Já lá vão 56 | FC Porto

- Advertisement -

Sérgio Conceição não é, de todo, um nome consensual no que toca ao FC Porto. Vai do apoio absoluto de alguns, ao desdém e dúvida de outros. Confesso que tendo a pertencer mais ao segundo grupo do que ao primeiro. Reconheço a sua qualidade, porém considero que não é treinador para o FC Porto.

Ou considerava. Apesar da eliminação muito precoce na Liga Europa, acredito que esta é a época, desde que Sérgio Conceição assumiu o cargo, em que a equipa joga melhor.

Um futebol mais positivo, atraente, focado mais no aspeto ofensivo, apesar de o aspeto defensivo ser bem trabalhado a nível de pressão alta, quando se perde a bola em zonas mais adiantadas. Tudo isto contribui para uma caminhada muito positiva no campeonato português.

O FC Porto não perde, para o campeonato, desde o jogo de loucos em Paços de Ferreira, a 30 de outubro de 2020. Se estas contas forem complicadas, a nível de meses, são 56 jogos consecutivos, na liga portuguesa, sem saber o sabor da derrota.

É um registo notável, que é um recorde no clube e iguala o recorde nacional, atingido primeiro por John Mortimore, ao comando do Benfica, entre 1976 e 1978. Mas mais do que um número bonito, esta série pode ser chave para o título. E isso, no fundo, é o que importa. De nada vale estar 56 jogos sem perder, se no fim das contas não se vai ganhar, também.

O facto de não ter derrotas, mais particularmente, neste campeonato, faz o FC Porto, a esta altura, ter mais pontos do que na edição anterior, mas, mais importante, ter mais pontos que o Sporting, que tem o mesmo número de pontos à mesma jornada, entre a época passada e esta.

É um assumir de uma luta mais renhida entre as duas equipas, que levou a que uma levasse a melhor no ano passado, perdendo apenas uma vez, e que leva a outra a estar à frente na presente temporada, ainda sem perder.

Liga Europa FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

É, acima de tudo, importante não perder o foco, mesmo que a derrota chegue, eventualmente, porque nenhuma equipa é invencível. Terminar o campeonato sem derrotas seria um registo estatístico interessante, mas prefiro perder um jogo e ganhar todos os outros que restam, o que significaria que o FC Porto, em maio, estava nos Aliados a festejar.

Goste-se ou não, Sérgio Conceição parece ter conseguido encontrar o seu estilo, numa equipa que o vai conseguindo reproduzir. Faz com que estes registos sejam notáveis e importantes, mas falta a prata, que é o que interessa.

Texto de opinião da autoria de Francisco Macedo Amaral.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Confirmado: eis o estádio escolhido pelo Torreense para jogar a Europa League

O Torreense já definiu o estádio onde vai disputar a Europa League. A equipa de Torres Vedras vai jogar no Estádio do Algarve.

Moreirense: extremo dos minhotos interessa a 2 emblemas espanhóis e pode gerar receita

Joel Jorquera interessa ao Eldense e ao Real Múrcia. O extremo espanhol esteve emprestado ao emblema do Nueva Condomina.

Enrique Riquelme deixa garantia: «Tenho duas grandes estrelas internacionais contratadas para o Real Madrid. Estamos a trabalhar na questão do treinador»

Enrique Riquelme anunciou que tem dois jogadores contratados, de forma a juntarem-se ao Real Madrid, caso vença as eleições.

Sporting quer deixar Torreense no passado e procura fechar 2 jogadores até ao final da semana

O Sporting quer contratar dois jogadores ainda durante esta semana, de maneira a começar um novo período após a derrota na final da Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Antigo campeão despromovido: Paderborn supera o Wolfsburgo e confirma subida à Bundesliga

No jogo decisivo do playoff de despromoção da Bundesliga, o Paderborn bateu o Wolfsburgo por 2-1, empurrando o antigo campeão para o segundo escalão.

Bruno Fernandes defende Ruben Amorim: «Há algo em que foi incrível e tem de servir de exemplo»

Bruno Fernandes refletiu sobre o ano e meio de Ruben Amorim no comando técnico do Manchester United, deixando elogios ao treinador.

Vitinha antevê o PSG x Arsenal: «Isto é diferente, é a final da Champions»

Vitinha e Luís Enrique realizaram a antevisão à final da Champions League, relembrando o embate com o Arsenal na temporada passada.