João Mário: O novo dono do flanco direito! | FC Porto

    João Mário, inicialmente um extremo com algumas limitações, chegou a parecer que nunca estaria perto de assumir um papel de destaque no FC Porto. A sua rapidez e técnica chocaram com a timidez que o distingue, era assim que era visto em campo – tímido, sem nunca chamar muito à atenção.

    Mas João Mário, atualmente um lateral, tem sido um dos jogadores mais empolgantes de ver dentro das quatro linhas. Domina a ala e oferece aos dragões uma qualidade na definição do último passe que não era vista há algum tempo na lateral direita.

    Esta adaptação acaba por trazer mais soluções a um plantel totalmente carenciado de laterais que consigam chegar com perigo à área adversária, o último com essa capacidade foi Alex Telles, que foi crucial para os campeonatos da era Conceição. É ao treinador que devemos agradecer por esta adaptação, ele que, sem medo, arriscou no jovem para assumir a posição e consequentemente teve grande sucesso.

    João Mário
    Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

    O talento está lá, em relação à temporada transata é um claro upgrade na posição. Manafá, apesar de ser competente para a posição, não consegue ser um perigo no ataque, ou oferecer garantias defensivas. Este segundo aspeto é aquele que, aos 21 anos, João Mário ainda não oferece.

    Mas não nos podemos esquecer que, durante toda a sua carreira nas camadas inferiores do FC Porto, jogou sempre a extremo atacante, sem nunca ter de se preocupar com trabalhos defensivos. Contudo, pode aprender e conseguir oferecer garantias no ataque e na defesa.

    Resta agora perceber se consegue ser regular nas aparições no onze inicial. Para já, o lugar é seu, mas já percebemos que, se não render, o treinador não tem qualquer problema em colocá-lo no banco de suplentes, algo que neste momento pode afetar a sua evolução. Se limar as arestas no momento defensivo, tem tudo para ser um dos melhores a atuar em solo português.

    É um jogador que ainda está a formar a sua personalidade em campo, que ainda vai errar, mas que pode ser o nosso lateral titular durante muito tempo. Segue a escola de lateriais direitos de qualidade que Portugal produziu nos últimos anos.

    Artigo revisto por Gonçalo Tristão Santos

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Ricardo Rafael Silva
    Ricardo Rafael Silvahttp://www.bolanarede.pt
    O Ricardo Rafael é um jovem estudante de ciências da comunicação e adepto do FC Porto. Olha para o futebol sempre com ar crítico e procura ver o melhor do desporto.