restam, o que significaria que o FC Porto, em maio, estava nos Aliados a festejar.

Goste-se ou não, Sérgio Conceição parece ter conseguido encontrar o seu estilo, numa equipa que o vai conseguindo reproduzir. Faz com que estes registos sejam notáveis e importantes, mas falta a prata, que é o que interessa.

Texto de opinião da autoria de Francisco Macedo Amaral.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Cole Palmer tem sido associado ao Manchester United e já houve resposta do treinador do Chelsea aos rumores: «Intocável»

Nas últimas semanas, Cole Palmer tem sido associado ao Manchester United. No entanto, o treinador Liam Rosenior confirmou que o médio é «intocável» para o Chelsea.

Andrei Arshavin surpreende com declaração sobre Álvaro Arbeloa: «Espero que ele não se saia bem»

Andrei Arshavin fez um balanço da época do Real Madrid e avaliou o despedimento de Xabi Alonso e a contratação de Álvaro Arbeloa para a equipa merengue.

Frederico Varandas ilibado pelo Tribunal da Relação do Porto após chamar ‘Bandido’ a Pinto da Costa

O Presidente do Sporting, Frederico Varandas foi absolvido pelo Tribunal da Relação do Porto, esta quarta-feira, relativamente ao caso de insultos a Pinto da Costa.

Melvin Boel na antevisão ao Go Ahead Eagles x Braga: «Queremos entrar bem neste jogo»

O treinador do Go Ahead Eagles, Melvin Boel, marcou presença na conferência de imprensa de antevisão ao embate da Europa League frente ao Braga.

PUB

Mais Artigos Populares

Bournemouth anuncia contratações de Rayan e de Christos Mandas

O Bournemouth oficializou as contratação de Rayan e de Christos Mandas. O avançado brasileiro chegou proveniente do Vasco da Gama e o guarda-redes grego foi contratado à Lazio.

Chelsea anuncia rescisão do contrato com Raheem Sterling

Raheem Sterling já não é jogador do Chelsea. O avançado internacional inglês de 31 anos está livre para definir o futuro.

Paulo Fonseca faz história no Lyon ao quebrar recorde de 19 anos

Com a vitória por 5-2 frente ao Metz na Ligue 1, o Lyon de Paulo Fonseca chegou aos 8 triunfos consecutivos, algo que não acontecia desde 2006/07.